Cinco personagens femininas fortes do universo Disney que não têm a atenção que merecem 🙂

Quando falamos em Disney e em personagens femininas, imediatamente nossas mentes se rementem às princesas, que estão sempre em pauta.

Para além do desenvolvimento delas, é importante que a gente valorize também outras personagens que acabam sendo deixadas de lado, mas que têm muitas características que se sobressaem.

Então, sem mais delongas, vamos a elas:

Nani Pelekai

Se tem uma coisa perceptível sobre essa personagem é que ela é muito madura e sábia para sua idade (19). Isso acontece porque ela teve que amadurecer muito rápido com o falecimento de seus pais, para ser independente e cuidar de sua irmã Lilo, de apenas seis anos de idade.

A gente sabe que cuidar de criança não é tarefa fácil, ainda mais uma que está lidando com o luto – que é algo que podemos perceber através das atitudes da pequena Lilo. E isso não invalida, de forma alguma, o luto que a própria Nani passa, em silêncio.

E, por falar em silêncio, em algumas cenas do filme percebemos que Nani tinha muitos troféus de surf e que é algo que ela faz muito bem. Então, podemos inferir que ela teria uma carreira bem sucedida, mas com a morte dos pais decidiu colocar o futuro de sua irmã à frente de seu próprio.

Nani está sempre tentando dar o seu melhor em cuidar da Lilo, afinal, não é fácil cuidar de criança, cuidar da casa e trabalhar. Algo que nós, mulheres, sabemos muito bem. Mas Nani faz isso com o coração. E além disto, ensina a Lilo importantes lições de vida, como ter responsabilidade por suas ações, não fazer piada das pessoas por causa das aparências e ter amigos que gostam de você pelo que você é. Além, é claro, de não morder as amiguinhas.

personagens femininas fortes

Megara

Megara é uma personagem livre e bastante independente. Por ser muito direta, objetiva e se valer bastante do sarcasmo, sua atitude é mal interpretada no começo do filme – e por alguns até o final dele – e faz com que a personagem passe por arrogante ou desagradável. Leia aqui nossa matéria sobre o paradoxo da mulher desagradável presente no universo da TV e do cinema.

Em sua primeira aparição, Megara já mostra sua independência e nos ensina que ser uma donzela não significa que você está, necessariamente, em perigo. Você pode muito bem cuidar de seus problemas sozinha.

personagens femininas fortes

Ela relata problemas com homens durante o filme. Seja aquele com quem ela se envolveu anteriormente, que a fez ter o pacto com Hades, seja o próprio Hades ou até mesmo o centauro que a encurralou no momento em que conheceu Hércules. Esta situação é muito bem explorada no filme porque já em 1997 vemos mensagens importantes vindas da personagem sobre o tratamento que as mulheres costumam receber de homens.

Inclusive, Megara até salva Hércules no final do filme, mostrando que as mulheres podem ser fortes e também podem fazer sacrifícios, e não somente ser aquelas pelas quais alguém se sacrifica.

Esmeralda

Esmeralda é uma personagem forte e muito convicta de suas opiniões, desde o início. Manifestava-se abertamente contra as acusações preconceituosas feitas por Frollo contra a cultura de seu povo e, justamente por estes posicionamentos, sempre era alvo de prisões e represálias. Apesar disso, jamais deu para trás ou desistiu de seus ideais, sacrificando sempre sua liberdade pela justiça.

personagens femininas fortes

Esmeralda também é alvo de uma paixão obsessiva por parte de Frollo (o que até dá um arrepio na espinha quando vemos a música “Fogo do Inferno”, quando aparece a silhueta da personagem nas chamas da lareira) e, apesar disso, não o teme. Aliás, ela parece ser a única que verdadeiramente entende a perversidade do personagem. E essa bravura é que mostra a Frollo que ele não possui domínio sob ela.

Esmeralda também nos ensina a gentileza. É uma das poucas a respeitar o Quasímodo, tratando-o com a humanidade que ele merecia, enquanto os demais o tratavam como uma aberração.  Além disso, a relação que ela tem com o personagem também nos mostra que nem todas as formas de amor e carinho tem que se relacionar com romance.

Audrey Ramirez

Apesar de Kida ser a heroína de Atlantis: O Reino Perdido, Audrey é tão incrível quanto ela. Explico: ela é chefe de mecânica numa expedição para encontrar a cidade perdida. Mais do que isso: ela é conhecida por ser a maior especialista em mecânica do mundo na época, uma área predominantemente masculina.

personagens femininas fortes

Ela também não segue o estereótipo de mulher delicada e não dá a mínima para isso. Isto não só pelas roupas que utiliza – que logicamente também se associam à profissão. Afinal, é bem difícil ser mecânica e fazer tudo isso numa mini-saia, mas também por seus movimentos e comportamento mais objetivo. E que fique claro: não há nada de errado nisso!

Além de tudo isto, Audrey também traz uma lição valiosa sobre humildade, já que a personagem tem muito orgulho de suas origens e de sua profissão. É bem importante entendermos que somos resultado de todas as experiências que vivenciamos, e jamais nos esquecermos de onde viemos.

Capitã Amélia

Conhecida como a melhor capitã “desta e de outras galáxias”, Amélia faz o que se propõe a fazer. Ela é independente, inteligente, e incrivelmente corajosa. Sempre muito educada, mas sempre com a autoridade que domina a conversa com os outros.

personagens femininas fortes

Ela frequentemente demonstra habilidades excepcionais como líder e como capitã, navegando, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive dentro de navios. Há uma superstição bem antiga de alguns povos europeus de que mulheres dentro de navios traziam azar. Pois bem, Amélia é a prova viva de que, de fato, é uma superstição.

E, dentro deste ambiente predominantemente masculino, Amélia não se importou com os opositores que diziam que ela não tinha as habilidades necessárias para comandar uma equipe – em vez disso, ela definitivamente prova o contrário, né?

Curtiu? Então confira 5 Lições positivas aprendidas das personagens “não-princesas” da Disney 🙂 .

Compartilhe: