Você tem que jogar: Red Dead Redemption [Review]

Red Dead Redemption capa

Olá, pessoal! Hoje vou falar do game Red Dead Redemption. Desde que foi lançado fiquei morrendo de vontade de jogar, mas só tive oportunidade de fazer isso recentemente. O jogo foi lançado pela Rockstar Games (a mesma de GTA), em 2010, e fez bastante sucesso com o público e a crítica. RDR é a continuação do Red Dead Revolver lançado em 2004.

O jogo é um prato cheio para quem é fã de filmes de faroeste de Sergio Leone, Clint Eastwood e John Wayne. Existem dois modos de jogá-lo: single player (modo história) e mutilplayer.

 Red-Dead-Redemption

Single Player

 O game se passa no Velho Oeste americano no início do século XX e conta a história do cowboy John Marston. Ele é um ex-criminoso obrigado pelo governo, que sequestrou sua família, a ir atrás da sua antiga gangue. Para isso, ele deve procurar pelos bandidos no sul dos Estados Unidos e no norte do México. Apesar do seu passado, o cowboy é um homem honrado que faz de tudo para salvar a sua família.

O desenrolar da história se dá a partir disso. No caminho, Marston faz muitas amizades, ajuda pessoas e caça bandidos. Em Red Dead Redemption, o gamer irá conhecer vários personagens trapaceiros, ladrões e assassinos, mas também irá conhecer pessoas boas que querem ganhar a vida honestamente. O jogador terá oportunidade de conhecer Bonnie McFarlane, Landon Rickets, Leigh Johnson, Nigel West Dickens, Luisa Fortuna, entre outros, que vão contribuir de alguma forma para a jornada de Marston.

Red Dead Redemption Bonnie

Existem missões secundárias que podem ser aceitas pelo jogador ou não. As missões vão desde resgatar pessoas e ajudar xerifes até recuperar cavalos roubados. Essas tarefas aparecem quando você está passeando pelo cenário ou indo cumprir uma missão principal. Há personagens que o protagonista ajudará várias vezes durante o seu percurso, que são chamadas de Stranger’s Tasks. Quanto mais missões forem realizadas, mais a fama e a honra dele aumentam.

Cada decisão tomada pelo jogador interfere diretamente na fama e honra de Marston. Toda vez que ele ajuda alguém sua honra ganha números positivos, mas se matar alguém sem motivo sua honra decai. Isso pode ser bom ou ruim, depende de como você quer construir a reputação do personagem. Mortes sem motivos e roubo de cavalos podem levá-lo a ser perseguido pelos agentes federais. Marston tem a opção de pagar ($) pelo seu crime e limpar o seu nome para não ser mais um foragido ou apresentar uma carta de perdão. Se o nível da honra estiver alto, você pode cometer pequenos crimes sem que as autoridades o persigam.

Em Red Dead Redemption, é possível participar de duelos, corridas de cavalo, jogos de poker, de dados e muito mais. É um bom modo de ganhar dinheiro no jogo, além da missão principal e das secundárias. Também é possível pilhar corpos para conseguir dinheiro e pegar armas e munição que os mortos deixam cair. Dessa forma é possível economizar na hora de comprar munição (confesso que raramente compro). O gamer pode comprar quartos ou alugá-los e esses locais se tornam save points. Cada vez que você salva passam-se seis horas de jogo e lá é possível fazer Marston trocar de roupa e pegar munição em baús ou armários. Caso morra, ele vai ressurgir no quarto mais próximo.

 Armas

Red Dead Redemption armas

O arsenal de armas de Red Dead Redemption é bem diversificado. Facas, revolveres, pistolas, espingardas podem ser compradas em lojas ou adquiridas em missões. O laço é usado para laçar cavalos e amarrar criminosos. Ainda tem dinamite e coquetel molotov caso queiram acabar com vários inimigos de uma vez.

 Dead Eye

Red-Dead-Redemption-Dead Eye

Dead eye é recurso super legal que você pode usar quando for combater os inimigos. Ele dá um efeito de câmera lenta (o bom e velho bullet time à la Matrix) durante pouco tempo e fica mais fácil atirar nos inimigos. Existem três níveis que o jogador vai aprendendo durante o jogo. Também é bastante útil na hora do duelo. Claro que um recurso super hiper mega legal como esse não pode ser usado sempre. O jogador tem que esperar o dead eye recarregar ou usar um item de refil que pode ser comprado na loja do Velho Oeste mais perto de você!

Jobs

Red-dead-redemption 2

Afim de ganhar um dinheirinho extra? Em alguns ranchos existem a opção de domar cavalos selvagens durante o dia. Já à noite, Marston pode ajudar a patrulhar uma cidade com a ajuda do cão do xerife. Ele consegue sentir o cheio de encrenca de longe e sai latindo para onde está acontecendo a confusão. Os crimes vão desde brigas, assaltos até roubo de cavalo. Marston pode entregá-los vivos ou mortos para as autoridades. Os bandidos valem mais vivos! É só laçar o criminoso e amarrá-lo que os oficiais da lei vão buscá-los. Existe também a lista de procurados. Nela, Marston tem que ir no esconderijo e trazê-los vivos para o xerife ou matá-los.

Cavalos

Red Dead Redemption cavalos selvagens

Cavalo é um meio de transporte indispensável no Velho Oeste. Existem três formas de adquiri-los: comprando, roubando ou laçando cavalos selvagens e os domando. Ao domesticar um cavalo e amarrá-lo no pedaço de madeira, que serve para “estacionar”, o cavalo se torna seu. Ao fazer isso seu antigo animal desaparece porque só é possível ter um cavalo de cada vez.

Toda vez que você domar uma nova raça é possível comprá-la na loja. As raças estão localizadas em regiões diferentes. Dependendo da sua fama e honra o preço fica mais barato. Cada raça tem sua velocidade, stamina e hp. Dica: Respeite o limite de stamina do seu cavalo senão ele vai jogá-lo para fora da sela.

Eles podem ser mortos por animais selvagens ou em combate. Caso o seu cavalo morra, você deve esperar um tempo para que assobiar para ele aparecer. Os melhores cavalos são o Kentucky Saddler, Hungarian Half-Bred, American Stardardbred e War Horse (ele já veio quando eu comprei o jogo).

Animais e Plantas

Red-dead-redemption-animalO que não falta é animal selvagem em Red Dead Redemption. Vão desde inofensivas lebres, tatus e alces até os perigosos lobos, pumas e ursos, entre outros. Tomem cuidado para que Marston ou seu cavalo não sejam mortos por eles. Vocês podem matá-los para pegar a pele e carne para vender na loja.

Dica: Aqui se aplica a lei da oferta e da procura.  Eles valem mais dinheiro quando são vendidos em uma região em que não existem.

Existem flores e plantas que podem ser colhidas e vendidas em lojas ou até mesmo pode ser requisito para completar uma missão secundária.

 Roupas

Red Dead Redemption roupas

Marston possui um exclusivo guarda-roupa com as roupas (da última moda) do Velho Oeste. Algumas vestimentas podem ajudá-lo. Tem roupa que pode ajudar a trapacear no poker ou passar despercebidos entre os inimigos das gangues. Algumas vestimentas o gamer ganha completando missões e outras o cowboy ganha automaticamente.

 Mapa

Red Dead Redemption mapa

Red Dead Redemption possui um mapa enorme para se explorado. É possível localizar esconderijos, animais, plantas, cavalos selvagens e cidades. Basta assinalar no mapa para onde você quer ir que ele mostra o melhor caminho para chegar lá pelas estradas. Se você estiver com pressa ou preguiça de cavalgar existem umas carroças que servem como táxi e você paga para ser levado ao local desejado. Eles só funcionam para territórios dentro do próprio país, ou seja, se você estiver no México você só poderá ir para cidades de lá.

Multiplayer

Red Dead Redemption cavalos

Apesar de ter sido lançado há quatro anos ainda tem muita gente que joga Red Dead Redemption on line. No multiplayer, tem quase todos os elementos que estão presentes no single player, com a diferença que não pode comprar, vender e nem domar cavalos. Mas aí você me pergunta: “como é o esquema de conseguir armas e cavalos?“. O jogador começa no nível 1 com um simpático burrinho El Senõr e conforme for subindo de nível a montaria vai aumentando de qualidade, podendo até montar em búfalos e zebras. Sim, isso é possível!

No multiplayer, o jogador pode chegar até o nível 50 e a cada nível é possível destravar armas, cavalos, personagens e títulos. Existem até personagens femininas! Atualmente estou no nível 25, com uma personagem mexicana e meu título é Half-a-Baby! Personagens que aparecem nos Estados Unidos e no México, membros de gangues, mineiros, oficiais da lei, revolucionários, entre outros, são destravados conforme for subindo de nível. As armas e munição podem ser adquiridas matando inimigos ou abrindo umas caixas brilhantes brancas que existem espalhadas em todo território. Já as caixas brilhantes verdes possuem refil de dead eye.

Uma coisa super bacana é que você pode se juntar com outros jogadores e formar uma gangue. Você pode iniciar sua própria gangue ou pedir para entrar em uma. O líder escolhe no mapa um esconderijo cheio de bandidos para invadir e todo mundo pode ir lá. Claro que não é obrigado obedecer ao líder ou se juntar a uma gangue, mas a vida fica muito mais fácil quando se tem companheiros para ajudar você, não é mesmo? Caso você morra, o personagem ressurge no local mais próximo de sua morte.

Multiplayer Red Dead Redemption

Depois de matar todos os criminosos de um esconderijo, os gamers podem votar em repetir a missão ou em concluí-la. Há também um sistema de transporte no multiplayer que pode levá-lo a uma cidade ou para o lugar marcado no mapa. O jogador também pode ser teletransportado para o esconderijo que sua gangue vai atacar. Se estiver sendo perseguido pelos homens da lei, o gamer não pode usar o transporte.

Existem diferentes tipos de salas do multiplayer: hard, normal e friedly. Nessa última, os jogadores não podem se matar, no máximo o cavalo. Existem membros de gangue que ficam atirando no cavalo um do outro para poder chegar primeiro no esconderijo e ganhar mais xp. Não acho isso legal. Pode-se ganhar XP matando os inimigos, desarmando-os ou tirando os seus chapéus. Existem bônus pela quantidade de inimigos que forem mortos num curto espaço de tempo.

No multiplayer, você pode jogar poker, participar de missões cooperativas, duelos entre gangues, competir para quem consegue pegar mais saco de dinheiro. Existe um número grande de opções de entretenimento dentro do multiplayer.

 Red Dead Redemption 2

A riqueza de detalhes em Red Dead Redemption é incrível. O jogo conseguiu retratar com precisão o Velho Oeste. Os gráficos já estão um pouco desatualizados, mas para um jogo que foi lançado há quatro anos, RDR continua super atual. A trilha sonora é um personagem à parte. É do tipo que você poderia ouvir nos filmes de faroeste e ajudam o gamer a entrar no clima. Confira aqui uma das trilhas sonoras mais tocadas. O único lado ruim são os bugs que o jogo possui, mas não é nada que atrapalhe muito. RDR tem uma estória envolvente e que faz o gamer torcer para que John Marston consiga acabar com os criminosos e recupere a sua família.

Tédio é uma coisa que não existe em Red Dead Redemption. Caso você não esteja conseguindo completar uma missão, respire fundo, mantenha a calma e vai jogar poker ou dá uma conferida no multiplayer! RDR garante horas de cavalgadas, tiroteios e diversão.

Red Dead Redemption foi lançado para Xbox 360 e Playstation 3. Os fãs ainda esperam ansiosamente uma versão para PC.

Quer mais? Assita ao trailer aqui

O que vocês acharam de Red Dead Redemption? Já tiveram a oportunidade de jogar?

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.