Você tem que jogar: Heavy Rain [Review]

Heavy Rain Origami

Heavy Rain é um dos jogos que eu risquei da minha Bucket List. Sim, sou dessas que fazem lista para games, filmes e livros. O título foi lançado em 2010 (mesmo ano de Red Dead Redemption, que também estava na minha Bucket List) exclusivamente para PS3, produzido pela Quantic Dream e distribuído pela Sony. O jogo é compatível com o Playstation Move.

Heavy Rain

O quão longe você iria para salvar alguém que você ama? Essa é a premissa de Heavy Rain, um thriller psicológico que prende a atenção do gamer desde o começo do jogo.

Heavy Rain conta a história de quatro pessoas à procura do Assassino do Origami (Origami Killer), um serial killer que já matou oito crianças e está prestes a matar a nona. O assassino age durante os longos períodos de chuvas para afogar as suas vítimas e sempre deixa um origami no cadáver. Logo no começo do jogo é possível entender o porquê do título.

Abaixo um breve perfil dos personagens. Não vou aprofundar muito para não correr o risco de contar spoilers!

Personagens

Ethan Mars

Ethan Mars Heavy Rain

No começo do jogo, é um arquiteto casado e com dois filhos. Ele tenta salvar seu filho mais velho de um acidento de carro, mas o garoto acaba falecendo e Ethan fica em coma durante seis meses. Depois desse incidente seu casamento acaba e o arquiteto começa a ter apagões. Ethan passa a acordar em outros lugares e sem saber o que fez. É durante um desses apagões que seu filho mais novo é sequestrado pelo Assassino do Origami. Agora Ethan tem cinco dias para salvar o seu filho.

 Jayden Norman

Jayden Norman Heavy Rain

É um agente do FBI super high tech e viciado em drogas. Ele aparece para ajudar a polícia local a traçar o perfil psicológico e capturar o Assassino do Origami. O agente Norman usa uma luva e um óculo escuros de realidade aumentada utilizando uma tecnologia chamada ARI (Interface de Realidade Adicionada) para descobrir e analisar instantaneamente evidências nas cenas do crime como impressões digitais, pegadas, DNA, etc.

Madison Paige

Madison Paige Heavy Rain

É uma fotógrafa que paga peitinho sofre de insônia e só consegue dormir em motéis. É num desses lugares que ela conhece Ethan Mars e tenta ajudá-lo a encontrar o seu filho.

Scott Shelby

Scott Shelby  Heavy Rain

É um ex-policial asmático que agora trabalha como detetive particular. Ele inicia uma investigação por contra própria para descobrir a identidade do assassino. Shelby acaba se aliando a uma mãe que teve seu filho assassinado pelo serial killer.

O game é uma corrida contra o tempo, cheio de desafios e no melhor estilo noir. Aqui, para cada ação, existe uma reação. O jogador deve ser rápido ao escolher as respostas, porque senão o jogo escolherá por ele.

Na época que foi lançado, a jogabilidade de Heavy Rain foi considerada revolucionária por causa da grande interação entre o jogador e o game. É possível participar de ações simples (fazer a barba, cozinhar, cuidar dos filhos, sair do carro) e ações mais complexas como as de luta. Para todas as ações, o gamer deve seguir as instruções que aparecem na tela (e nunca envolve pressionar apenas um botão), que podem ser desde segurar ou apertar várias vezes um dos botões do Dual Shock e até mesmo sacudir o joystick (assim como no Wii Remote). Em cenas de luta, existe um tempo limite para acionar os botões.

Decisões heavy Rain

Os movimentos devem ser rápidos, porque isso pode ser a diferença entre a vida e a morte de um personagem. Ninguém está a salvo! Tanto que Heavy Rain possui vários finais de acordo com as suas escolhas e o jogador ganha um troféu se todos os personagens continuarem vivos no final do jogo. Ou seja, isso leva a um alto nível de tensão!!! Estava super relaxada (na medida do possível) jogando, até que fui dar uma olhada nos troféus e dei de cara com esse que você ganha se todo mundo sobreviver.

A história é contada em capítulos e a cada capítulo o jogador controla um personagem diferente. O jogo é salvo automaticamente, mas é possível refazer os capítulos caso queira mudar o rumo das histórias.

Uma coisa bastante legal no jogo é que é possível ler o pensamento dos personagens. Dessa forma, sabemos o que eles estão sentindo e também serve como dica para saber a ação que o personagem deve fazer.

Pensamentos de Jayden Norman

Pensamentos de Jayden Norman

O gráfico e o som tentam ser os mais realistas possível. Principalmente o áudio nas cenas de chuva (que são constantes). O gráfico na tela de loading dá um close no próximo protagonista que vai entrar em ação, chegando  a mostrar cada detalhe dos poros do rosto, e o menu é cheio de gotas de chuva. Já o roteiro é digno de um filme noir e é um dos grandes trunfos de Heavy Rain.

Jayden Norman usando ARI para investigar

Jayden Norman usando ARI para investigar

Pontos Negativos

Infelizmente, Heavy Rain tem seus pontos negativos. O primeiro é a falta de mobilidade da câmera. Senti muita necessidade de controlar a câmera para explorar melhor os elementos dos cenários. Prejudica um pouco na hora de investigar uma cena de crime ou dar uma vasculha no cenário.

O segundo ponto negativo é a péssima movimentação dos personagens. Eles são extremamente “duros”. É como se você quisesse movimentar alguém que não quer se mover. Isso faz com o personagem passe direto de um ponto que você queria investigar. Tive vários momentos de raiva frustração por causa disso.

heavyrain

Heavy Rain possui um grande poder de absorção e interação com o jogador. É o tipo de game que deve ser jogado sem interrupções e com calma, já que exige grande atenção aos diálogos e tomar decisões rápidas.

Assistam ao trailer para vocês verem o nível de tensão do jogo!

O game tem um grande poder de reflexão! O que vocês fariam no lugar de Ethan, Jayden, Madison e Scott? Você é facilmente envolvido pelas histórias dos protagonistas e a atmosfera do jogo. Quando você menos espera, já está torcendo para que o assassino do Origami seja capturado logo e que a criança seja salva. Heavy Rain deveria entrar na Bucket List de vocês também!

Alguém aqui já teve a oportunidade jogar Heavy Rain? O que vocês acharam?

 

Bônus da zueira
choclaterain

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.