O título deste post também poderia ter sido “5 coisas que você não percebeu no final de HIMYM cinco meses atrás”. (mas assim fica bem mais irritante, não é?)
Calma, vem cá conversar.

ALERTA: O TEXTO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DETALHES DO FINAL DA SÉRIE, NÃO LEIA.

No dia 31 de Março de 2014, foi lançado o último episódio da série americana de comédia romântica How I Met Your Mother, totalizando 204 episódios e inúmeros fãs revoltados por toda a internet. O motivo? O final totalmente inesperado e aparentemente sem conexão alguma com o contexto que havia sido mostrado durante todas as 9 temporadas de duração do seriado.

A revolta se espalhou inclusive por sites de notícia como Folha de S.Paulo, UOL e até na Veja. Inúmeros blogs criaram posts desclassificando o final e dando incontáveis motivos de porque ele não tinha sido bom e sobre o quanto as pessoas se sentiam decepcionadas a respeito. Para agradar o público, os autores do seriado prometeram lançar a versão em DVD com um final alternativo.

Mas agora que a poeira abaixou e a raiva provavelmente também deve ter passado (nem que seja um pouquinho), que tal deixar de lado as inconformidades sobre o final da série e discutir um pouco sobre cinco dos maiores pontos que geraram críticas furiosas sobre o final de HIMYM? Segurem as lágrimas de nostalgia, aqui vamos nós! FEEELS TRIP~

Primeiramente, é completamente compreensível que os fãs se sintam dessa forma, eu também sei como você se sentiu ao ver o último episódio. Também postei no Facebook sobre o quanto tinha ficado contrariada ao ver “Last Forever – Parte 2”. Fui até a página do seriado no Facebook para ver os comentários das pessoas, tentando achar consolo para minha dor e encontrar outras pessoas com a mesma opinião que eu para fortalecer o meu ponto de vista sobre o assunto. Nisso, porém, acabei me deparando com o comentário de uma senhora chamada Tina Maki. Em meio à comentários puramente agressivos e amargos, um comentário explicativo com argumentos era bem visível. E como acho agradável ler esse tipo de coisa, fui verificar com o intuito inicial apenas de contrariar. Mas ao final do comentário, tinha me dado por vencida. Ela tinha quebrado os argumentos mais fortes sobre o final da série e é essa análise que deixarei aqui para vocês, traduzido do inglês:

A internet explodiu a noite inteira após o episódio final de How I Met Your Mother ir ao ar. Blogs, fóruns e páginas de discussão foram inundadas por fãs irados alegando que queriam de volta os últimos nove anos de suas vidas. Eu simpatizo com essas pessoas, de verdade. Eu fui uma fã mortal de HIMYM pela última quase-década e o final da série certamente não foi o que eu esperava.

Mas eu amei ele.

Imperfeito como foi, eu acho que o final de HIMYM foi ~perfeito~. E gostaria de responder as cinco maiores críticas contrárias à esse ponto de vista.

1. Mas Tracy era “A Certa” para o Ted!
Tracy era perfeita para Ted, tanto que isso chegou a beira do inacreditável no final da série. Mas todos que começaram a reclamar que Ted e Tracy estavam destinados a ficar um com o outro estão esquecendo de um fator chave: Ted não era “O Certo” para Tracy. Max era.

Se acreditamos que Tracy partiu pra outra depois de Max e amou Ted, então devemos acreditar que Ted pode partir pra outra depois de Tracy também. Ted e Tracy ficando juntos prova por si só que não existe apenas uma pessoa para cada um. Max era o “certo” para Tracy até a sua morte. Tracy era a “certa” para Ted até a sua morte. How I Met Your Mother consistentemente ressaltou o papel do tempo nos relacionamentos.

Tracy e Max eventualmente terminaram juntos. Robin e Ted eventualmente terminaram juntos. O tempo não foi certo para nenhum desses relacionamentos quando o show começou, mas foi certinho no final.

2. Ted e Robin nunca foram a pessoa certa um para o outro!
Ted queria uma família e Robin queria viajar. Essas paixões os separaram por mais de uma vez durante a série e permaneceu como uma força dominante em suas vidas até o final do show.

Isso também retorna à questão do tempo. Ted não queria apenas uma mulher na sua vida: ele teria isso e mais na Robin. Ele queria uma mulher que pudesse iniciar uma família com ele, carregar suas crianças, estabelecer um local de vida e ser sua esposa. Ele achou tudo isso na Tracy. Por anos, ele experimentou todas essas alegrias com ela que sozinha foi capaz de preencher o lugar de mulher que ele queria se casar.

Quando Ted retorna para Robin, ele não quer outra Tracy. Ele já a encontrou, já a perdeu, e tudo que ele quer é alguém para amar. O amor de Robin não era suficiente para ele no começo, mas o tempo muda o que precisamos em um relacionamento.

No episódio final, Ted tem seus filhos, sua família e suas memórias de um casamento perfeito. Agora, uma mulher independente e focada em sua carreira pode ser exatamente o que ele precisa. E um Ted estável e humilde pode ser exatamente o que a Robin precisa. Ela e Ted nunca serão o casal perfeito que Ted anteriormente acreditava que podiam ser. Mas agora eles podem apenas querer ser o casal imperfeito que sempre foram.

3. Os personagens se desenvolveram e então regrediram!
Foi um grande retrocesso sobre o desenvolvimento de Barney Stinson, que de um idiota pegador se tornou lentamente um homem maduro e pronto para se estabelecer… e então de volta ao idiota pegador preso ao livro de cantadas.

Isso seria certo se a série terminasse dessa forma, o que não aconteceu. Nós vimos Barney desenvolver-se em uma pessoa pronta para amar – primeiro Nora, depois Quinn, e então finalmente Robin. No episódio final, ficou óbvio que Barney não era capaz de amar alguém de uma maneira romântica. Essa questão se encerra quando ele fala para a turma que nunca será o cara que encontra uma mulher e imediatamente decide que vai amá-la e dividir sua vida com ela para sempre.

E também não foi isso que aconteceu quando ele conheceu sua filha. Todo o complexo desenvolvimento do personagem que vimos durante a série com Barney culminou neste exato ponto: ele era capaz de amar, só que de uma forma diferente da que esperávamos. Sua filha mudou sua vida de uma forma que nenhuma mulher jamais seria capaz.

O personagem de Barney não regrediu, mas sim se transformou de uma maneira que não esperávamos. O que ele precisava não era uma esposa, e sim uma filha – algo que Robin não seria capaz de dar a ele.

De maneira similar ao Barney, Ted não voltou a ser um romântico incorrigível. Seu personagem se desenvolveu em um homem tranquilo, racional, que percebeu que o amor perfeito pode não durar para sempre. E é por isso que ele deixou Robin e se casou com Tracy. E é também por isso que ele seguiu em frente após Tracy. Porque o ápice do desenvolvimento de seu personagem foi aprender a não ser o homem que viveu a história que contava: A história de como havia conhecido Tracy finalmente chegava ao fim, e o resto de sua vida começava naquele ponto.

4. O final da série contradiz o nome da mesma!
Bem, certo, a série tecnicamente deveria terminar com Ted conhecendo a mãe. Mas eu entendo seu ponto e aqui está minha resposta:

Enquanto ela não esteve presente durante toda a série, a Mãe funcionou como estereótipo do ideal para Ted durante as nove temporadas. Tracy levou um tempo para aparecer, mas esteve sempre presente no show por anos antes de a conhecermos. A busca por amor de Ted foi sempre movida por sua ausência.

Apenas encontrando a mãe, Ted finalmente poderia “superá-la”. Ele nunca poderia ficar com Robin se não tivesse conhecido Tracy antes e vivido seu sonho com ela, da mesma forma que Lily não poderia ter se casado com Marshall antes de se mudar pra São Francisco e Robin não poderia ficar com Ted antes de viajar o mundo.

Enquanto poderia ser perfeito e ideal para Ted passar o resto de sua vida feliz ao lado de Tracy, a vida não é perfeita nem ideal. Esse é outro tema que HIMYM constantemente reforçou desde o início. Os personagens sempre tiveram de se virar e tirar o melhor do que a vida oferecia a eles. E foi exatamente o que fizeram até o final.

5. Se Ted e Robin iam ficar juntos no final, por que isso levou nove temporadas?

Essa é fácil: Porque se How I Met Your Mother nos ensinou alguma coisa, é com certeza que se queremos que algo lendário aconteça, devemos esperar por isso. (Legen- wait for it… dary!)

himym

E aí? Como se sentem? Haha, eu também entendo isso.

Colocando minha humilde opinião no assunto, no final das contas fui realmente obrigada a concordar com os argumentos da Tina, meio que a contra gosto na época, já que eles foram muito convincentes. Pra falar sinceramente, esse final foi meio The Middle… Já basta a realidade de trágica e estranha, não é? Seria mais bonitinho de fato se tivesse terminado na parte em que o Ted finalmente começa a perceber as similaridades com a Tracy e o mágico momento das iniciais T.M. baterem tão bem que você fica quase chorando de felicidade por Ted finalmente conseguir um momento tão perfeito (e por ironia do destino T.M., também são as iniciais de The Middle, haha!). Provavelmente esse será o final alternativo dos DVDs.

Fiquei rindo sozinha ao ler os comentários mais ~geniais~ dos curtidores na página do Facebook de HIMYM, tipo:

– Its like killing Nemo at the end of Finding Nemo!!!
– Ok, guys. April Fools is over. You can give us the real ending now!!
– You had only one job…

Enfim, eu fiquei muito feliz por acompanhar as 9 temporadas de How I Met Your Mother junto com meu namorado. De qualquer forma, significou muito pra mim, principalmente porque foi nosso primeiro seriado juntos <3 Formando lembranças, tomando lições, rindo e chorando bastante juntos. Independente do final, acho que valeu a pena. Vocês podem pensar assim também, não é? 8D

Apesar de que a gente concorda com a Tina, seria bonitinho mesmo um final Ted e Tracy. Infelizmente os vídeos cortados de como a série “deveria” terminar, de acordo com muitos fãs, foram retirados do ar por reclamação de direitos autorais, mas temos a cena em gifs :3

ted e tracy 2

That’s all, folks! 😉 Espero que tenham gostado.

Fico feliz por ter sido aceita na equipe do Garotas Geeks, fica aqui meu “Prazer em conhecê-los” e estarei por aí, comentando sobre mangás e suas fofurices.

bjundas da Liao :3

Compartilhe: