Breaking Bad, o premiadíssimo drama da AMC, deixou saudades, quilos de metanfetamina e uma contagem de corpos dignificativa pra trás. Mas o quanto daquilo que a gente assistia é quimicamente correto? Os roteiristas tinham diversos químicos como consultores para garantir que a ciência estivesse correta, vamos começar com o que aprendemos com Breaking Bad:

Verdades

1- Compostos químicos do corpo humano

Em um flashback um Walter White mais novo e mais barbudo lista os elementos presentes no corpo humano (por moles, por peso seriam outros percentuais): 63% Hidrogênio, 26% Oxigênio, 9% Carbono, 1.25% Nitrogênio, 0.25% Cálcio, 0.00004% Ferro, 0.04% Sódio e 0.19% Fósforo. Mas somando não dá 100%, e a alma???
No caso, Mr. White não tem alma (HAHAHAHA) então o que está faltando aí é Enxofre (0.06%), Potássio (0.06%), (Magnésio (0.013%,) Cloro (0.025%) e Iodo (0.000002%). Fonte MadSci Network.
breaking bad quimica elementos do corpo

2- Os efeitos nocivos da Ricina

Mr. White mostra pra gente várias formas de matar alguém, uma delas é usando Ricina, uma proteína presente nas sementes da mamona. Em seres humanos, as proteínas desse grupo são capazes de entrar nas células e se ligar a ribossomos, paralisando a síntese de proteínas e causando morte da célula. Uma semente de mamona contém ricina suficiente para levar uma criança à morte. Não existe nenhum teste confiável para confirmar a exposição à ricina. Os sintomas de envenenamento por ricina podem aparecer de 6 a 8 horas após a exposição. Também não existe um tratamento, o envenenamento por ricina é tratado com cuidados médicos de apoio, tais como auxílio para respirar, administração de líquidos por via intravenosa e medicamentos para tratar o inchaço. Sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor muscular, tosse seca, vômitos e diarréia. Excelente informação pra se saber quando você ~~acha~~ que tá com uma virose. SERÁ QUE É VIROSE MESMO HEIN?? HEIN?? Fontes: Wikipedia e UOL ciência.
breaking bad ricina

3- Sacos de explosivos!

Mr. White chega com um saco que parece DORGAS. Mas não! Ele quase explode gangsters/ajudantes, o Tuco e ele mesmo. O saco continha Fulminato de mercúrio, um sensível explosivo que pode demolir uma casa. Teve um episódio especial dos MythBusters do discovery sobre esse episódio, vale a pena.
Única incoerência seria a aparência dele, na série ele se mostra como cristais grandes. Feito dessa forma seria MUITO instável, seria mais preciso com a realidade se o Walt usasse em alguma textura que lembrasse um pó. Fonte: BBC.
breaking bad saco de explosivos

4- Funcionamento de baterias

Mr. Walt faz baterias usando apenas: clipes e um chiclete. Não pera MacGyver. Mr. Walt faz uma bateria caseira galvânica usando para o polo negativo (anodo): metal galvanizado (zinco) coletado com moedas e algumas partes metalicas (parafusos, roscas, etc); e para o polo positivo (cátodo), ele usa grafite e óxido de mercúrio, coletado do freio do veículo. Para electrólito ele molha uma esponja em hidróxido de potássio. Tá certinho, mas talvez a energia gerada não seja suficiente pra fazer o carro pegar. Mais sobre a bateria que o Mr. Walt fez aqui.

5- Como derreter fechaduras

A reação de thermite que o Mr. Walt mostra dá pra fazer, você mistura um óxido de metal, por exemplo o óxido de ferro com um pó de metal reativo, por exemplo, o de alumínio e forma-se o óxido de alumínio e o ferro. Essa reação é super quente e pode derreter uma fechadura (fonte: BBC). Usando em uma grande quantidade dá pra derreter um carro. A reação de thermite é três vezes mais quente que lava.

6- Como fazer metanfetamina (máoumenô né glr)

O método P2P que o Mr. Walt detesta é real. Iremos precisar de um agente redutor, que pode ser o mercúrio alumínio. Os produtores da série contrataram uma professora de química para fazer com que a produção de metanfetamina vista no show seja crível. E também pra garantir que não ensine nada de fato.

Mentiras

Metanfetamina pura é azul

Aí foi uma licença artística. Os roteiristas precisavam que o cristal que o Mr. Walt produzisse tivesse um diferencial no mercado, então eles inventaram essa droga azul. Na realidade quanto mais azul mais impura, porque teria que ser adicionado corante. Aprenda a fazer o cristal do Heisenberg LEGALIZADO aqui.

Ácido fluorídrico é a melhor opção para dissolver corpos

Não é tão acessível e a concentração certa para dissolver um corpo teria que ser BEM alta. Ele é bem perigoso: qualquer contato com a pele e ele pode fazer um tremendo estrago, além de contaminar os seus ossos. Teve um episódio onde os MythBusters tentaram dissolver carne de porco em uma banheira e o resultado foi bem diferente, as coisas mal dissolveram.
Químicos recomendariam uma base, pois além de mais acessível é o ideal para dissolver ~carne~. A soda cáustica é usada para desentupir encanamentos, então poderia ter sido colocada em uma banheira e removida, além de estar muito mais disponível que o ácido fluorídrico. Fonte Chemistry About.

Fósforo com água quente gera Fosfina

Em um episódio Mr. Walt joga fósforo vermelho em água quente, corre e tranca dois inocentes gangsters no trailer, depois ele explica pro Jesse que essa reação gerou a perigosíssima fosfina, um gás incolor e tóxico. Essa reação poderia ter sido feita jogando fósforo branco com hidróxido de sódio, mas não foi o que aconteceu no episódio. Fonte: BBC.
breaking bad fosfina

Finalizo o post com a clássica: crianças, não tentem nada disso em casa!

Compartilhe: