Muitas novidades!

O anúncio de um novo jogo da franquia Pokémon é um evento que sempre balança a forma do mundo que conhecemos. Muitas amizades correm enorme risco na escolha de um novo Pokémon inicial, e a cada nova revelação, o imaginário dos treinadores se agita como nunca antes.

Porém, enquanto a internet se agita por causa de Wooloo, essa expressão máxima da fofura e vontade de apertar, várias outras informações sobre os mais novos jogos da Big N foram divulgadas no último Direct da Nintendo. E se vocês perderam alguma delas, nós resolvemos reunir tudo que já sabemos sobre os jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield neste post.

Região de Galar

O próximo jogo da franquia Pokémon acontecerá em uma região cuja cultura é baseada no Reino Unido. A mais distinta característica da região de Galar é que as batalhas Pokémon são a forma mais popular de entretenimento. Imaginem a Europa e partidas de futebol, exceto que agora os nomes são Galar e Batalhas Pokémon. As lutas ocorrem em gigantescos estádios e são transmitidas para milhares de NPCs galarianos pela televisão.

Espalhadas pela região de Galar, estão as “Wild Areas” (Áreas Selvagens). Essas zonas parecem compreender toda a região não-urbana da região, e são os melhores lugares para encontrar Pokémon selvagens, e seu sistema de alteração de clima garante uma boa variabilidade de criaturinhas a serem encontradas. Do ponto de vista geográfico, a região de Galar também não decepciona, apresentando uma enorme variedade de biomas e terrenos, que vão desde montanhas nevadas e planícies verdejantes até florestas cobertas de névoa. O último trailer apresentou algumas ruínas a serem exploradas, mas ainda não sabemos o quão significativas serão.

Assim como em Ryme City, no filme Detetive Pikachu, os Pokémon parecem ter um papel central no dia-a-dia da sociedade galariana, trabalhando em atividades rotineiras.

Imagem: Game Freak

Novos Pokémon

Woohoo! Todos amamos o Wooloo <3 Wooloos, como qualquer pessoa ou criatura razoável, buscam por estabilidade. Eles têm medo de conflito e saem rolando em bolinhas de fofura quando se sentem ameaçados. Talvez não sejam os melhores candidatos para uma batalha Pokémon, mas sem dúvidas são os melhores candidatos a conquistar os nossos corações. Quaisquer semelhanças com outros pokémon ovelhinha, como Mareep, não passam de coincidências!

Imagem: Game Freak

Já foram revelados também os três pokémon iniciais: Grookey, o arteiro Pokémon do tipo grama; Scorbunny, o coelhinho de fogo cheio de energia; e Sobble, o tímido Pokémon do tipo água. Ainda não temos notícias sobre suas evoluções, mas estamos todos rezando para que Scorbunny não seja mais um a se tornar em Pokémon lutador.

Imagem: Game Freak

Outro Pokémon relevado é o tipo Metal/Voador, Corviknight, utilizado como meio de transporte Pokémon na região de Galar.

Imagem: Game Freak

Temos também dois bons garotos como nossos Pokémon Lendários: Zacian é o mascote de Pokémon Sword, e pode ser visto carregando uma espada em sua boca; Zamazenta é o representante de Pokémon Shield. A principal dúvida até o momento é se Zacian é capaz de soltar a sua espada.

Ainda fomos apresentados a alguns outros pokémon, como Gossifleur e Eldegoss, família evolutiva do tipo planta, e Drednaw, o Pokémon Mordida. A demo apresentada durante a E3 nos presenteou ainda com mais duas criaturinhas: o adorável Yamper, um cachorrinho do tipo elétrico e o endiabrado Impidimp, pokémon dos tipos Fada e Noturno.

Novos Personagens

Outras informações apresentadas até agora são a respeito dos personagens que encontraremos espalhados por Galar.

O Campeão de Galos. Imagem: Game Freak.

Em Pokémon Sword e Shield, teremos novamente uma Professora Pokémon, algo que não víamos desde Unova. A Professora Magnolia será também a primeira mulher idosa a assumir o papel de orientar as jovens mentes de treinadores Pokémon.

Também foi revelado no último trailer o Campeão Regional Pokémon de Galar: Leon. O treinador, que nunca perdeu uma batalha pokémon, tem ganhado também muitos corações desde a sua revelação.

Seu irmão mais novo, Hop, será um dos rivais do protagonista do jogo, e pelo menos sua relação com as roupas parece ser menos conturbada que a do seu irmão.

Outros personagens revelados pela Direct foram o Líder de Ginásio do tipo Grama, Milo (que apesar de não ter nariz na arte oficial, nunca faltou a um dia na academia) e Sonia, a neta da Professora Magnolia e aparentemente sua assistente. Durante a E3 conhecemos ainda a maravilhosa Nessa, Líder do Ginásio do tipo água.

Imagem: Game Freak

Novas mecânicas

Uma pequena, mas importante mudança é o fato de que teremos uma câmera móvel em terceira pessoa pela primeira vez nos jogos. Apesar disso, trata-se de uma significativa diferença em relação aos jogos anteriores, que sempre adotaram uma câmera fixa superior ou oblíqua. Com isso, os jogadores poderão explorar as vastas áreas do jogo encontrando, inclusive, pokémon enquanto estiverem nas Áreas Selvagens. A visão dos pokémon interagindo em seus habitats naturais é muito legal, e aparentemente eles também terão diferenças de tamanho, de maneira similar a Pokémon Let’s Go. Isso no entanto não excluirá a mecânica de encontro Pokémon na grama alta, característica marcante da franquia.

Além disso, a mecânica mais chamativa da nova geração já tem nome: Dynamax. Mega evoluções, Z-Moves… O que mais faltava? Que tal pokémon gigantes? Essa mecânica transforma pokémon comuns em versões gigantescas, de forma similar a um Kaiju. Quem nunca sonhou em simular uma batalha entre Godzilla e Mothra em Pokémon? Seu sonho pode se realizar. Em uma batalha, Dynamax pode ser utilizado apenas uma vez e durará três turnos até que seu Pokémon retorne ao tamanho original. Seus ataques também são substituídos por versões massivas dos originais, intitulados de “Max Moves”.

E pokémon em Dynamax também aparecerão em novos eventos: Max Raid Battles. Similares às batalhas de Reide de Pokémon GO, os jogadores se reúnem em grupos (seja local, online ou com NPCs) para enfrentar Pokémon em Dynamix que continuam gigantes durante toda a batalha, além de poderem atacar diversos adversários por turno. Aparentemente, esses Pokémon possuem alguma ligação com esses monumentos que emanam pilares de luz vermelha, então não vá tropeçar em algum deles por acidente. As batalhas terão um limite de 10 turnos e cada jogador poderá usar somente um Pokémon.

De acordo com a transmissão da Nintendo, alguns pokémon somente poderão ser capturados desta forma e os monstrinhos disponíveis nessas Reides dependerão do clima e horário da batalha.

Aparentemente, os Z-Moves e Mega Evoluções poderão não aparecer no mais novo jogo da franquia, assim como a National Pokédex, o que ainda resta ser de fato confirmado.

Novas Tecnologias

Também foram revelados pelos trailers do jogo a existência de um “bracelete Dynamax”, aparentemente necessários para que os treinadores possam ativar o “modo” Dynamax de seus pokémon, mas ainda não temos informações a respeito disso.

Imagem: Game Freak

A Pokédex deste jogo também será um Rotom, que fará parte de seu “Rotom Phone”. Ele poderá “aprimorar” também sua bicicleta, para que você possa se mover mais rapidamente e até mesmo para que possa passear sobre a água. Aparentemente, não precisaremos de “HMs” ou de Pikachus voando com o auxílio de balões. Basta pegar sua bicicleta ou ligar para o serviço de táxi aéreo Corviknight.

A personalização dos personagens estará disponível novamente, e você poderá escolher o gênero, cor de pele e cabelos do seu treinador no início do jogo. Apesar de ainda não haver a confirmação oficial da personalização de vestimentas, ela também deverá estar disponível no jogo, já que treinadores com diferentes roupas podem ser vistos nos trailers dos jogos.

Pokémon Sword e Shield serão lançados para o Nintendo Switch no dia 15 de novembro deste ano.


Texto traduzido da Polygon.

Leia mais sobre Pokémon aqui.

Compartilhe: