TURN THE MUSIC ON, BITCH!

A trilha sonora dessa semana é para matar a saudade de uma série que pode ser considerada uma obra-prima da televisão: Breaking Bad! <3 No último mês, o seriado ganhou 5 prêmios no Emmy 2014, o que consagrou ainda mais o sucesso da série de Vince Gilligan. Depois disso, me bateu uma saudade do senhor White e das cagadas de Jess Pinkman, e decidi relembrar um pouco sobre a trilha sonora de Breaking Bad que é tão incrível quanto a própria série.
Se você assistiu as 5 temporadas completas, já deve ter percebido que a música tem um papel importantíssimo nas cenas da série. A icônica música de abertura foi criada por Dave Porter, já o restante das faixas que fazem parte do seriado foram escolhidas pelo produtor musical Thomas Golubić.
Não é novidade pra ninguém que a fotografia e produção da AMC são impecáveis na série, além do roteiro espetacular, claro. Mas a soundtrack não fica atrás no quesito qualidade. Prova disso é o lançamento da trilha sonora em vinil duplo com as 20 melhores faixas de Breaking Bad, em abril deste ano. <3 [caption id="attachment_74893" align="aligncenter" width="500"]Objeto de desejo: sim ou claro? Objeto de desejo: sim ou claro?[/caption]

A mistura de estilos da trilha sonora de Breaking Bad é incrível: temos desde faixas YO BITCH a la Jesse Pinkman, até baladas instrumentais, passando por clássicos da música e outros artistas nem tão conhecidos assim.
A música “Crystal Blue Persuasion”, de Tommy James and the Shondells, lançada em 1969, mistura um instrumental latino com uma pitadinha de groove e serviu de background para Walter White e Jess cozinharem sua metanfetamina azul, em uma analogia divertida com o título da música.

Sem dúvida, uma das faixas mais icônicas da série é a música “The Ballad of Heisenberg” (do episódio “Negro y Azul”, 2ª temporada), cantada pelos Los Cuates de Sinaloa, um trio de música narcocorrida, um estilo tipicamente mexicano originado em 1910 que contava histórias sobre brigas entre gangues de traficantes nas localidades. (o nome narcorrida vem de “narcóticos”)
Tudo faz muito mais sentido agora, né?

Outra cena inesquecível na série (graças à trilha sonora), é quando Jesse experimenta heroína pela primeira vez ao lado de Jen.
Após injetar a seringa no braço, o personagem embarca em uma viagem com a música “Enchanted”, da banda de R&B americana The Platters. A letra conta a história entre 2 amantes, dizendo “Your dreams run to dreams in continuous flight, love is ecstasy, it’s divine to be enchanted”, enquanto o corpo de Jesse é elevado da cama.
Melhor trilha sonora impossível para descrever esse momento.

Outra cena de Jesse muito bem ilustrada pela trilha sonora é durante a quarta temproada, no episódio “Open House”, quando o personagem se sente tão desinteressado pela própria vida que sua casa vira uma festa aberta ao público 24h por dia, onde os “convidados” quebram seus móveis, picham as paredes da casa, transam e se drogam, enquanto Jesse não esboça nenhuma reação perante a situação.
Para ilustrar o momento, Thomas Golubić escolheu a faixa “If I Had a Heart”, de Fever Ray, acertando em cheio mais uma vez.

Uma grande vantagem da trilha sonora de Breaking Bad são as músicas “desconhecidas” que apareceram ao longo da série. Graças à isso descobri diversos tesouros musicais que jamais encontraria, se não fosse Breaking Bad. Um dos melhores achados foi Whitey, um músico inglês que mistura um pouco de indie rock com batidas pesadas. A música “Stay on the outside” apareceu em Breaking Bad e foi amor à primeira vista. A faixa tem um baixo forte e estourado, junto com um ritmo contagiante que dá vontade de ouvir no repeat por uns bons dias.

Já na reta final da série, vemos a cena de Walter White empurrando seu barril de dinheiro pelo deserto, completamente solitário e doente durante o 14º episódio da última temporada. Durante a cena, ouvimos de fundo a música “Take My True Love By The Hand”, que diz “Say goodbye to everyone, goodbye to everyone. Had a job a year ago, had a little home. Now I’ve got no place to go”, mostrando que estar na pele de Heisenberg não deve ser nada fácil.

A soundtrack de Breaking Bad é riquíssima e consegue contextualizar as cenas de maneira magistral. Thomas Golubić fez um trabalho incrível no roteiro de Vince Gilligan, colocando a cereja no bolo para deixar a série perfeita por completo. Para saber mais sobre a trilha sonora da série, aperte o play na playlist abaixo e aventure-se musicalmente por 179 faixas que fizeram parte das 5 temporadas de Breaking Bad.
Garanto para vocês que cada segundo valerá a pena! <3

Compartilhe: