Alguns filmes conseguem continuar bons nas sequências!

A Disney é uma franquia de filmes conhecida por dar sequência a sequências após sequências desnecessárias – tudo no minuto em que um filme se torna remotamente bem-sucedido. É algo que muitas empresas de produção fazem, e a tendência se tornou muito mais comum hoje em dia. Mas a Disney foi uma das primeiras empresas a realmente dar à ideia de sequências algum peso substancial.

A Disney não apenas produziria sequências de filmes de sucesso lançados recentemente, mas também a clássicos antigos como A Dama e o Vagabundo, que estreou nos cinemas originalmente em 1955.

Então sim, o estúdio pode frequentemente acabar dando aos espectadores sequências, prequels e remakes que eles nunca pediram e que são completamente desnecessários, mas às vezes eles conseguem fazer algo de bom no meio dessa tendência.

Vamos dar uma olhada em 10 sequências subestimadas da Disney que são surpreendentemente boas:

10 – A PEQUENA SEREIA 2: RETORNO AO MAR (2000)

O primeiro filme de A Pequena Sereia chegou aos cinemas em 1989, com elogios da crítica e sucesso comercial, como basicamente é a norma para quase todos os filmes de animação da Disney. A animação de A Pequena Sereia não era exatamente única ou diferente quando comparada a outros filmes de princesas, mas isso não impediu a Disney de dar uma sequência.

A Pequena Sereia II foi lançada diretamente em vídeo, em 2000. Ele definitivamente não recebeu nem de longe a atenção e elogios que o primeiro filme recebeu, mas, apesar de não ser um filme extremamente necessário, a continuação não foi de modo algum ruim. A sequência gira em torno da filha de Ariel e do príncipe Eric, Melody – que se rebela e quer conhecer o mar, resultando em uma aventura bem divertida.

9 – CINDERELLA 2: OS SONHOS SE REALIZAM (2002)

Cinderela foi lançado em 1950 e foi o décimo segundo filme de animação da Disney. É definitivamente um dos filmes clássicos mais amados da empresa e, embora tenha uma base de fãs significativa, ninguém estava particularmente ansioso por uma sequência quando a Disney lançou Cinderella II em 2002, na onda das sequências que a Disney estava lançando para reviver suas animações.

Esta foi outra sequência direta da história original, e na verdade parece ser bem odiada entre alguns fãs da Disney. Mas, apesar dela não ter a mesma qualidade do primeiro filme, Cinderela II merece mais apreço por conter histórias doces, como o arco de redenção de Anastácia e o romance super fofinho que surge na vida dela.

8 – PETER PAN 2: DE VOLTA À TERRA DO NUNCA (2002)

A adaptação da Disney do antigo conto de fadas Peter Pan foi lançada em 1953 e foi o décimo quarto longa-metragem de animação da franquia. E definitivamente a adaptação mais popular do conto. Certamente é considerada um clássico, mas, novamente, nos anos 2000, ninguém estava pedindo uma sequência de um filme que foi lançado nos anos 50.

No entanto, temos De Volta à Terra do Nunca, uma sequência que foi lançada nos cinemas em 2002, arrecadando 109 milhões de dólares em todo o mundo. O enredo girava em torno dos filhos de Wendy, especificamente de sua filha Jane. E o filme foi, surpreendentemente, bastante decente: a história é um pouco mais pesada, com Wendy tentando manter a imaginação de Jane acesa em meio a um período de guerra na Inglaterra. Jane é raptada por engano pelo Capitão Gancho, numa tentativa de vingança, e levada à Terra do Nunca. Lá, é salva por Peter Pan, que então tenta mostrar para ela as maravilhas da magia e de sua terra de fantasia – mas a menina, traumatizada, só quer voltar para casa. Infelizmente, o único modo de voltar para casa é voando e, para voar, ela terá de acreditar em magia. Caberá a Peter Pan, Sininho e aos Garotos Perdidos ajudar Jane a resgatar a fantasia e a alegria da infância, enquanto ela terá de procurar dentro de si mesma um meio de acreditar no faz-de-conta.

7- ALADDIN E OS 40 LADRÕES (1996)

O filme original de Aladdin foi lançado em 1992 e é considerado como um dos melhores filmes de animação da Disney. Aladdin foi um sucesso crítico e comercial e tem uma enorme base de fãs jovens e de fãs mais velhos. Devido ao seu sucesso significativo, era previsível que a Disney tentasse ordenhá-lo até secar, mas o resultado não foi tão ruim quanto muitos fãs esperavam.

A Disney lançou algumas sequências de Aladdin, como O Retorno de Jafar (1994), a série animada e por fim Os 40 Ladrões (1996). Todas as sequências sofreram certo fracasso no departamento crítico de recepção. Mas no que diz respeito a muitos fãs, Aladdin e os 40 Ladrões é frequentemente criticado injustamente. Nele, Aladdin finalmente conhece seu pai, aprofunda seu relacionamento com Jasmine e se aventura ao lado do Gênio novamente. O filme é um adicional importante.

E essas piadinhas do Gênio ( ͡° ͜ʖ ͡°)

6 – UNIVERSIDADE MONSTROS (2013)

Monstros S.A. foi a estréia do famoso diretor da Disney, Pete Docter. Chegou aos cinemas em 2001 e rapidamente se tornou um dos filmes de maior sucesso da Disney/Pixar já feitos. Monstros S.A. cativou os corações de seus telespectadores com seu charme único e peculiar. Embora muitos fãs esperassem uma sequência logo após o lançamento do filme, esse desejo não se realizaria até mais de uma década depois.

Universidade Monstros chegou aos cinemas em 2013, dirigida por Dan Scanlon, enquanto Pete Docter atuou como produtor executivo. Tecnicamente, Universidade Monstros era na verdade um prequel de Monstros S.A., mas devido ao sucesso do primeiro filme, os fãs receberam esse novo filme de braços abertos de qualquer forma. Foi uma boa maneira de abordar o passado dos protagonistas, sempre com aquele toque de emoção ao final do filme.

5 – O REI LEÃO 3: HAKUNA MATATA (2004)

O Rei Leão foi lançado em 1994, bem no coração da renovação de animações da Disney. O filme se tornou um clássico instantâneo e ainda tem uma base de fãs dedicada até hoje. Devido ao sucesso, a Disney tentou uma sequência em 1998, chamada O Reinado de Simba. Mas esta sequência não recebeu exatamente a quantidade de sucesso que o primeiro filme obteve, só que, claro, isso não impediu a Disney de tentar novamente em 2004, com O Rei Leão 1½ (que aqui a gente tentou facilitar chamando de 3 mesmo).

Diferente de O Reinado de Simba, O Rei Leão 1½ recebeu elogios da crítica e sucesso comercial significativo. Até hoje é considerado um extra maravilhoso do primeiro filme de Rei Leão.

4 – TOY STORY 2 (1999)

O primeiro filme de Toy Story foi lançado em 1995 e definitivamente é o filme de maior sucesso da Disney/Pixar. A recepção dele foi tão positiva que logo se tornou uma franquia de filmes.

Mas uma sequência em especial foi lançada em 1999 com um sucesso notável. Toy Story 2 detém uma classificação perfeita (100%) no Rotten Tomatoes e foi definitivamente uma das sequências mais bem recebidas da Disney. E não é para menos: foi uma história simplesmente incrível, com adição de mais personagens fantásticos e uma trilha sonora impecável.

3 – TARZAN & JANE (2002)

Em 1999, a Disney lançou sua adaptação do conto de Tarzan. Embora não fosse se tornar a sequência mais bem-sucedida ou memorável das que surgiram na era da “Renascença da Disney”, Tarzan era um clássico e, logo, a Disney não resistiu em dar uma continuação.

Tarzan & Jane foi lançado diretamente em vídeo em 2002. O interessante desse filme é que ele utilizou material de três episódios não exibidos do programa de TV de Tarzan, inspirado no filme original.

2 – BAMBI II (2006)

Lançado em 1942, Bambi foi o quinto longa-metragem de animação da Disney. E é, claro, um dos contos mais amados da Disney. Só que, pra variar, ninguém estava realmente morrendo de vontade de ver uma sequência de Bambi e o original não parecia ter deixado pontas soltas para amarrar nem perguntas para as quais os fãs queriam respostas.

Mas quando é que isso parou a Disney? Nunca. Bambi II foi lançado diretamente em vídeo, em 2006. À primeira vista, parece ser apenas mais uma tentativa desnecessária de ganhar dinheiro, mas Bambi II realmente e inesperadamente serviu como uma representação decente de uma prequel. Desenvolveu a história original e deixou mais cenas bonitinhas pros fãs se derreterem.

1 – CINDERELA 3: UMA VOLTA NO TEMPO (2007)

Como se Cinderela II não fosse suficiente, a Disney lançou em 2007 mais um sequência de uma das histórias mais aguadinhas de princesa (fãs de Cinderela que me perdoem): Uma Volta no Tempo. PORÉM! Contra todas as probabilidades e expectativas, essa sequência foi muito bem recebida, tanto por fãs quanto por críticos. Ela tem uma pontuação de 75% no Rotten Tomatoes e é frequentemente elogiada por dar a todos os personagens estereotipados anteriormente mais profundidade e características mais realistas.

Em especial que o Príncipe mais “bleh” das histórias de princesa de repente fica simpático e até engraçado! O filme é realmente divertido.

***

Qual outra sequência vocês adicionariam na lista?


Fonte: Screenrant

Leia mais sobre a Disney aqui!

Compartilhe: