Utilidade pública: emulador de controle de xbox (pra aquele seu controle chinês que não funciona)

xbox-generico

Não tá fácil pra ninguém né?
Descolar os plaques de 100 e comprar as coisas bacanudas não é pra qualquer um. Eu mesma antes de realizar o sonho controle de Xbox próprio usava um XING LING e ele funcionava bem com o emulador de SNES mããããããããns… nada de funcionar com jogos mais atuais então aqui vai um tutorial feito pelo Raj Wraith do Umnotablogger.
Testado e aprovado pelo meu amigo Leo (vlw pela dica)!

Esse da foto até que tá bonitinho, eu comprei um mais feio ainda na Pagé

 

Mas por que que os controles genéricos não funcionam? 🙁

O problema é com as APIs.
Os controles genéricos e antigos usam DirectInput e os controles de Xbox e games atuais reconhecem apenas as XInput APIs.
Entendeu alguma coisa? é nem eu. Mas o fato é que os jogos a partir de 2003 trabalham com XInput e os controles genéricos não :/

Pré requisitos / Download

Para emular o seu controle genérico, você precisa primeiro puxar esse software aqui: XBOX 360 Controller Emulator 2.0.2.156


Extraia a pasta e você vai encontrar o programa dentro como observado na imagem.

Coloque o programa no lugar certo

Nesse tutorial, os jogos utilizados como exemplos são Dirt 3 e Fifa 12

A pasta onde o dirt3_game.exe tá

A pasta onde o fifa.exe tá


Na imagem, o programa x360ce já é copiado na pasta onde o dirt3_game.exe tá e na pasta onde o fifa.exe tá.
Importante: tem que ser na pasta onde o jogo executavel esta, o .exe do JOGO, caso contrário não irá funcionar.

Conecte o seu controle xing-ling no PC e abra o x360ce

Após abrir o programa ele irá perguntar para criar certos arquivos (x360ce.ini and xinput1_3.dll) e também a permissão pro aplicativo procurar pelas configurações necessárias, clique em aceitar.

Verifique se o aplicativo achou a fonte certa do jogo.

Após o programa encontrar a configuração correta aparecerá a imagem a seguir COLORIDA. Isso significa que o jogo reconheceu o controle.

Se estiver em preto e branco significa que OU você colocou o x360ce no lugar errado OU que o jogo não aceita gamepads OU você tá com o teclado numlock ligado.
Alguns jogos não aceitam gamepads, nem os originais quanto mais o piratex, antes de começar o ideal é que você abra o jogo e verifique se existe a opção de gamepads.

Ajuste os botões certos nos lugares certos

Na maioria das vezes os botões ficam errados, felizmente o próprio emulador já oferece uma solução fácil. Tudo que você precisa fazer é corrigir cada botão e ir apertando record.

A maior parte dos jogos irá procurar por um arquivo xinput1_3.dll, alguns jogos irão procurar outros. Para ajudar o jogo a achar a dll certa vá na aba options e selecione uma das 3 opções, talvez você também precise mudar o InputHook Mode para deixar tudo certinho. Isso aqui não é um tutorial, tá mais um guia, os ajustes são por tentativa e erro mesmo.

Jogos diferentes podem dar problemas diferentes, qualquer dúvida tem a wiki do x360ce wiki e aí você faz as mudanças de acordo com as instruções lá.

Observações finais

Apesar do controle baratinho ser bem atraente o melhor é comprar logo o controle xBox original.
Controles genéricos normalmente não tem sensibilidade a pressão, o que pra jogos de corrida é essencial.
Mas vai que você tem visita em casa? pelo menos um controle ruim a visita tem que ter né? 😉

Lembrando que esse tutorial não é imbatível, existem jogos que nem o emulador pode ajudar, mas ele quebra um galho pra vários… incluindo: Battlefield 3, Batman Arkham City and The Elder Scrolls IV: Skyrim. O negócio é ter perseverança!

Jogos da Valve

Confirmado que os jogos da Valve funcionam com o x360ce , entretanto eles não são configurados para o gamepad por default.
O programa tem que ir na mesma pasta do jogo, ou onde tem o arquivo inputsystem.dll (as vezes não é onde tem o exe do jogo).

Fontes: Umnotable Blog // x360ce Wiki

Quem escreve? Babs

Paulistana, nanica, nerd e editora de vídeo. Gosta de gadgets super hightechs, mas seu brinquedo favorito é o Cubo mágico. Casada com um Alienware (foi amor ao primeiro frame da nVidia), vive competindo com a equipe pra ver quem dorme por último, e sempre ganha porque afinal de contas dormir não dá XP nem upa skill.