7 – Referências históricas de piratas

Shanks-and-the-Red-Hair-Pirates-in-One-Piece

Os Piratas do Chapéu de Palha encontraram uma variedade enorme de tripulantes piratas durante sua jornada. Apesar de nenhum deles ter pulado pro clichê de pirata que ouvimos das histórias na vida real, muitos desses personagens são modelados por ideais populares e características que conhecemos sobre histórias de piratas. Para adicionar a profundidade dos personagens, muitos deles são baseados inclusive em piratas da vida real na história.

A começar pelo início do mangá: mais notavelmente, a história de One Piece começou com a execução do infame pirata Gol. D. Rogers que, no dia da sua execução, desafiou qualquer um a tentar encontrar seu precioso One Piece. Esta declaração e execução foram baseadas no pirata francês Olivier Levasseur. Em um gesto final, ele jogou seu colar de criptograma na multidão e afirmou que quem resolvesse a escrita teria a localização de seu tesouro. O pirata ficou tão famoso por esses últimos momentos de vida que serviu de inspiração para várias fontes (ele também é um personagem de Assassin’s Creed).

As referências históricas adicionais incluíam o pirata Edward Teach, também conhecido por Barba Negra (o personagem Barba Negra é Marshall D. Teach e seu rival Barba Branca é Edward Newgate, então ambos são parte da referência) e o pirata Bartholomew Roberts (o personagem da referência é Bartholomew Kuma). Além disso, piratas femininas notáveis podem ser conectadas às personagens Capitã Alvida (pirata do século V. Alwilda) e à Capitã Jewelry Bonney (pirata irlandesa Anne Bonny – ps.: também personagem de Assassin’s Creed).

6 – Conexões com a cultura pop

One-Piece-Pop-Culture-References-Ivankov-Rocky-Horror-Picture-Show

Ao longo dos anos, como já percebemos até aqui, a inspiração de Oda veio de muitas fontes fora do mundo do mangá também. Enquanto influenciado por figuras históricas e clássicos literários, ele também conseguiu incorporar aspectos da cultura popular.

Uma das homenagens mais facilmente reconhecidas em One Piece pode ser encontrada no personagem Emporio Ivankov. Não se pode negar que os aspectos físicos e os maneirismos de Ivankov são um reflexo direto do personagem Dr. Frank-N-Furter, do clássico “The Rocky Horror Picture Show”, interpretado originalmente pelo ator Tim Curry.

Oda listou Tim Burton e Quentin Tarantino entre seus diretores favoritos, e O Estranho Mundo de Jack como um de seus filmes favoritos. Os aspectos mais assustadores tanto de Burton quanto de seu trabalho podem ser vistos no Arco de Thriller Bark. Além disso, o uso de zumbis e “Thriller” no título da ilha provavelmente se conecta à música e ao vídeoclipe “Thriller”, de Michael Jackson.

Um usuário da DeviantArt, conhecido por SATOart, compilou uma lista de personagens que ele pensou que Oda se inspirou para fazer o character design, listando nome por nome na descrição em inglês. Desde músicos até líderes mundiais, é uma lista de referência da cultura pop muito grande!

Para visualizar em tamanho maior, é só clicar na imagem ou visitar a página do autor.
Para visualizar em tamanho maior, é só clicar na imagem ou visitar a página do autor.

5 – Easter Eggs

One-Piece-Easter-Eggs

Oda é famoso por esconder easter eggs em todo o mangá de One Piece, com muitas dessas referências também no anime. Uma das mais reconhecidas é a aparição recorrente do personagem conhecido como Panda Man.

Oda originalmente criou os personagens da história quando era adolescente e submeteu seu projeto ao mangá Kinnikuman do duo de mangakas conhecidos por Yudetamago. Felizmente, o personagem foi selecionado e usado no mangá. Desde então, Oda vem escorregando o personagem bem discretamente (ou não) nas páginas de seu mangá.

Outros personagens de easter eggs incluem a Panda Woman, o Tomato Gang e o Unforgivable Mask. Ele também incluiu marcas de ficção que ele criou, incluindo Criminal, Doskoi Panda e Cyberpanda. Estas marcas e títulos são muitas vezes exibidos nas lojas da ambientação ou até mesmo nas roupas dos Piratas do Chapéu de Palha e outros personagens.

Como discutido anteriormente, Oda prefere um “toque sutil” quando vai fazer referências para outros artistas de mangá em One Piece. No entanto, ele gosta de incluir a si próprio em seu trabalho também. Oda já colocou seu próprio nome e seu trabalho em livros aleatórios na série. Quantos destes você viu? :33

4 – Memoriais para personagens de One Piece na vida real

One-Piece-Real-Graves-For-White-Beard-and-Ace

One Piece está cheio de momentos tristes e mortes trágicas durante toda a série. Dois dos piores momentos para os fãs ocorreram durante o Arco de Marineford, quando dois personagens adorados – Barba branca e Ace “Punho de Fogo” – morrem durante a missão de tentativa de resgate de Ace. Suas mortes emocionaram o fandom do mangá no mundo todo. No mangá e no anime, os piratas “pai” e “filho” foram enterrados um ao lado do outro com seus túmulos decorados com seus pertences pessoais.

Em 2013, a Universal Studios Japan trouxe essas imagens icônicas à vida para o evento One Piece Premier Show, que acontece anualmente. Como parte deste show, cenas e locais memoráveis são recriados na vida real para os fãs visitarem. Esses túmulos eram réplicas exatas dos retratados na história e incluíam uma área de audição onde os fãs podiam ouvir os dois personagens falarem algumas de suas frases mais famosas. Bacana, né?

3 – A Armani Exchange já desenhou roupas para os personagens

One-Piece-Non-NoMagazine-Cover-Armani-Exchange-Outfits

Enquanto o anime existe como uma forma simples de entretenimento nos países ocidentais, tornou-se um modo de vida no Japão. Personagens populares foram incorporados em comerciais, propagandas e anúncios de metrôs, trens e outros transportes públicos. Sua popularidade global também faz do anime o mercado perfeito para o mundo da moda.

Os personagens de One Piece foram usados como modelos animados para a empresa A|X Armani Exchange, pertencente ao famoso designer de moda italiano Giorgio Armani. Em 2009, a empresa uniu forças com o estúdio Toei para promover o 10º filme da franquia de One Piece: Strong World. Luffy tornou-se o primeiro personagem de mangá a aparecer na capa da revista de moda japonesa Men’s Non-no em seus 24 anos de publicação. Este também foi o primeiro design de capa que o Oda desenhou que não era para um mangá.

Na revista, os modelos reais representavam os personagens do mangá em trajes temáticos náuticos. A parceria voltou em 2012 para o lançamento do longa One Piece Film Z. Desta vez, os personagens usavam roupas projetadas pela A|X Armani Exchange que foram selecionadas pelo próprio Oda. Para ampliar a promoção cruzada, estas roupas foram disponibilizadas para compra também!

2 – Restaurantes, parques temáticos e exibições dedicados a One Piece

One-Piece-Tokyo-Tower

Os fãs da One Piece ficarão felizes em saber que podem experienciar o seu anime favorito além do mundo dos mangás, anime e numerosos filmes. Se, claro, você estiver disposto a fazer uma viagem ao exterior, você pode imergir completamente no mundo dos Piratas do Chapéu de Palha.

No Japão, você pode visitar o evento “Universal Jump Summer” da Universal Studios Japão, que vem incluindo atrações baseadas em One Piece, Dragon Ball Z, JoJo’s Bizarre Adventure e Gintama desde o dia 30 de junho deste ano. Você também pode desfrutar um show ao vivo de One Piece e passear pessoalmente na versão em tamanho real do barco Thousand Sunny na Laguna Ten Bosch One Piece, que fica em Gamagori, também no Japão. Este parque também possui aqueles memoriais para Ace e pro Barba Branca, que mencionamos anteriormente no post.

No entanto, se One Piece é o seu único foco, viaje para Minato-ku, Tóquio, e visite o dedicado campo de tênis Tokyo One Piece Tower. O parque contém esculturas, restaurantes temáticos e jogos para os fãs aproveitarem. Você também pode visitar as réplicas do interior de seus navios, recreações de grande escala de cenas icônicas de sua jornada e participar de um show ao vivo One Piece!

1 – Luffy é um dos embaixadores do Japão nas Olimpíadas de Verão em Tóquio de 2020

Anime-Ambassadors-Tokyo-2020-Olympics

Desde o seu anúncio oficial, exibido durante as Olimpíadas de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, Tóquio parece ter planos incríveis para seus próprios jogos em 2020. O Comitê Olímpico do Japão incorporou personagens icônicos da TV, de anime, de videogames e outros aspectos do seu entretenimento em seu vídeo propaganda. Foi como ver o sonho perfeito de todo nerd se tornando realidade!

Para continuar a construir o alcance global do anime, uma das suas “exportações” mais lucrativas, Tóquio anunciou que vários personagens de anime seriam seus embaixadores olímpicos. Com seu apelo mundial e seguidores dedicados, One Piece obviamente tinha que ser incluído nesta programação.

Conforme relatado pela Anime New Network, os embaixadores oficiais são “Astro Boy, Sailor Moon, Shin-chan, Luffy, Naruto, Jibanyan (Yōkai Watch), Goku, Cure Miracle e Cure Magical (Maho Girls Precure!)”. Todos eles serão incluídos em itens promocionais e mercadorias para o evento.


Foda, né? E aí, você tem alguma dica ou outro estar egg de One Piece para compartilhar? Deixe-o nos comentários pra gente!

Páginas: 1 2

Compartilhe: