Tudo sobre as Partidas Competitivas de Overwatch

capadestaque

Quem aí também está se aventurando no mundo competitivo do Overwatch? Ainda não tentou? Quando será que vale a pena começar? É muito importante pensar em algumas questões antes de iniciar uma partida dessas. Se você já sabe como este modo funciona, vá para a segunda página onde darei as dicas com o que aprendi jogando ao longo dessas três temporadas!

competitivo

Mas por que entrar em uma Partida Competitiva?

Bom, primeiro é importante saber o que é esse modo de jogo! Overwatch é um jogo que foi feito para ter um cenário competitivo e não demorou muito tempo para aparecer suas temporadas (seasons) com ranking entre jogadores.  Esse modo de jogo é liberado assim que o jogador chega no level 25. Atualmente as classificações funcionam dessa maneira:

classificacao

Como podem ver, embaixo de cada classificação tem uma quantidade de pontos de habilidade (skill ratings, famoso SR). Para definir seu nível primeiro tem que passar por 10 partidas onde você será avaliado jogando contra vários jogadores com níveis de habilidades diferentes. No final desse teste você terá seus pontinhos definidos e a sua classificação inicial. Essa classificação pode aumentar! Quando se ganha uma partida você recebe pontos de habilidade e assim que chega em outro tier, seu patamar muda *e o ícone também!*.  Jogadores que estão no patamar Master e Grandmaster não podem ficar uma semana sem jogar o modo competitivo senão perderam pontos por dia e o seu ícone alcançado. Do Diamond para baixo, o ícone se mantém – mesmo que você não esteja mais entre os pontos 3000-3499.

icone

nas partidas competitivas o seu level troca pelo ícone do seu tier! sou prata porque sou level 600+ hehe! *vício*

Todos esses pontos e classificações são para que o jogo gere um balanço entre jogadores. Em um mundo ideal, você sempre será pareado com pessoas com a mesma média de pontos nos dois times. Isso acontece bem em horários com muita gente online ao mesmo tempo, porém se você for jogador que entra em horários não muito convencionais, pode acabar caindo em partidas desbalanceadas. A Blizzard ainda não se manifestou sobre essa questão oficialmente, mas estão de olho para melhorar o jogo a cada temporada como tem acontecido 🙂

Outro ponto que não podemos esquecer é que os jogadores só podem fazer um time se estiverem com até 1000 pontos de diferença entre seus pontos de habilidade, a não ser que seja Master e Grandmaster, esses dois diminuem a diferença para 500 pontos. Ou seja, se você é Bronze não poderá jogar com seu amigo Diamond.

Qual a diferença entre o Jogo Rápido e o Competitivo? São só classificações?

Não é tudo só sobre classificações e ranking. As partidas competitivas são levadas “mais a sério”, ou seja, tem regras e os modos de jogo funcionam de formas diferentes.

Em mapas híbridos de ataque e/ou escolta (Gibraltar, Hollywood, Eichenwalde, Rota 66, Hanamura, Volskaya, Dorado, Numbani e Anubis) o jogo tem rounds por banco de tempo, ou seja, é possível que jogue o ataque e a defesa mais de uma vez cado os dois times peguem o mesmo número de pontos. É bem raro mas acontece o empate quando os dois times pegam a mesma quantidade de pontos com o tempo expirado.

lados

Já os mapas de controle (Torre Lijiang, Ilios, Nepal e Oásis) *meus favoritos*, o sistema é diferente do Jogo Rápido porque é melhor de 5 ao invés de melhor de 3. Dessa maneira os times necessariamente jogarão todos os objetivos de cada mapa. Por isso os jogos acabam ficando um pouco mais longos e emocionantes hehe!

Além desses modos serem um pouco diferentes, tem a penalidade por abandono de partida. Nos Jogos Rápidos ao abandonar uma partida (sair no meio dela) você perde 75% de xp, mas o jogo consegue colocar outro jogador no seu lugar para completar sua vaga na partida. Já no modo competitivo… se você sair é ruim para o time todo! Todo mundo que está no seu lado tem menos chance de ganhar pois não entra nenhum jogador no seu lugar e cada derrota significa perda de pontos de habilidade.  Além disso, você leva penalização de ficar alguns minutos sem jogar e, caso aconteça mais vezes esse tempo vai aumentando até que em um momento você é banido de toda temporada. “Ah mas e se minha luz ou internet cair?” Sinto muito 🙁 ! Vai levar penalização ainda assim. Por isso não jogue caso sua conexão esteja instável, além de se prejudicar, você acaba com o joguinho dos coleguinhas. Se você ficar inativo ou cair antes da partida começar ou até os primeiros dois minutos, o jogo é cancelado e todos ficam felizes.

E o que eu ganho em uma Partida Competitiva por jogar na temporada?

Toda temporada tem seu ícone, spray e pontos competitivos! O ícone e o spray você ganha só de participar e tem a versão animada caso você chegue no top500 do servidor.

animatedtop500

Os pontos competitivos servem para você comprar a tão adorada arminha dourada do seu personagem 😀 !! É basicamente o “dinheiro roxo” do jogo. A arma não tem nada de diferente em gameplay, é só estética mesmo ~bragging rights~.

arminhagif

Finalmente cheguei no level 25 mas estou com medo de começar! E agora?

Minha dica é se sentir seguro antes de começar uma partida competitiva, ou ir com algum amigo junto se isso te ajuda a ficar mais calmo. Se começou agora e ainda não entende ou experimentou todos os personagens, é bom dar uma jogada a mais! Alguns jogadores dizem que é saudável começar pelo menos no nível 50, assim sua noção de jogo aumenta bastante e já é certo que conhecerá todos os mapas e o que cada personagem faz. Principalmente se você for uma pessoa muito competitiva, pode ser frustrante começar com os rankings iniciais (bronze, prata e ouro). Mas lembre-se que tudo é um aprendizado! Overwatch foi meu primeiro jogo FPS (first person shooter), não sei tudo que devia saber ainda, mas sinto que a cada season eu aprendo mais e melhoro mais 😀 !

Na próxima página darei dicas de como sobreviver ao modo competitivo de forma eficiente.

Quem escreve? Luiza (Batata)

Ilustradora e co-fundadora do 2Minds! Co-autora da HQ independente Plumba. Apaixonada por pintura. Dona de dois maine coons gordos, adora Sailor Moon, jogos de tabuleiro, música instrumental, pintar as unhas sozinha, doces e jogar...DIABLO 3 e OVERWATCH \../,