Trilha Sonora da Semana: Journey

journey_destaque

Conheço muitas pessoas que já jogaram Journey. Todas elas se apaixonaram pela trilha sonora.

Há um tempo, dei motivos para que as pessoas jogassem Journey e venho apelar para isso mais uma vez. Desta vez apresentando um outro lado do game.
Se você não teve a oportunidade de jogar Journey, não deve conhecer sua trilha sonora – Ou até deve, porque ela é bem famosa. Pois bem, venho apresentar essa obra de arte criada por Austin Wintory.
Para início de conversa, devo garantir que essa trilha sonora vai arrepiar até os pelos da sua nuca, afinal, não é a toa que ela foi nomeada ao Grammy, algo que foi considerado um marco para a história dos jogos, afinal, foi a primeira indicação deste ramo em 55 anos.

Não é possível não ter momentos de reflexão, calma e até relaxar enquanto ouve essas músicas. Elas são suaves, parece que fazem você flutuar. O sentimento de se jogar Journey, de ver a arte e a paisagem enquanto as músicas vão se passando é inexplicável. Outro ponto de destaque é a participação da violoncelista Tina Guo fazendo alguns dos solos. (Se você ainda não conhece o trabalho dela, vale a pena conferir o canal.)
Essa OST foi a causa de impacto na vida de muitas pessoas, principalmente para quem joga – Não que não seja emocionante apenas ouvir. Como eu falei no post sobre o jogo, ele traz muitos sentimentos à tona, ele te prende e não deixa que você largue o controle do PS3 até terminar sua jornada.

journey1

No site do compositor, podemos encontrar relatos dos ouvintes:

“I can’t really pick a favorite song just as I can’t pick a favorite point in the game itself. The sense of wonderment from the beginning, sliding down the sands, climbing the mountain…they’re all too perfect. Favorite track: Nascence.”

Eu realmente não posso escolher uma música favorita, assim como eu não posso escolher um ponto favorito no jogo em si. O sentimento de admiração desde o início, deslizando as areias, escalando a montanha… São todos muito perfeitos. Música Favorita: Nascence. (Stuart Campbell)

As vezes acho que é meio inexplicável a admiração por Journey e vendo esses comentários, sinto a mesma coisa em relação aos outros ouvintes. Escolher uma música favorita pode se tornar uma tarefa meio difícil de se cumprir, são todas muito bem trabalhadas, afinal.
Por mais difícil que seja, tenho que destacar Apotheosis, que é a minha favorita. Ela é envolvente e emocionante. Não tenho palavras que expliquem essa música:

Este casamento da trama do game a da trilha sonora foi o que fez de Journey o melhor e mais bonito jogo que eu tive a oportunidade de jogar.
Ouça todas as 17 músicas a seguir:

Espero que todos que ouvirem essas músicas tenham as mesmas sensações boas que eu e os outros admiradores dessa arte temos. Não esqueça de contar pra gente o que você achou 😀
E se você realmente se interessou e quiser, pode comprar aqui.

Quem escreve? Isabela

Futura publicitária, apaixonada por redação e fotografia. Vive em busca de games mobile, melhor motorista de GTA, apelona no Mortal Kombat e Nintendista desde pequena. Leitora assídua de sagas de fantasia, aprendiz de ketan e bastante viciada em Doctor Who, sempre acompanhada pelo Oswald <3