O que você faria se de repente você descobrisse possuir super poderes?

Já começo aqui avisando que quero escrever este post desde que entrei aqui no Garotas Geeks. Em outras palavras, eu sou fangirl, sou apaixonada por este trabalho incrível que irei apresentar hoje. Trace foi o webtoon coreano que me introduziu ao mundo dos manhwas (histórias em quadrinhos coreanas) coloridas online. Ele é escrito e desenhado por NastyCat (Go Yeong Hoon) e foi publicado pela primeira vez em 2007, no site sul-coreano Daum. Também possui sua versão impressa (coreana) pela Pop Toon, e uma versão em mangá por outro autor, a qual segue outra história e outros personagens, mas no mesmo mundo.

Enredo

Imagine um mundo onde, há 30 anos, começaram a surgir humanos com super poderes, os quais podem aparecer com o tempo ou desde o nascimento da pessoa. Além disso, junto com o surgimento desses “super-humanos” chamados de  “Traces”, imagine que tenham aparecido “Troubles”, monstros que podem ter forma humana e atacam pessoas. Os únicos capazes de derrotar esses monstros, por sua vez, são os Traces. Mas ao contrário do que se pode imaginar, um Trace não é bem vindo no meio de humanos normais.

Um trouble com forma humana
Um trouble com forma humana

No começo da história, acompanhamos Sa Ghang Gwon, um garoto com poderes de gelo, que vive com um pai e uma irmã adotiva. Ele tenta viver normalmente entre humanos comuns, escondendo o fato de que ele é um Trace. Porém, este segredo pode acabar causando muitos problemas. Na segunda parte da história, conhecemos a trama de Kim Yun Seung, um homem normal com uma esposa e uma filha pequena, cuja vida muda totalmente quando ele adquire poderes e se transforma em um Trace. Mas antes que você me diga não gostar de mangás com histórias independentes, eu peço para que leia um pouco mais adiante!

Traces <3
Traces <3

Pontos fortes

Um dos pontos que mais me atraem em Trace (e nas histórias do Nastycat, em geral), é o enredo. Apesar da existência de vários personagens principais fazer com que você sinta saudades de alguns deles, essa troca constante gera uma dinâmica bem legal, ainda mais quando as histórias de todos começam a se interligar (sim, você leu isso mesmo <3). Além disso, cada história é ótima por si só! Todas possuem tramas incríveis, algumas puxando mais para o lado emocionante,  e outras para o lado da ação (eu recomendo preparar o lencinho para alguns trechos). Mas é claro que tudo isso faz com que os leitores sempre queiram ler um pouco mais de cada personagem, e assim ficamos frustrados com cada arco finalizado. Porém, volto a dizer: vale muito a pena! 

Flando de uma maneira mais pessoal, eu adoro as histórias que tem como personagem principal o Kim Yoon Seung, o Mister Beggar (ou Sr. Mendigo, para quem lê em português), por possuírem os melhores tramas, com as histórias mais bem pensadas e bem construídas, e porque ele é o melhor personagem ever, sem mais!

Kim Yun Seong, o melhor personagem da série <3
Kim Yun Seong, o melhor personagem da série <3

Outra coisa interessante é que a cada arco de história algo novo é revelado sobre o mundo, e cada história nos aproxima de seu personagem principal de forma incrível.

As cenas de ação não deixam nada a desejar e são sempre conduzidas de forma a acrescentar algo para a história. Em nenhum momento elas são feitas como maneira de esticar a história, e nem mesmo por simples gosto por cenas de luta. Aliás, como as cenas de luta são desenhadas muito bem, ao falar sobre elas, já sou obrigada a passar para outro aspecto importante: a arte. Apesar de não ser em um estilo que agrada a todos, como muitos leitores de mangás que eu conheço, por ser bem diferente do usual ela é criada de maneira bem pensada para a leitura online.

O traço de Nastycat tem uma personalidade própria, e pode ser reconhecido em todos os trabalhos do autor. A expressão dos personagens, os espaçamentos dos quadros, as cenas de luta, tudo é feito de forma interligada para criar uma arte fluida que prende o leitor à cada cena. Fora isso, o traço do autor evolui bastante durante a trama, mas sem perder sua peculiaridade.

Evolução da arte. Ambos são o mesmo personagem, Jin, mas o primeiro é do começo da história.
Evolução da arte. Ambos são o mesmo personagem, Jin, mas o primeiro é do começo da história. E a arte melhora ainda mais depois!

Mas o que mais me apaixona mesmo por Trace são os personagens. Apesar de existirem aqueles vilões que são maus de verdade, também existem muitos “personagens figurantes” cuja participação, apesar de ser breve, ainda consegue fazer com que nos apaixonemos por eles por serem retratados de forma super amável. Nastycat nos mostra vários tipos de personalidades durante a história, cada qual com suas características próprias, e nos passa a impressão de que pensou cuidadosamente na história de cada personagem, gerando uma curiosidade e proximidade maior com cada um.

As personagens femininas também são uma das razões para gostar tanto desse webtoon! A maioria é forte, cada uma à sua maneira, gerando grande impacto na história. Temos Tae Eun, a líder da gangue escolar e irmã de Ghang GwonMiri, uma menina alegre, cheia de vida, e forte, muito forte. Também tem a Ryuu Jee Hyun, uma hacker, que, ainda sendo uma humana normal, não perde para nenhum Trace, e muitas outras personagens sensacionais!

Estas são apenas duas das várias personagens femininas fortes de Trace
Estas são apenas duas das várias personagens femininas fortes de Trace

Trace 1.5 e Trace 2.0

Atualmente, além de Trace, temos duas sequências maravilhosas da história, denominadas Trace 1.5 e 2.0. Eu considero Trace 1.5 como uma espécie de transição entre Trace e Trace 2.0, podendo até ser lida separadamente das outras duas (mas tem spoilers). Em Trace 1.5, em especial, recomendo que preparem muitos lenços, pois ele vai te fazer sentir todos os tipos de emoção. Já a segunda eu considero a sequência direta da série original, e é atualmente traduzida oficialmente para o inglês. O site que licenciou Trace 2.0 para tradução oficial, fez um acordo com o fansub em inglês e… SIM! Os fãs viraram tradutores oficiais. É lindo ver o trabalho de gente dedicada sendo tão bem recebido!

Gostou?

Leia Trace em português aqui e online aqui.

Em inglês, leia nos seguintes links:

Trace

Trace 1.5

Trace 2.0 (tradução oficial no site Tapastic)

Um pouquinho de amor para terminar este post. Entendedores entenderão =P
Um pouquinho de amor para terminar este post. Entendedores entenderão <3
Compartilhe: