Trilha sonora da semana: Hotline Miami

trilha_sonora_hotline_miami

Melhor do que um bom jogo é um bom jogo com uma trilha sonora MELHOR AINDA!

[Decidi unir dois amores da minha vida (jogos + música) e criar uma coluna semanal aqui no Garotas Geeks! Toda segunda-feira vocês vão contar com a Triha Sonora da Semana, em que irei falar um pouco mais sobre trilhas sonoras específicas de games, séries, filmes e afins.]

Nesta semana vou falar de uma trilha que envolve violência, tensão e um toque retrô típico dos anos 80: a soundtrack de Hotline Miami!
O jogo, desenvolvido pelo estúdio indie Devolver Digital, foi lançado no final de 2012 e ganhou destaque dentro e fora da cena independente de games. Hotline Miami é uma obra de arte completa: envolve roteiro, jogabilidade e trilha sonora apaixonantes.
Logo no início do jogo já damos de cara com a música Silver Lights, do artista americano CoConuts. A faixa mostra um baixo pesado e distorcido, com um vocal psicodélico que ambienta muito bem a vibe obscura da primeira cena do jogo: onde seu personagem recebe ordens de pessoas vestindo máscaras de animais totalmente atípicas (e um tanto quanto bizarras).
Hotline Miami prende o jogador nos primeiro minutos do jogo em um amaranhado de sentidos visuais e auditivos. Com uma trilha de abertura como essa, obviamente ficamos curiosos com o que virá a seguir no jogo.

Ao longo de cada nível do game, a trilha sonora faz seu devido papel de forma impecável: ambientar o jogador nas situações do jogo e proporcionar uma imersão nas sensações que o roteiro cria.
A principal característica das faixas da soundtrack de Hotline Miami é o batidão eletrônico retrô, típico dos anos 80, casando perfeitamente com a estética do jogo. As batidas eletrônicas parecem estimular a concentração ao longo do game, deixando o ambiente mais tenso e obscuro nos momentos certos.
O grande diferencial da trilha sonora deste jogo são os artistas responsáveis pelas faixas. Assim como a desenvolvedora do game (que é indie), os músicos escolhidos para compor a soundtrack também são da cena musical independente. Americanos, franceses, suíços e ingleses são alguns dos compositores (até então “desconhecidos” no meio mainstream) que integram o time da trilha sonora de Hotline Miami.

Alguns dos artistas presentes na soundtrack. <3 Alguns dos artistas presentes na soundtrack. <3[/caption] Os sintetizadores estão presentes em boa parte das faixas da trilha, e mesmo quem não é um grande fã de música eletrônica irá perceber a qualidade dos artistas envolvidos no projeto. Afinal, não estamos falando de qualquer música eletrônica que toca entre os “Summer Hits” da vida. Estamos falando de música eletrônica que reflete a atmosfera violenta de um jogo, algo que envolve sound design e pensa nos mínimos detalhes da composição da melodia.
O que torna a trilha sonora de Hotline Miami especial não é apenas a sua altíssima qualidade, mas a total possibilidade de escutá-la fora do jogo sem perder sua essência. (pra ter ideia, a soundtrack fez tanto sucesso que ficou disponível para venda no Steam.)
Se você nunca jogou Hotline Miami, a trilha sonora COM CERTEZA irá despertar a sua curiosidade sobre o game. E se você já jogou, vale a pena ouvir de novo a soundtrack desta obra.
Sem dúvida, as músicas de Hotline Miami não podem ficar de fora da sua playlist.
Aperte o play logo abaixo, aproveite o som e até a próxima semana. (:

Para saber mais sobre a trilha sonora, acesse www.hotlinemiami.wikia.com/wiki/Soundtrack.

Quem escreve? Tammy

Jornalista, pedreira, uma das fundadoras do Garotas Geeks e desbravadora de indie games. Muda a cor do cabelo 1 vez por mês, é a encarnação humana do Snorlax e faz cospobre de Pikachu nas horas vagas. Me encontre em qualquer lugar com o @tammynhoca :)