COWABUNGA! Acabei de assistir ao filme As Tartarugas Ninja e vim correndo compartilhar com vocês a minha surpresa; foi muito melhor do que eu esperava! Ok, eu tinha muitas reticências para assistir, então não é difícil superar expectativas baixas. Apesar de alguns defeitos, como uso de muitos clichês (até mesmo para um blockbuster), vale ainda muito a pena o ingresso do cinema.

Para deixar bem claro, esta é apenas a minha opinião, já que se trata de um filme muito controverso, darei 5 motivos pelas quais eu gostei (e 2 pelos que não gostei) e vocês tirem suas próprias conclusões, ok?

1) Adaptação na medida certa

as tartarugas ninja 2014 03

Esse é provavelmente o ponto mais controverso do filme, teve muita gente que criticou o fato da história ser original, a aparência das tartarugas e do Splinter ser “assustadora”, vi até gente falando que parecia bobo demais só pelo trailer por ter muitas piadinhas (quem falou isso com certeza não acompanhava o desenho). Eu, particularmente, achei que foi uma adaptação na dose certa: conseguiram equilibrar o humor da série com um visual muito mais realista. Claro, a aparência dos personagens era muito mais parecida com a do desenho nos filmes dos anos 90, mas não acho isso necessariamente bom. Achei fantástico terem deixado eles mais “reais”, ficou muito mais plausível. Se algum dia acontecesse de verdade uma mutação com tartarugas e ratos, você com certeza veria algo mais semelhante ao filme recente do que ao anterior. Quanto a história, ela pode ter muitos clichês, mas em relação à adaptação, achei ótimo terem criado uma aventura inédita, afinal, você não sabe o que vai acontecer (só que no final vai ficar tudo bem, como sempre).

2) Ótima caracterização dos personagens principais

as tartarugas ninja 2014 02

Todo mundo sabe que Leonardo é o líder, Raphael é o revoltado, Donatello é o nerd e Michelangelo é o palhaço. E isso foi muito bem mostrado no filme, na verdade, até ouso dizer que foi melhorado, parece que as personalidades ficaram ainda mais definidas, não apenas no jeito, mas na própria caracterização. Uma novidade aqui é que Donatello usa óculos fundo de garrafa e ele ainda usa um monte de apetrechos tecnológicos. O Michelangelo é um pouco menor do que os outros, que combina com seu jeito mais bobalhão e desastrado (e é ele que dá 75% do humor ao filme). Raphael tem aquela cara de brutamontes dele. Leonardo é o mais neutro de todos (padrão de personagens que são líder ~~> PADRÃO, não REGRA).

3) Muito engraçado

as tartarugas ninja 2014 05

Se você está afim de se divertir e dar umas boas risadas, o filme é super recomendado, na verdade eu sinto que os roteiristas até abriram mão da veracidade de algumas cenas pelo humor.

[SPOILER ALERT] Uma das cenas em que mais se nota é isso é quando, quase no final, eles estão caindo de um prédio e o Raphael tá lá, abrindo seu coração e ele fica MUITO tempo falando, tipo, o chão não chega nunca. E, de repente, eles param do nada, sem impacto nenhum, de boas, depois de terem caído umas boas dezenas de metros, apenas para tornar a cena mais engraçada. [/SPOILER ALERT]

4) Animação e 3D muito bem feitos

as tartarugas ninja 2014 04

Mesmo os apegados ao passado que ~odiaram~ esse filme pela aparência mais diferentona dos personagens, não podem negar o quão foda bem feita ficou a animação. Você pode quase jurar que Splinter e suas Tartarugas são reais e estavam mesmo ali gravando, ficou no nível do Ceasar, de O Planeta dos Macacos. Além disso, capricharam no 3D e fizeram algumas cenas especialmente para isso. Cheguei a assustar duas vezes durante o filme achando que algo ia realmente bater na minha cara. Mas assustei assim, de pular na cadeira, não foi pouca coisa não! E o melhor: não foi forçado, se encaixavam perfeitamente na situação.

5) Para a família toda

as tartarugas ninja 2014 06

É aquele filme para você levar os filhos, a mãe e até a vó no cinema. Ninguém vai se sentir constrangido, pois não tem cenas fortes nem ~sensuais~ (tirando um trechinho que foca na bunda da Megan Fox por 1 segundo), e todos vão se divertir, garanto. É aquele tipo de humor que atinge a todas as idades.

Claro, como nem tudo são flores, tiveram algumas coisas que eu não gostei muito. Não acho que seja nada que te impeça de ir ao cinema, mas são motivos para TALVEZ pensar duas vezes:

1) Versão distorcida da April

NINJA TURTLES

Me desculpem, podem me chamar de invejosa (porque “sempre que uma mulher fala mal de uma mulher bonita é inveja”, afinal, mulheres bonitas não podem ser criticadas -sqn), mas todas as críticas a respeito da Megan Fox, para mim, estavam certas. Uma folha de alface tem mais expressões que ela, a Kristen Stewart tem mais expressões que ela (sério). A impressão que passa é que ela está fazendo pose para uma revista sexy o tempo todo. A April, que sempre teve um jeito “animado” e uma personalidade forte, acabou se transformando apenas numa garota bonita alvo de xavecos. E não foi falha de roteiro, pois deram muitas chances para a atriz fazer uma cena divertida e em muitas outras ela ainda foi a heroína, só que a Megan Fox estava com um jeito de mosca morta que estragou até isso. E a produção também não ajudou muito, já que não fizeram nem a mínima questão de deixar ela parecida fisicamente com a personagem. Pode até parecer implicância (talvez até seja um pouco), mas o filme só não é ótimo por causa dela (minha opinião, sempre deixando bem claro). Consigo pensar em muitas outras atrizes tão lindas quanto ela que provavelmente teriam se encaixado muito melhor no papel.

2) Muita forçação de barra

Obs: Esse item tem spoilers leves (levíssimos mesmo), mas se você não gosta de jeito nenhum, não leia, porque não consigo pensar em uma forma melhor de mostrar a forçação de barra sem dar exemplos.

Sabe aquela coisa do vilão perder um tempão contando seu plano maligno? Tempo suficiente para vir alguém “salvar o mundo”? Ou então quando fica um personagem para trás e todos pensam “ele está morto, vamos embora sem verificar”? Enfim, coisas que poderiam ser um pouco mais elaboradas? Como eu disse antes, até mesmo para um blockbuster As Tartarugas Ninja tem muitos clichês, mas definitivamente não diria para você não ver o filme por causa disso. Entenda mais como um alerta.

Bônus Ranzinza – Ninja sem plural

as tartarugas ninja 2014

Cara, meu ouvido dói cada vez que eu ouço na propaganda falarem “AS TartarugaS Ninja” (sem S). Procurei para saber saber o motivo disso na internet, mas não achei nenhuma explicação satisfatória. A principal é que esta é uma palavra japonesa e que, como ela não possui plural na língua original, não colocam ela no plural nem em português. Eu acho isso muito bizarro, para não dizer errado (mesmo porque não sou nenhuma linguista para afirmar isto com 100% de certeza, e os linguistas que eu perguntei foram controversos). Apesar de ter origem estrangeira, acho que devemos adaptar para o português, afinal, fazemos isso direto com outras palavras, como “nerd” (vide nossas colegas Garotas Nerds) e, inclusive com “geek” (já cansei de ouvir pessoas falando Garotas Geek… assim, sem “S”). Em português, os adjetivos acompanham o substantivo, não é como no inglês que é sempre no singular. Se você me jurar de pé junto que você fala “nossa, quantos NINJA tem aqui”, eu respeito você. Contudo, se você fala “quantos ninjaS tem aqui” (como se fosse uma situação muito comum HU3) e fica pentelhando falando que tá SERTO (sic) “Tartarugas NINJA”, acho que você precisa rever a coerência. Enfim, não sou cabeça fechada, se alguém me der realmente um bom motivo para ser assim, eu aceito e começo a falar “certo”. Enquanto isso não acontece, para mim são tartarugas ninjas mesmo.

Se ainda não viu o trailer, aqui está:

Compartilhe: