Se você é iniciante no mundo do RPG, eu sinto sua dor…

Você quer aprender a jogar RPG e se sente perdida(e)? Eu sei que são tantos livros, tantos sistemas, que pode ser um pouco assustador para quem está querendo aprender a jogar.

Entretanto, eu realizo eventos de RPG há mais de cinco anos, na cidade de São Paulo, e sinto que posso ajudar a espalhar a palavra do RPG a todes e promover o hobby. Para mim, é como uma missão, e por isso resolvi escrever este artigo para vocês.

Assim, aqui vão cinco RPG incríveis e fáceis para você começar:

1. Dungeons and Dragons 5ª Edição

Crédito: Eu mesma – Olha a quantidade de anotações

Vou começar com o mais famoso, o RPG que deu início a um legado gigantesco, com vários livros, séries de animação, filme ruim, e mais! Dungeons and Dragons ou apenas D&D, é um RPG de fantasia que foi publicado originalmente em 1974, pela editora TSR.

Hoje, o jogo é publicado pela Wizard of the Coast e está em sua 5ª edição. No Brasil, o D&D foi traduzido, e é vendido pela Galápagos Jogos. Uma boa dica de onde encontrar os livros é em alguma loja especializada como a Omniverse, em São Paulo, onde realizo meus eventos, ou na Amazon, que sempre oferece preços muitos bons para seus produtos, volta e meia os livros de Dungeons and Dragons entram em promoção. 

Jogar D&D é viajar por mundos fantásticos, explorar masmorras e conquistar tesouros há muito perdidos. 

Contando com regras simples e acessíveis, a 5ª edição é bem popular entre os jogadores de RPG. Ah! E a melhor coisa é que várias editoras lançam livros e suplementos de suporte ao jogo, para você incrementar sua experiência.

2. Savage Worlds

Crédito: Eu com meu amado livro.

Para mim, um dos melhores RPG para iniciantes, e já mestrei muito em eventos! Savage Worlds é um premiado jogo criado por Shane Lacy Hensley e publicado originalmente pela Pinnacle Entertainment Group, traduzido e vendido aqui no Brasil pela Editora Retropunk.

Contendo um sistema simples de regras genéricas fica simples de entender e começar.

Além disso, a série de livros tem vários suplementos com cenários e universos diferentes, do cyberpunk à fantasia medieval, do terror ao Velho Oeste.

Sua característica principal é de favorecer a velocidade do jogo e minimizar o preparo para aquela sessão, ou seja, bem amigável para quem está começando no hobby.

3. Vampiro: A Máscara 

Crédito: Divulgação

Vampiro: A Máscara é um cenário de RPG de horror pessoal e fantasia urbana. Existe uma imensa linha de suplementos para linha de publicações do World of Darkness. Centrado em vampiros que habitam um mundo de fantasia sombria, criado pelo aclamado autor e game designer Mark Rein Hagen, e publicado em 1991, pela editora White Wolf.

Nesse jogo incrível, você jogará na pele de um vampiro e sentirá a melancolia de viver eternamente. Além disso, intrigas, inimigos terríveis e a sede de sangue fazem parte do dia-a-dia de um predador noturno.

O sistema não é o melhor do mundo, mas é super fácil de entender e super divertido de rolar dados, pois acredite, você vai rolar MUITOS dados jogando Vampiro: A Máscara.

4. Tormenta 20

Crédito: Divulgação.

Tormenta é o maior universo de fantasia brasileiro. Criado em 1999 como um cenário para RPG, hoje conta com dezenas de publicações, incluindo romances e HQs. 

Em 2019, em comemoração aos seus 20 anos, foi lançado o financiamento coletivo Tormenta 20 para criação do novo manual básico do jogo. Com o apoio de mais de seis mil fãs, a campanha bateu todos os recordes possíveis e imagináveis, tornando-se um dos maiores fenômenos do RPG nacional.

Para você adentrar no mundo de Tormenta, você pode começar a ler o livro jogo Ataque a Khalindor, do autor Guilherme Dei Svaldi

Como o jogo é 100% brazuca, você pode ter a oportunidade de encontrar os autores em feiras de livros, eventos, e trocar uma ideia gostosa sobre RPG com quem entende do assunto.

Antes que eu me esqueça, não é apenas como RPG e suplementos que você encontrará materiais sobre Tormenta, pois existem vários romances publicados no cenário, com autores incríveis como Leonel Caldela, Karen Soarele, e outros. Vale super a pena desbravar o mundo de Tormenta!

5.  Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros

Crédito: Divulgação.

Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros é um RPG delicinha para começar, é nacional, “made in Brazil”, do autor indie e game designer Diogo Nogueira. É um livro de leitura simples e fácil entendimento que pode ser uma boa escolha para quem está começando.

Ele tem o estilo de espada e feitiçaria que tínhamos nos jogos antigos, inspirado no movimento Old School Renaissance (OSR). O OSR propõe que você jogue menos dados, e resolva mais na interpretação narrativa. Ou seja, super divertido.

Com este livro, você poderá jogar e vivenciar aventuras emocionantes com bárbaros corajosos, ladrões sagazes e feiticeiros ardilosos, sem se preocupar com regras complexas e preparações cansativas.

Ele foi criado para permitir um jogo ágil e rápido para pessoas que querem perder o menor tempo possível consultando regras e preparando estatísticas, e o máximo de tempo possível jogando e se aventurando por um mundo fantástico.

E ai quais destes RPG você ficou interessade para conhecer um pouco mais?

Leia mais sobre RPG aqui no site!

Compartilhe: