Apesar de que ninguém sabia disso ainda.

Wolverine tem menos lembranças do seu passado do que a maioria dos super-heróis, e guarda para si a maior parte do que lembra. Por isso nenhum de seus fãs pode se culpar por não conhecer a eterna luta do personagem para impedir um demônio de consumir a Terra… Porque nenhum dos outros heróis sabia disso… Até agora.

A versão da Terra que os super-heróis da Marvel chamam de lar não é estranha a ameaças interplanetárias. Mas para cada ataque de um vilão cósmico ou invasão alienígena, um herói ou grupo de heróis está sempre de prontidão para salvar o dia. E normalmente esses heróis são reconhecidos por sua bravura e pela vitória (ainda que não tenham sobrevivido para isso). Mas agora a Marvel revelou que a missão de Wolverine é impedir que a Terra se torne um verdadeiro inferno, ficou claro que eles devem muitos agradecimentos a ele. E se você acha que Logan já tinha motivos suficientes para viver mal-humorado, você na verdade ainda não sabe de nada.

A utilização da palavra “inferno” não foi uma hipérbole, já que a atual série acaba de revelar um capítulo desconhecido da vida de Wolverine: sua luta contra forças demoníacas em uma cruzada eterna para impedir que a Terra e a humanidade sejam consumidos pelo eterno tormento. Mais do que um capítulo, na verdade, a história revela uma vida desconhecida de Logan, incluindo um compromisso com uma mulher que nenhum dos fãs de Wolverine poderia achar possível.

Tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial, em um cenário pescado diretamente de Os Caçadores da Arca Perdida. Uma feiticeira francesa é forçada pelos soldados nazistas a conjurar um demônio, sob a ameaça de que sua filha seria morta na sua frente. Ela cede, invocando um demônio chamado “A Verdade”, cuja chegada na Terra mata a todos ao seu redor, com exceção da feiticeira… E Wolverine. Parece que a feiticeira planejava derrotar “A Verdade” assim que conseguisse lidar com os nazistas, mas acabou enfrentando um demônio fora de seu controle. Por sorte, Wolverine não tem medo de muita coisa.

Resumindo: Wolverine impede que “A Verdade” simplesmente mate a feiticeira por tempo suficiente para que ela possa banir a criatura deste mundo. Mas “A Verdade” causou dano suficiente para causar a morte da feiticeira e, antes de sua partida, ela informa a Logan que ele agora é parte de algo muito maior do que ele. Não uma missão, e tampouco uma maldição, mas um dever divino: seu feitiço somente conseguiria banir o demônio por uma década. Logan então deveria retornar no momento certo para batalhar com a criatura por tempo suficiente para que sua filha, Sylvie, possa repetir o encantamento. E isso se repetirá de dez em dez anos.

Com o passar de cada década, os leitores são capazes de ver a progressão da própria história de Wolverine, espalhada entre batalhas de uma vida. De um soldado imortal e perdido, passando pelo experimento militar do programa Arma X, ganhando suas garras de Adamantium, até se tornar um dos X-Men. Essas referências surgem até para quem nunca acompanhou os quadrinhos daquela era. E para aqueles que se questionaram sobre os motivos do feitiço durar apenas esse tempo, o quadrinho sugere que “A Verdade” se mantenha exilada enquanto recupera as suas forças.

Após cerca de dez anos, com o retorno da “A Verdade” com força total, Logan é novamente levado de volta ao “pior lugar do mundo”. Sylvie está lá esperando por ele, assumindo seu papel nesse ciclo interminável. Não é explicado se o aumento do poder de “A Verdade” é o que causa as tragédias e ameaças que ocorrem, ou se ela apenas está sendo oportunista e se aproveitando disso, mas, de qualquer forma, Logan e Sylvie estão amaldiçoados com a certeza de que deverão retornar ao local mais terrível da Terra, e encarar um demônio sabendo que caso saiam derrotados, morrerão no pior lugar possível, com toda a Terra e humanidade seguindo o mesmo caminho.

Alguém pode tentar imaginar o tipo de sombra que isso poderia colocar mesmo sobre os momentos mais felizes de Logan. E isso é algo que realmente ajuda a explicar seu mau humor permanente através das décadas. Ainda que ninguém pudesse entender seu fardo, Logan e Sylvie acabaram inclusive desenvolvendo sentimentos, transando antes de se separarem. Mas as coisas desmoronam na quinta edição de Marvel Comics Presents, quando Sylvie é morta pela “A Verdade”, deixando Logan sem qualquer outra opção para o próximo retorno do demônio.

Com isso, na década de 1990 da história da Marvel, Wolverine abre o jogo com os demais X-Men sobre sua constante batalha solitária para salvar o mundo de ir para o inferno. Infelizmente, os mutantes não parecem estar preparados para essa batalha, uma vez que Ciclope é morto quase instantaneamente no início da luta. E com a revelação desse segredo, os fãs da Marvel podem finalmente demonstrar alguma gratidão a Wolverine, por salvar repetidamente o mundo, sem sequer pedir um pingo de reconhecimento.

E assim, quem sabe eles possam começar a reexaminar quem são de fato os maiores heróis da Marvel.

Mas não antes de descobrir como a morte de Ciclopes poderá ser revertida, “A Verdade”  derrotada e o dever de Logan restaurado ou cumprido.


Texto traduzido da Screenrant.

Compartilhe: