Você ficará encantado ao ver como pessoas com Daltonismo enxergam o mundo

daltonismo

Aproveite e faça o teste para saber se você é Daltonico ou não.

O daltonismo, apesar do nome em inglês ser color blindness, não significa que as pessoas vejam o mundo em preto e branco. Na verdade, mais de 99% de todas as pessoas daltônicas podem ver cores, mas de uma forma um pouco mais distorcida. Devido a isso, o termo “deficiência visual de cor” (DVC) é considerado mais preciso. De acordo com o site color-blindness.com, especialista no assunto, cerca de 0,5% das mulheres (1 em cada 200) e 8% dos homens (1 em cada 12) sofrem de algum tipo de DVC. A grande maioria é homem devido ao fato do daltonismo estar ligado ao cromossomo “X” e as pessoas do sexo feminino têm 2 cromossomos “XX” ou seja, é mais comum uma pessoa apresentar a doença quando se têm apenas um gene expresso (no caso dos homens, o XY). Existem muitas variações de deficiência visual no contexto, como a Deuteranomalia (que torna tudo um pouco desbotado), a Protanopia (que faz tudo parecer um pouco verde), a Tritanopia (as cores ficam em tons rosa e esverdeado) e apenas cerca de 0,00003% da população mundial sofre de daltonismo total (monocromia ou acromia, ou seja, enxergam somente preto, branco e muitos tons de cinza).

Essa imagem é a visão que uma pessoa normal tem das cores

Essa imagem é a visão que uma pessoa normal tem das cores

O tipo mais comum de daltonismo é chamado deuteranomalia. Cerca de 4,63% dos homens e 0,36% das mulheres têm este tipo de deficiência de visão em cores, muitas das quais nem sequer percebem. Pessoas com Deuteranomalia vêem uma paleta de cores menos radiantes, especialmente quando se trata de cores como verde e vermelho.

Essa imagem mostra como a pessoa que tem Deuteranomalia vê as cores. A impressão que temos é de que as cores são menos "saturadas"

Essa imagem mostra como a pessoa que tem Deuteranomalia vê as cores. A impressão que temos é de que as cores são menos “saturadas”

Quando alguém tem protanopia, todos os tons de verde e vermelho são bastante desbotados e, às vezes, dependendo da tonalidade, não são distinguíveis, enquanto tons amarelo e azul parecem não afetados. Cerca de 1% dos homens apresentam este tipo de DVC.

Os tons de vermelho e verde não são distinguíveis e se mostram em tons amarronzados

Os tons de vermelho e verde não são distinguíveis e se mostram em tons amarronzados

As pessoas com tritanopia veem cores com um tom de verde e rosa. É uma forma muito rara de daltonismo e acredita-se que afetam apenas 0.0001% de homens e mulheres.

Essa imagem mostra como a pessoa com Tritanopia enxerga as cores. Bem diferente, não?

Essa imagem mostra como a pessoa com Tritanopia enxerga as cores. Bem diferente, não?

Daltonismo total ou monocromia, é a forma mais rara de deficiência de visão de cor. As pessoas com essa deficiência, só enxergam em preto e branco, mas estima-se que apenas 0,00003% da população mundial são afetados por essa condição específica.

No Daltonismo total as pessoas afetadas não conseguem distinguir nenhuma cor, sendo que as imagens se mostram somente em preto e branco

No Daltonismo total, as pessoas afetadas não conseguem distinguir nenhuma cor, sendo que as imagens se mostram somente em preto e branco

Veja abaixo alguma imagens comparativas dos diferentes tipos de Deficiência Visual de Cor:

Pugzinho correndo pelo campo de flores <3

Pugzinho correndo pelo campo de flores <3

Noite na cidade

Noite na cidade

Semáforo de trânsito

Semáforo de trânsito

Cabelo arco-íris <3

Cabelo arco-íris <3

Araras

Araras

Nyan Cat *.*

Nyan Cat *.*

Tomatinhos

Tomatinhos

Frida Kahlo

Frida Kahlo

Os Simpsons

Os Simpsons

O daltonismo não tem cura, mas alguns anos atrás acidentalmente descobriram que os óculos inventados para proteger a visão dos médicos em cirurgias a lazer faziam com que os daltônicos distinguissem as cores que desde nascença eles não enxergavam. Desde 2012, os óculos da EnChroma estão no mercado, disponíveis também na versão infantil.

Veja abaixo um vídeo que mostra o impactante momento em que essas pessoas enxergam as cores pela primeira vez na vida:

Legal, né? Deve ser muito emocionante ver o mundo de uma forma diferente da realidade que estamos acostumados.

Caso as imagens mostradas anteriormente pareçam todas no mesmo tom para você, existem alguns testes que encontramos facilmente na internet para tirarmos essa dúvida, como o teste de Ishihara que mostra alguns números dentro de círculos e as pessoas com diferentes graus de Daltonismo não conseguem enxergar a numeração correta.

Faça abaixo o teste e descubra se você enxerga todas as cores:

Quem escreve? Barbs_

Otaku, metaleira, esquisita. Gosta de Inuyasha e de uma boa cerveja. Especialista em Zelda. Fã de HQ's e Tolkien. Ama queijo e batata frita. Sofre um pouco de fobia social e prefere ficar em casa lendo e assistindo séries. Estabanada, um pouco ogra e jogadora de Roller Derby. Veterinária e estudante de Quenya nas horas vagas.