Confira nossa lista de produções, de diversos gêneros, com talentosas cineastas na direção

Quantos filmes dirigidos por mulheres você viu recentemente? Quando a gente assiste, divulga e valoriza produções femininas, ajudamos a fortalecer a participação de mulheres no audiovisual, incentivamos a presença cada vez maior dessas profissionais neste mercado e contribuímos para ampliar a diversidade e a igualdade no cinema.

Pensando nisso, que tal conhecer mais filmes nacionais e internacionais super bacanas dirigidos por mulheres? Confira nossa lista especial com 15 longas-metragens de diferentes gêneros. Tem produções para todos os gostos: documentários, animação, romance e terror, porque mulheres cineastas podem fazer todos os tipos de filmes que quiserem!

Disponíveis na Netflix

Homecoming: A Film By Beyoncé

Para começar essa lista, ninguém melhor do que a diva, maravilhosa, poderosa, talentosa e sensacional Beyoncé! Dirigido pela multifacetada (cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora e roteirista) artista norte-americana, o documentário mostra entrevistas, cenas de bastidores e os ensaios de Beyoncé para sua participação no festival Coachella em 2018, e claro, imagens do show. O filme traz também reflexões de Beyoncé sobre a cultura negra e a maternidade.

A 13ª Emenda

Dirigido pela cineasta Ava DuVernay, é um dos documentários mais importantes da atualidade, imensamente revisitado a partir das manifestações Black Lives Matter, A 13ª Emenda é um filme essencial, poderoso e que mostra como o sistema penitenciário dos EUA revela a profunda desigualdade racial do país.

A Ganha-Pão

Dirigido por Nora Twomey, a animação conta a história de Parvana, uma jovem que vive em um Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso injustamente, ela precisa se disfarçar como um menino para trabalhar e garantir o sustento de sua família. O filme é um retrato crítico e desolador da vida no Afeganistão e busca compreender como o país chegou ao cenário atual.

The Forty-Year-Old Version

Escrito, dirigido e protagonizado por Radha Blank. Desesperada por uma guinada na vida antes de chegar aos quarenta, Radha, uma dramaturga promissora, troca o teatro pelo rap em busca da própria voz. Lutando contra o estigma de ser solteira e enfrentando rejeições constantes da comunidade teatral, ela se torna criativamente revigorada ao retornar ao rap, sua paixão há muito esquecida.

Laerte-se

Laerte-se - poster - adoro cinema - reprodução
Imagem – Reprodução – Site Adoro Cinema

Dirigido por Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum, o documentário apresenta a trajetória da cartunista e chargista Laerte, considerada uma das artistas mais importantes do gênero no Brasil. Tendo vivido parte de sua vida como homem, Laerte assumiu sua transexualidade aos 57 anos. De lá pra cá, ela experimenta uma jornada única e pessoal sobre o que é, de fato, ser uma mulher.

Como Nossos Pais

Dirigido por Laís Bodansky. Aos 38 anos, Rosa se encontra em uma fase da vida marcada por conflitos. Precisa desenvolver a habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e ainda enfrentar as dificuldades do casamento. Além disso, Rosa possui uma relação cheia de conflitos com sua mãe Clarice.

Elena

Com direção de Petra Costa, o documentário é baseado na vida de Elena Andrade – irmã mais velha de Petra, que havia se mudado para Nova York com o sonho de ser atriz. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e vai para cidade em busca de Elena, de quem tem apenas pistas.

Disponíveis no Prime Vídeo

Encontros e Desencontros

O filme é dirigido por Sofia Coppola e conta a história de Bob, um ator veterano de cinema que está em Tóquio para gravar um comercial de uma marca de uísque. No mesmo hotel está hospedada Charlotte, uma jovem mulher que acompanha, em uma viagem de trabalho, o sempre ocupado namorado fotógrafo. A solidão faz florescer uma amizade sincera entre essas duas figuras tão diferentes.

Guerra ao Terror

Dirigido por Kathryn Bigelow, O filme apresenta a história de um esquadrão antibombas enviado à Guerra do Iraque, em uma área onde qualquer pessoa pode ser um possível inimigo e qualquer objeto, uma bomba. A jornada está focada no sargento James, mandado para Bagdá quando faltavam apenas 38 dias para sua dispensa.

Psicopata Americano

Dirigido por Mary Harron, Patrick é um rico executivo que trabalha com investimentos e vive em um ambiente em que as aparências são tudo. Mas ele também é um assassino psicótico, capaz de praticar atos de extrema violência, com estranhos e conhecidos, sem provocação ou propósito. Intenso e assustador, é um dos mais importantes filmes de terror psicológico da história do cinema.

Precisamos Falar Sobre o Kevin

Com direção de Lynne Ramsay, A mãe de Kevin se esforça para amar seu filho, apesar das coisas cada vez mais perigosas que ele diz e faz quando ele cresce. O terror de Precisamos Falar Sobre o Kevin é real, de uma mãe que tem a maternidade e a vida arruinadas por um filho cuja psique está muito além dos limites da educação que ela pode dar.

Monster – Desejo Assassino

Dirigido por Patty Jenkins, vítima de abusos durante a infância, Aileen Wuornos tornou-se prostituta ainda na adolescência. Ela está prestes a acabar com a própria vida quando conhece Selby, uma jovem lésbica com quem acaba se envolvendo. Certa noite, depois de ser agredida por um cliente, Aileen acaba matando o sujeito. O incidente desencadeia uma série de outros assassinatos, que faz com que ela fique conhecida como a primeira serial killer dos Estados Unidos.

Disponíveis no Google Play Filmes

Retrato de uma Jovem em Chamas

Direção de Céline Sciamma, na França de 1760, Marianne é contratada para pintar, em segredo, o retrato do casamento de Héloïse, uma jovem que acaba de deixar o convento. Marianne chega repleta de companheirismo, observando Héloïse de dia e pintando-a secretamente à luz do fogo à noite. A intimidade e a atração aumentam à medida em que elas compartilham os primeiros momentos de liberdade de Héloïse.

Adoráveis Mulheres

Dirigido por Greta Gerwig, ambientado em 1865, no final da Guerra Civil de Boston, o filme acompanha quatro irmãs e suas aventuras, pelo imaginário e pela vida real, dentro do processo de crescimento de cada uma. Intrigas, amor, literatura, emancipação feminina e outros temas são abordados de forma inspiradora.

Garota Sombria Caminha pela Noite

Com direção de Ana Lily Amirpour. Coisas estranhas estão acontecendo em Bad City. A cidade fantasma iraniana, lar de prostitutas, drogados, cafetões e outras almas sórdidas, é um lugar que cheira a morte e desesperança. Mas quando o garoto conhece a garota, começa um romance sobrenatural que mistura horror e suspense.

E aí, curtiu? Agora é só escolher seus filmes favoritos, preparar a pipoca, assistir e indicar para as amigas! E se você tiver sua própria lista de grandes produções dirigidas por mulheres, compartilhe com a gente!

Compartilhe: