Xangai inaugura ponte de concreto impressa em 3D

ponte impressão 3d garotas geeks

A equipe toda subiu pra tirar foto!

A tecnologia de impressão 3D já não é mais tão inacessível. Por esse motivo, esse formato de impressão está constantemente sendo alvo de estudos que mostram a diversidade na sua utilização.

O professor Xu Weiguo na Escola de Arquitetura da Universidade de Tsinghua, em Pequim, organizou um projeto de uma ponte de pedestre que possui 3,6 metros de largura. Para a construção dessa ponte, foram impressos 176 unidades de concreto utilizando-se dois sistemas de impressão 3D de braço robótico. Esse trabalho foi realizado em 450 horas no Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land da Escola de Arquitetura Zoion da Universidade de Tsinghua para Arquitetura Digital (JCDA).

ponte impressão 3d garotas geeks 01

Todos os componentes da ponte foram impressos usando um composto de concreto de fibra de polietileno e aditivos. Precisou-se de 44 unidades ocas, 68 unidades de pavimento e mais de 64 peças em corrimões. Isso barateou o projeto, comparado a uma construção tradicional, em 2/3 do valor total.

ponte impressão 3d garotas geeks 02

A arquitetura foi inspirada na Ponte Anji que é a ponte mais antiga da China, ela possui 1.400 anos de idade. Apesar de ter sido baseada numa arquitetura antiga, Xu Weiguo deixou clara a importância da acessibilidade da tecnologia utilizada pois ela abre portas para o crescimento do uso desses recursos nos projetos de engenharia.

ponte impressão 3d garotas geeks 03

A ponte hoje está sobre um canal no distrito de Baoshan, em Xangai e foi instalada no início deste ano. Além disso, ela será monitorada para que observe como o concreto se deforma ao longo do tempo. Essas informações serão usadas para ajudar ainda mais a desenvolver o uso da impressão 3D para engenharia.

Quem escreve? Sakii

Meu nome é Wênnya, mas você não vai lembrar então chama de Sakii :) Formada em Sistema de Informação, graduanda de Design Gráfico, entusiasta no audiovisual e enquanto tiver coisas novas pra conhecer tamo ai! Nintendo? Gosto! Xbox? Gosto! Playstation? Gosto tbm! Pra que escolher o melhor se eu posso jogar todos?