Modo sofá e pipoca ativar!

Texto originalmente escrito por Bennedetta Geddo

A onda cultural sul-coreana tornou-se uma força indomável em todos os gêneros de entretenimento. E embora seus embaixadores mais proeminentes sejam definitivamente o K-Pop e o K-Dramas, o poder de sua indústria cinematográfica não deve ser subestimado. O cinema coreano está finalmente recebendo o reconhecimento que merece. Já assistiu o filme Parasita de Bong Joon-ho de 2019? Foram quatro Oscars e inúmeros outros prêmios.

Se você quiser explorar o mundo incrivelmente rico do cinema sul-coreano, aqui está um guia com os 10 melhores títulos transmitidos atualmente na Netflix. De comédias românticas alegres a críticas cuidadosamente construídas à sociedade moderna e dramas policiais angustiantes, temos tudo.

Garota do Século 20 (2022)

A estreia cinematográfica da diretora e escritora Bang Woo-ri, Garota do Século 20 retrata a vida, os amores e as lutas de adolescentes na Coreia do Sul em 1999. Na Bo-ra (Kim Yoo-jung) promete a sua melhor amiga Yeon-du (Roh Yoon -seo) que ela descobrirá tudo o que puder sobre a paixão de Yeon-du, Baek Hyun-jin (Park Jung-woo), enquanto Yeon-du está nos Estados Unidos para uma cirurgia cardíaca. Num típico caso de troca de identidades, Bo-ra acaba se apaixonando por esse mesmo garoto. Este drama romântico emocionante fará com que você precise de lenços de papel.

Okja (2017)

Okja gira em torno do “super porco” titular e Mija (Ahn Seo-hyun), a garota que a criou. Depois que Okja é levada da fazenda de Mija para os Estados Unidos, a jovem faz tudo ao que está ao seu alcance para resgatá-la das garras da indústria da carne. O filme é comovente e brutal, e permanecerá em sua mente muito depois de os créditos finais rolarem.

Amor com Fetiche (2022)

Dirigido por Park Hyun-jinAmor com Fetiche é estrelado por Seohyun, membro do icônico grupo K-Pop Girls’ Generation, e Lee Jun-young como colegas de trabalho que acabam explorando o mundo do BDSM juntos. O filme é baseado no webtoon  Moral Sense, de Gyeoul. De tom alegre, esta comédia romântica atraiu muita atenção positiva e elogios pela forma como retrata a comunidade e a subcultura BDSM.

Nova Ordem Espacial (2021)

Considerado o primeiro blockbuster de ficção científica sul-coreano, Nova Ordem Espacial é tão ocidental quanto possível. O filme, dirigido por Jo Sung-hee, se passa em um futuro não tão distante, onde a Terra se tornou inabitável. O filme segue uma equipe que trabalha em nome da megacorporação UTS enquanto limpa os detritos do espaço. Quando a tripulação descobre uma criança robô que pode ser uma arma de destruição em massa, eles devem navegar por vários grupos tentando colocar as mãos nele.

High Society (2018)

Dirigido por Byun HyukHigh Society mergulha profundamente no mundo da elite sul-coreana, assim como o título sugere. O filme conta a história de um casal, o professor universitário Jang Tae-joon e o galerista Oh Soo-yeon (interpretado por Park Hae-il e Soo Ae, respectivamente) que fariam qualquer coisa para ingressar nos escalões superiores da sociedade. Claro, é apenas uma questão de tempo até que eles descubram como os escalões superiores usarão quem eles precisarem, e então os descartarão sem pensar duas vezes.

Sweet & Sour (2021)

Outra comédia romântica, Sweet & Sour segue um casal enquanto eles se separam. Jang-Hyuk (Jang Ki-yong) e Da-eun (Chae Soo-bin) se conheceram quando ele era paciente no hospital onde Da-eun trabalhava, e estão juntos desde então. Mas um novo emprego deixa-o com longas deslocações e menos tempo para Da-eun, que fica cada vez mais frustrado. Adicione um novo colega de trabalho para Jang-hyuk, Bo-yeong (Krystal Jung) e você terá a receita para uma crise. O filme de Lee Gye-byeok apresenta uma bela reviravolta no final que sela muito bem toda a história.

Tempo de Caçar (2020)

Um thriller distópico escrito e dirigido por Yoon Sung-hyunTempo de Caçar segue um grupo de amigos enquanto eles planejam um assalto para escapar de suas respectivas situações miseráveis, causadas em parte por uma queda massiva do won sul-coreano. É claro que as coisas não saem como planejado. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2020, tornando-se o primeiro filme sul-coreano a ser exibido na seção especial da Berlinale.

Silenced (2011)

Baseado em acontecimentos da vida real no início dos anos 2000, Silenced segue a história de um professor de arte Kang In-ho (Invasão Zumbi de Gong Yoo) que assume um novo cargo em uma escola para crianças surdas. À medida que ele ganha a confiança deles, eles revelam que foram abusados ​​física e sexualmente por outros membros da equipe da escola durante anos. In-ho luta para trazer à luz essas injustiças, enquanto enfrenta a corrupção e os encobrimentos. O filme foi um grande sucesso na Coreia do Sul, gerando um debate nacional que levou à reabertura do caso. Um mês após a estreia do filme, foi aprovada uma reforma legislativa que aboliu o prazo de prescrição para crimes sexuais contra menores ou pessoas com deficiência.

Desejo a Você: Sua Melodia do Meu Coração/Wish You (2021)

Desejo a Você: Sua Melodia do Meu Coração/Wish You é um romance estranho entre dois jovens que tentam fazer sucesso na indústria musical. O filme, dirigido por Seong Do-joon, é centrado em Kang In-soo (da boy band Myname), um artista de rua e aspirante a cantor, e Yoon Sang-yi (Sang Lee), um tecladista que vê um dos vídeos de In-soo e o recomenda para sua gravadora. Os dois acabam trabalhando juntos e começam a desenvolver sentimentos um pelo outro.

Sintonizada em Você (2019)

Sintonizada em Você é estrelado por Kim Go-eun e Jung Hae-in, de Guardian: The Lonely and Great God/Goblin  e Snowdrop, respectivamente. O filme se passa na década de 1990, quando a crise financeira de 1997 varre o Leste e o Sudeste Asiático. Os dois personagens principais – Mi-soo (Kim Go-eun) e Hyun-woo (Jung Hae-in) – se cruzam continuamente enquanto se apaixonam, mesmo que o momento nunca pareça certo. Ainda conta como primeiro amor se levar dez anos para acertar?

Leia mais sobre o universo dos K-Dramas e conteúdos asiáticos aqui!

Até a próxima!

 

Compartilhe: