Sim, resumindo em poucas palavras, inventaram um ânus robótico.

A novidade mais _quente_ da tecnologia de simulação! Conheça Patrick, uma simulação de paciente para os estudantes de medicina. Ele dá feedback aos alunos em TEMPO REAL do exame de próstata sendo executado.
patrick-bumbum virtual

Eu não sei vocês, mas eu vi essa imagem e automaticamente já começou a tocar essa música:

Embora a imagem seja um tanto quanto perturbadora (não é todo dia que você vê uma mão entrando em um bumbum de um boneco) o motivo é nobre: treinar os médicos para executar, da melhor forma possível, o tão polêmico procedimento. Patrick tem dois propósitos: pessoal e técnico. No âmbito pessoal, o simulador vem com um software que interage emocionalmente com o estudante e exprime as preocupações de um paciente comum. O Dr. Benjamin Lok, um dos responsáveis pela programação do software, diz que a relação interpessoal que o Patrick oferece é valiosa para o profissional:

Este paciente virtual pode conversar com o aluno, expressa medos e preocupações sobre o exame de próstata, apresentando um encontro realista entre médico e paciente

O propósito técnico se refere ao fato do robô ter sensores de força, que alertam o estudante caso ele esteja sendo muito ~agressivo~. O Dr. Benjamin Lok esclarece:

Como é que um estudante de medicina vai saber se está fazendo um bom exame de próstata? Atualmente é impossível para o professor medir o desempenho do estudante. Esta simulação fornece desempenho, feedback, uma oportunidade para aprender e menor ansiedade dos estudantes.

Patrick está em uso na Universidade de Drexel e na Universidade da Flórida. Graças ao feedback que o simulador oferece, estudantes de medicina estão recebendo melhor treinamento técnico e emocional para lidar com pacientes. Patrick abre portas para mais pesquisas de uso de robôs para o treinamento de experiências interpessoais *delicadas*.

Falou em bunda... falou em Patrick... me vem essa imagem na cabeça! Melhor filme!
Falou em bunda… falou em Patrick… me vem essa imagem na cabeça!
Fonte: Medical Daily
Compartilhe: