Olá, pessoal! Meu nome é Rany Ferraz e sou a mais nova colaboradora do Garotas Geeks! A partir de agora, farei reviews de games (novos e antigos) para vocês 😀

Minha primeira postagem será sobre Okami. Tenho uma relação de muito amor por esse game. É um jogo obrigatório para quem é fã de RPG e cultura japonesa. A primeira vez que eu joguei Okami foi no PS2, a segunda no Nintendo Wii e, por último, joguei a versão HD pra PS3. Já deu para perceber que gosto bastante dele, né?

O que me levou a jogar Okami pela primeira vez foi o gráfico maravilhoso que parece ter saído direto de uma pintura japonesa. E de fato o jogo tem muita influência da arte e mitologia do Japão e do xintoísmo. Okami é uma mistura de história super bacana, trilha sonora sensacional e belos gráficos. Considero o jogo uma verdadeira obra de arte, e olha que não digo isso para qualquer um! A técnica utilizada foi cell shading, técnica de renderização de imagens 3D para se assemelhar ao 2D. Dessa forma os gráficos ficam parecidos com desenhos animados e quadrinhos.

Sugiro que leiam o resto da postagem com essa música para entrar no clima do jogo.

Okami 3 

A História

Okami conta a história da deusa do sol Amaterasu (ou Ammy para os íntimos) e sua luta contra o mal. Tudo começa no Japão Antigo quando Orochi, o dragão de 8 cabeças, aterroriza os moradores da vila Kamiki. Eis que surge a deusa Amaterasu na forma do lobo branco Shiranui patrulhando o vilarejo. No começo, os moradores achavam que o lobo era aliado de Orochi. Até a noite do festival em que o dragão exigiu a donzela Nami como sacrifício. O guerreiro Susano, que era secretamente apaixonado pela jovem, decide desafiar o dragão. Quando o guerreiro está prestes a perder luta aparece Shinanui para protegê-lo e derrotar Orochi. O lobo acaba não sobrevivendo a batalha e é homenageado pelos moradores com uma estátua.

Cem anos depois da grande derrota alguém retira o lacre de Orochi e o liberta. A deusa do sol retorna mais uma vez na pele do lobo branco, dessa vez conta com a ajuda de Issun (o artista andarilho e pervertido) e lutar contra o mal.

Amaterasu

Amaterasu não fala, quem se comunica com as pessoas é Issun, mas ela é cheia de personalidade. O lobo se comunica através de expressão corporal, latidos, uivos e rosnados. Como deusa, é seu dever ajudar as pessoas e os animais. Cada vez que Amaterasu ajuda alguém, um animal ou a natureza, ela ganha “praise”, que pode ser utilizado para aumentar a energia ou os frascos de tinta, por exemplo. Ammy também pode livrar áreas amaldiçoadas e florescer cerejeiras (sakuras). 

Celestial Brush

Okami celestial brush

Para lutar contra as forças do mal, Amaterasu usa o Celestial Brush. Para ativá-lo, é necessário desenhar o símbolo de seu poder na tela para que ele funcione. Ammy volta fraca e sem seus poderes divinos. Cabe a ela recuperar o poder de todos os treze pincéis. Cada Celestial Brush é representado por um signo do zodíaco chinês. Com eles, a deusa pode criar bombas, elementos (como vento, água e fogo), cortar objetos ou inimigos, consertar pontes, fazer o sol ou a lua aparecerem, etc.

Os traços dos desenhos não precisam ficar perfeitos, mas precisam parecer com os originais. Se você esqueceu qual era o desenho para utilizar um determinando Celestial Brush é só dar uma olhada no menu. Confesso que tive dificuldades para fazer os desenhos no Wii mote, prefiro jogar no dualshock do PS3. Dizem que jogar no PS Move também é mais prático e rápido do que no Wii mote.

Os pincéis podem ser usados tanto dentro quanto fora da batalha para ajudar pessoas e resolver puzzles. Alguns poderes possuem upgrades bem legais, como criar até 3 bombas de uma vez ou cortar certos tipos de pedra. Para cada inimigo, Amaterasu deve usar um Celestial Brush diferente. O que torna as batalhas mais desafiadoras e divertidas. Não pense que pode usar os poderes infinitamente. Uma hora a tinta pode acabar e Ammy perde seus poderes temporariamente. Então o jogador tem que saber administrar quando e como usá-los, para não gastar toda a tinta antes que a luta acabe. Durante a batalha, os frascos de tintas enchem novamente.

O Jogo

Okami 4

Okami não é um jogo difícil, mas muitas vezes o gamer tem que quebrar a cabeça para solucionar puzzles e seguir em frente. Durante as lutas, Ammy pode pular, dar cabeçadas, correr e desviar de ataques (depois que consegue aprender essa habilidade). A deusa pode juntar o dinheiro que ganha em batalhas ou quebrando vasos (uma coisa meio Link de The Legend of Zelda) para ganhar dinheiro para comprar itens ou técnicas no dojo.

No cenário, é possível encontrar uns pergaminhos grandes flutuando e devil gates, é lá onde você encontra os inimigos mais comuns. Você pode optar em tocar nesses pergaminhos para iniciar a luta, desviar deles ou usar o celestial brush para cortá-los e evitar uma batalha. Se o lobo passar muito perto deles, os pergaminhos podem persegui-los para começar a luta. Já no caso dos devil gates, Amaterasu precisa entrar para começar a batalha. O dinheiro que você ganha depois das lutas depende do tempo e da quantidade de dano que o lobo levou. Menos tempo e menos dano significa mais dinheiro.

O jogo possui um sistema de câmeras bem legal. Durante uma batalha é possível ativar o Celestial Brush e mover a câmera para ter uma visão melhor do inimigo na hora de desenhar. Só acho o sistema um pouco confuso porque ao virar o analógico direito para cima, a câmera vai para baixo e vice-versa. Leva certo tempo para se acostumar.

Uma coisa muito interessante em Okami é um mini-game onde ela precisa procurar água num cenário cheio de obstáculos com o tempo cronometrado. Os cenários são cheios de puzzles e itens escondidos, como baús e trevos de quatro folhas enterrados. Se você acha que já explorou todo cenário, explore-o novamente, sempre pode ter uma surpresa escondida. O ideal é procurar em todos os lugares tanto de dia quanto de noite.

Dojo

Em alguns cenários, o jogador pode avistar um dojo. Dentro dele, existe um simpático e gentil mestre de artes marciais que pode ajudar Ammy a ficar mais forte. Quando Amaterasu aceita um treinamento, ele se transforma num mestre assustador! Ele ensina desde técnicas de esquiva até combos. Claro que tudo por um preço. 

Divine Instruments (Armas)

Okami celestial brush 2

É possível comprar ou ganhar os Divine Instruments para equipar o lobo, que podem ser usadas como arma principal ou secundária. Dependendo de onde for equipada, a função da arma pode mudar. O disco clássico (reflector) que Ammy começa o jogo serve de ataque como arma principal, mas como secundária vira uma espécie de escudo que o protege do inimigo. Tem também a espada (glaive) e uma espécie de corrente (rosaries), que permite ataques à distância.

Versão HD

Okami hd

Okami foi criado pelo extinto Clover Studios e distribuído pela Capcom, em 2006. O game foi lançado originalmente para PS2.

Acreditem quando eu digo que a versão HD elevou os gráficos a outro nível. Parece que a qualquer momento as folhas e flores vão sair da tela. Uma das minhas cenas favoritas de Okami é o florescer das cerejeiras, e a alta definição deixou essa experiência ainda mais surpreendente e bela. O vídeo não está em HD, mas dá para ter uma ideia.

Em meio ao avanço da tecnologia e a utilização de gráfico 3D, Okami é um game simples, porém com identidade visual única que encanta e consegue entreter tanto quanto qualquer outro. A versão HD está disponível apenas para PS3.

Okami foi lançado apenas para PS2, PS3 e Nintendo Wii.

Vale a pena?

SIM! Vale muito a pena jogar Okami! É um jogo nota 10 que deve ser jogado pelo menos uma vez na vida!

O que vocês acharam de Okami? Já tiverem oportunidade de jogá-lo em  HD?

Confiram o trailer aqui.

Bônus 1

Cosplay lindo e fofo de Okami. Fikdik para quem tem cão da raça Samoieda.

Cosplay Okami

Bônus 2

Minha case de Okami <3

Case Okami

Compartilhe: