A gente já previa que isso ia acontecer…

O Tumblr, site que costumava ser o lar de todos os tipos de fandom e agora é um pouco mais que uma piada, foi vendido para o Automattic (site que possui os direitos do WordPress) pela Verizon por menos de 3 milhões de dólares. Para esclarecer totalmente o peso dessa venda, é só lembrar que quando o Yahoo comprou o site pela primeira vez, eles o compraram por 1,1 BILHÃO de dólares. É…

A Verizon comprou o Tumblr em 2017. Mas daí eles fizeram uma escolha bastante controversa proibindo todo o conteúdo adulto do site em dezembro de 2018 (lembram dos memes sobre mamilos femininos? poisé) e o tráfego do site despencou, como resultado. No entanto, o Automattic não parece que vai reverter qualquer proibição estabelecida pelos proprietários anteriores.

O diretor executivo da Verizon Media, Guru Gowrappan, divulgou uma declaração dizendo o seguinte:

O Tumblr é uma marca que deu início a movimentos, permitiu que verdadeiras identidades florescessem e tornem-se o lar de muitas comunidades criativas e fandoms. Estamos orgulhosos do que a equipe realizou e estamos felizes por ter encontrado o parceiro perfeito na Automattic, cuja experiência e histórico vão desbloquear novas e animadoras possibilidades para o Tumblr e seus usuários.

Em 2019, o Tumblr pode parecer uma brincadeira que se prolongou por muito tempo para aqueles de nós que sobreviveram a vários fandoms malucos e vários discursos absurdos que saíam diretamente do inferno  para a Terra (incluindo um perguntando se o roubo de túmulos era ruim), mas no período 2010-2016, foi a fonte da cultura de fandom. Como o Livejournal recusou abrigar esse tipo de coisa, muitos fãs correram para o Tumblr para construir comunidades de fandom. Havia o bom, o ruim e o bizarro, mas todos fazem parte da história do fandom, da mesma forma que os zines e os arquivos de fanfics online também são.

É claro que o impressionante preço de venda do Tumblr pipocou o maior número de comentários possíveis após a notícia ter sido divulgada.

De certa forma, é um pouco triste ver as notícias sobre o Tumblr sendo uma perda de 900 milhões de dólares. Eu ficava enojada com algumas partes da cultura de fandom lá, e ao mesmo tempo que tenho muitas memórias não tão boas, eu tenho muitas boas lembranças de fandoms ótimos que nasceram lá também. E ele ainda era um pouco um centro de atividade de fãs, mesmo que outras plataformas tenham atraído usuários nos últimos anos, especialmente depois do banimento da pornografia.

Ninguém sabe o que vai acontecer com o site daqui para frente, mas as memórias vão continuar.


Texto traduzido e adaptado do TheMarySue.

Compartilhe: