Tudo sobre a mais nova rede social: O Google +

Saiba tudo sobre o Google +, a nova aposta do Google!

O Google + veio pra substituir o Facebook? Ele vai ser o “novo Orkut”? O Google vai abandonar o Orkut?

Isso e muito mais é o que se tem falado sobre o Google +, a rede social do Google, aparentemente a nova aposta da empresa. O assunto é o maior fervo no Twitter, sites de notícia e etc.
Pra quem ainda não tá sabendo, ontem o Google divulgou um hotsite “Projeto Goolgle +” (pronuncia-se “plus”), uma proposta para, segundo a empresa, “consertar o compartilhamento online nas redes sociais”.
Sim, isso é uma BELA cutucada (pegou a piadinha?) no Facebook! Olha só o que está escrito no hotsite do projeto:

“A necessidade de se conectar com os outros é um dos instintos mais básicos dos seres humanos. Com um sorriso, uma risada ou com um aceno nos conectamos com os outros todos os dias. […]
Desta forma básica e humana, o compartilhamento on-line é inadequado. Ou até mesmo quebrado. E queremos consertá-lo. […]
Nem todos os relacionamentos são criados igualmente. Compartilhamos uma coisa com um colega de trabalho, outra com nossos pais e quase nada com nosso chefe. O problema é que os serviços on-line de hoje transformam amizades em fast food: embrulhando todo mundo com a embalagem “amigos”. Assim, o compartilhamento torna-se prejudicado.”

O objetivo principal do Google + é ajudar o usuário a organizar seus grupos de amigos e compartilhar o que é indicado para cada um deles. Porque você não vai querer que seu chefe saiba das suas bebedeiras e de suas reclamações, né?
Pelo o que parece, o Google + veio para tentar aproveitar os erros do Facebook e ganhar usuários com isso.
Por enquanto só pode entrar quem recebe convite (Orkut anos 2000 feelings), e eu que não sou boba nem nada fui mendigar o meu para poder mostrar TUDO pra vocês! \o/

A interface não tem nada de surpreendente. É o velho estilo “menos é mais” do Google que já estamos acostumados. Nada de fundos coloridos e estampados como odiávamos víamos no Orkut.
Na minha opinião, o funcionamento poderia ser mais intuitivo, coisa que não acontece. Assim como foi a adaptação ao Facebook, acho que é só uma questão de costume e de acompanhar os botões de navegação.
Dá só uma olhada no print que eu tirei pra vocês e percebam as indicações:

O principal destaque do Google + é o sistema “Círculos”, que permite ao usuário adicionar amigos aos círculos (que servem como uma espécie de grupo) para compartilhar informações. Segundo o hotsite, “descobrimos que as pessoas já usam os círculos da vida real para se expressarem e para compartilhar de forma precisa com as pessoas certas. Assim, fizemos o mais lógico: trouxemos os Círculos para o software. Simplesmente crie um círculo, adicione pessoas e compartilhe novidades”.
Dê uma olhada no vídeo que explica o tal recurso:

Além dos Círculos, o Google + traz um novo recurso chamado Sparks, que parece ser bem parecido com o botão “Curtir” do Facebook. Com essa ferramenta o usuário pode adicionar seus interesses, receber informações sobre elas no seu feed do Google + e compartilhá-las com seus amigos dentro da rede social. Para compartilhar, entra em cena o botão +1, que é uma abreviação para “você deveria conferir isso”. Quando você clica no botão, quer dizer que recomenda aquela informação e está publicando ela no feed do Google + dos seus amigos.

Mas a maior novidade nessa nova aposta do Google é o recurso Hangout, que permite aos usuários realizarem videoconferências com seus círculos de amigos! Uma inovação dentro das redes sociais.

Por fim, o Google + também oferece chats individuais ou em grupo, e aplicativo para smartphones (incluindo Android!) com opções de upload de fotos, geolocalização, e muito mais!

Mas e o falido Orkut do Google? Segundo a empresa, “o Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para o Orkut quanto para o projeto Google+, pois ambos são muito importantes para os usuários. Acreditamos que a web se tornará cada vez mais social. Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis.”
Mas, convenhamos que, se o Orkut tivesse tão bem sucedido assim o Google não estaria investindo no Google +, né? =S
O Orkut está morrendo aos pouquinhos e talvez não demore muito para ele dar o último suspiro. (vá dizer que você se lembrou de abrir seu Orkut hoje?)
O Google parece estar apostando boas fichas no Google + e quer ensinar seus usuários a entender melhor o seu funcionamento e utilidade. Diferente do que aconteceu com o Google Wave que até hoje muita gente ainda não entende pra que serve.
Posso dizer que estou curiosa para conferir o futuro do Google +, mas ainda não me arrisco a dizer que irá cair no gosto do público, pois não é qualquer coisa que vai ameaçar os 750 milhões de usuários do Facebook.
Para quem também está curioso, pode solicitar o seu convite aqui e esperar até liberarem mais uma leva de permissões.
Ou fique de olho na sua timeline no Twitter, muita gente que já tem o convite e pode te enviar!
E vocês, o que esperam dessa nova empreitada do Google, hein? (:

Quem escreve? Tammy

Jornalista, pedreira, uma das fundadoras do Garotas Geeks e desbravadora de indie games. Muda a cor do cabelo 1 vez por mês, é a encarnação humana do Snorlax e faz cospobre de Pikachu nas horas vagas. Me encontre em qualquer lugar com o @tammynhoca :)