Você tem que ler Valente! Do Vitor Cafaggi.

destaque_valente

No ano passado quando li Laços (edição especial da Turma da Mônica feita por outros artistas – Graphic MSP) do Vitor Cafaggi e sua irmã Lu Cafaggi, me apaixonei por sua delicadeza nos traços e na história leve que me fez ficar triste por acabar tão rápido. Tudo me levava àquela nostalgia gostosa que poucos sabem alcançar com maestria. E aí, virei fã.

Quando fui à SP gravar o GG na Cozinha no começo do ano, encontrei em uma banca uma revistinha linda com o traço parecid…OPA É DO VITOR CAFAGGI! Não pensei duas vezes e comprei os dois volumes disponíveis ~ganhei até um poster HEHE. Agora quando fui no Anime Friends encontrei o terceiro volume e virei uma Batata muito feliz.

IMG_8604

image description

Mas afinal, sobre o que é esse tal de Valente? A história passa em torno do dia-a-dia de um jovem cãozinho, mostrando suas primeiras experiências com o amor. Valente é um adolescente nos últimos anos da escola (e você o acompanha até a faculdade também), quando se vê apaixonado tem que aprender a lidar com as dificuldades dos sentimentos. Sabe aquela famosa história do “garoto conhece a garota” e tudo se desenrola a partir daí? É realmente bem simples, mas tudo contado com muita delicadeza e fugindo dos clichês que você já espera em toda história de amor. Além disso, Vitor tem umas sacadas bem bacanas com piadas referentes à sua infância (e aposto que de muitos leitores como eu haha), cultura pop e nerd. Todos os personagens tem um “Q” especial, então não é só o protagonista que cativa o público.

Apesar do nome Valente, nosso querido protagonista é um tanto tímido, acanhado e demora bastante para tomar iniciativas pelas suas inseguranças. Mas para quem não sabe, valentia é coragem e, coragem originalmente significa “agir com o coração” – como lembrou muito bem a Bu Cafaggi na abertura do segundo volume. Uma curiosidade é que o personagem foi inspirado no cãozinho da raça Pastor Alemão que o Vitor teve na infância (na verdade foram dois, Valente I e II).

valente 01

valente 02

… Valente é a história das garotas que acontecem na vida de um cara antes de aparecer a garota da vida dele, a garota certa. Mas valente é também o cara certo que acontece na hora errada na vida de uma garota. Ou o cara certo que não acontece, porque ele pensa demais antes de dar o primeiro passo. E pensa de menos na hora de colocar uma garota em um pedestal que só existe na cabeça dele.
Bu Cafaggi, irmã do Vitor

image description

É tão emocionante e lindo que o Vitor já ganhou o Troféu HQMIX pela sua segunda edição (Valente para todas), na categoria Melhor Publicação de Tiras.

trodeu_HQMIX_vitorcafaggi

Atualmente meu maior desejo é que o Vitor e Eddie Vieira voltem a produzir e vender a fantástica estatueta do Valente que foi feita em edição limitada de 200 volumes (na época eu estava pobre ='( buá pra mim). Olha só que coisa MAIS LINDA:

valente_estatueta_vitorcafaggi

Valente já tem 3 publicações oficiais pela Panini Comics, eu as encontrei no valor de R$14,90 cada uma (mas você pode encontrar os primeiros volumes por menos de R$10 por aqui). Diz a lenda que em breve, antes do que podemos imaginar, será lançado o volume 4! Estou mega ansiosa HEHE!

IMG_8606

O Vitor Cafaggi também estará lá no Artists Alley da Comic Con XP (E EU TAMBÉM MUAHAHA), não deixem de visitá-lo por lá!

Quem escreve? Luiza (Batata)

Ilustradora e co-fundadora do 2Minds! Co-autora da HQ independente Plumba. Apaixonada por pintura. Dona de dois maine coons gordos, adora Sailor Moon, jogos de tabuleiro, música instrumental, pintar as unhas sozinha, doces e jogar...DIABLO 3 e OVERWATCH \../,