Confesso para vocês que tenho uma relação de amor e ódio com Dota 2.
Ao longo da vida, nunca fui muito chegada em MOBAs. Sempre preferi os actions RPGS e os MMORPGs.
Mas ao longo dos anos fui vendo muitos amigos jogarem e a curiosidade apareceu. Desde então, tenho uma relação conturbada e problemática com um dos jogos mais populares da Valve.
Pensando nesse caso de amor e ódio, decidi listar 4 motivos que me fizeram começar a jogar Dota 2 (e 1 que me faz querer desistir toda semana).
Se você ainda não decidiu se quer entrar ou não nessa relação entre tapa e beijos, é ódio é desejo com Dota, confira 4 motivos que (provavelmente) vão te deixar apaixonado pelo game.

1) Trabalho em equipe
Uma coisa é certa: jogar com os amigos é muito melhor do que jogar sozinho.
Dota 2 estimula o trabalho em equipe do time e oferece aos jogadores papéis importantes a serem desenvolvidos ao longo do game. Cada time conta com 5 integrantes que devem defender sua base e também derrubar as torres da base inimiga. Dentro do time, cada jogador precisa assumir determinadas funções, como carrier, support, tanker, pusher, ganker, e por aí vai. (dependendo da escolha de cada herói)
Isso faz com que o time busque uma harmonia e determine uma estratégia para o jogo, de acordo com as escolhas dos heróis. Parece simples falando, mas na hora do quebra-quebra, isso pode fazer uma enorme diferença.
A vantagem de jogar com amigos é que vocês podem aprender juntos e ter certeza que ninguém vai te deixar na mão quando você mais precisa. (ou não. HUE!)

Às vezes acontece.

2) Exercício mental
Dota 2 é um jogo completamente estratégico e desafiador que te obriga a pensar em todas as soluções e teorias possíveis para derrotar o time inimigo. Um grande trunfo do game é fazer com que o jogador não tenha estratégias “viciadas”, botando o cérebro de todo mundo para funcionar. Afinal, cada detalhe no jogo pode ser crucial. Desde uma escolha errada de herói até um deslize bobo em alguma lane. Por isso, é necessário muito treino.
Para quem não está acostumado com MOBAs (como era o meu caso), posso garantir uma coisa: burrice se paga com sangue (e respaw na base de pelo menos 20 segundos).

image-3-dota-2-player-profile-exi1

3) Variações de jogo
Por que Dota é desafiador? Porque nenhuma partida é igual a outra.
A cada jogo é uma lane, um inimigo ou uma estratégia diferente. Tudo deve ser repensado, desde a escolha de heróis até a compra de itens (e nem preciso citar planos de ataque, né?).
A última coisa que Dota 2 oferece é “mais do mesmo”. Se você estava em busca de um jogo desafiador e diversificado, então parabéns: acabou de achar.

tumblr_mc8zglxmw21r4gilto1_500

4) Desafios
Como citei ali em cima, se você quer um jogo com desafios, Dota 2 é perfeito para você.
A diversificação de heróis (um total de 107 disponíveis, com alguns ainda não liberados pela Valve), faz com que o jogador estude as virtudes e fraquezas dos personagens que escolheu para a partida. Isso é peça chave para um bom desempenho no jogo.
Com a prática, você vai descobrindo seus pontos fortes no jogo e qual personagem se encaixa melhor em você. Depois disso, é só montar o seu ~arsenal~ e mandar ver.

eu 02

Mas ATENÇÃO: nem tudo é maravilhoso no mundo de Dota 2. Muito pelo contrário.
Mesmo com 4 ótimos motivos positivos para jogar o game, tenho que ser sincera com vocês e dizer que o ÚNICO motivo para desistir de jogar pode pesar mais do que todos esses 4 citados acima.

1) É um jogo masoquista
Dota 2 é uma game EXTREMAMENTE punitivo. (e isso afastou e ainda afasta muitos jogadores)
AI, TAMIRYS. COMO VOCÊ É BUNDA MOLE. SE NUM GUENTA FARMAR, NÃO DESCE PRA JUNGLE.
Calma, eu explico: quando comecei a jogar Dota 2, o jogo ainda estava no beta e a Valve nem tinha inserido o modo de Tutorial. Acostumada com actions RPGs, me vi meio perdida com os botões do mouse (que são ao contrário da maioria dos RPGs) e levei muita porrada de torre, de creep e de herói.
Aos poucos, fui pegando o jeito do jogo, entendendo as estratégias e os itens necessários para um bom desempenho. Entretanto, Dota 2 não tem pena e nem paciência com noobs. Até entender a mecânica do jogo, tive uma relação completamente masoquista com Dota: passava nervoso, ficava brava, esperneava, gritava, chorava de raiva, falava “nunca mais vou jogar essa bosta” e 2h depois lá estava eu: jogando de novo. #JULGUEM
Devo confessar que mesmo entendendo a mecânica e jogabilidade de Dota, até hoje continuo enfrentando altos níveis de stress ao tentar jogar com pessoas reais ao invés de bots. (talvez por eu sempre cair na besteira de jogar com gente de nível MUITO MAIS acima do meu e ser gananciosa demais HUE)
Mas se eu pudesse definir minha relação com Dota 2 em um música, seria essa:

A boa notícia é que desde o ano passado, a Valve introduziu o modo de tutorial aos jogadores (o que me ajudou muito) e atraiu mais gente para o Dota.
Mas mesmo com essa relação de amor e ódio, ainda vejo Dota 2 como um dos jogos mais complexos e bem mecanizados da atualidade. Com mais de 100 de heróis com diferentes atributos, novidades sendo inseridas a cada mês e uma comunidade cada vez mais forte, não é novidade entender porque o jogo fez (e faz) tanto sucesso.
Mesmo com todo o stress, todo o nervoso e todos os “não vou mais jogar essa bosta”, Dota 2 ainda é um jogo que vale a pena conhecer e, sem dúvida, será uma experiência diferente para qualquer jogador de primeira viagem.
Para quem se sentiu convencido e quiser se aventurar, clique aqui, faça o download do jogo no Steam e bem vindo ao mundo masoquista de Dota 2.

Podia ser o nome de alguma música emo sobre amor, mas não.
Podia ser o nome de alguma música emo sobre amor, mas não.
Compartilhe: