Tormenta RPG: Saiba tudo sobre o mais famoso RPG brasileiro

RPG-Tormenta-destaque

O suplemento da Revista Dragão Brasil que virou Role Playing Game.

Não falta criatividade para os game designers brasileiros. Além de 3D&T, Tagmar (Opa! Isso dá assunto para futuras colunas), O Desafio dos Bandeirantes e o mais recente Pulse, um dos mais queridos Role Playing Games de nosso país é brasileiro: O Tormenta RPG.

tormenta-rpg-1

Criado por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J. M. Trevisan, Tormenta é o cenário de RPG mais bem sucedido e popular do Brasil. Criado em 1999 nas páginas da revista Dragão Brasil (você leu nosso post sobre a revista? Não? Resolva este problema neste link), Tormenta acabou se tornando um jogo completo e, desde 2005, passou a ser publicado pela Jambô Editora.

Em 2013, a editora gaúcha lançou a edição revisada do Role Playing Game. A publicação traz a história do mundo de Arton, com todos os acontecimentos recentes; regras completas para criação de personagens, material completo para criar campanhas, mecânicas mais ágeis e rápidas de combate e magia, erratas da edição original e 16 páginas de conteúdo extra.Tormenta-escudo-do-mestre

Escrito por Gustavo Brauner, Leonel Caldela, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, Guilherme Dei Svaldi e J.M. Trevisan, o livro tem 320 páginas, capa dura e pode ser adquirido por R$79,90 na Livraria Savaira e na D’Plácido Livraria.

Tormenta RPG tem também diversos suplementos: Guia da Trilogia; Guerras Táuricas; Piratas e Pistoleiros; O Panteão; Academia Arcana. E ainda para descrição do cenário – O Mundo de Arton, Valkaria: Cidade Sob a Deusa, Galrasia: Mundo Perdido, Vectora: Cidade nas Nuvens; os Manuais – do Devoto, das Raças, do Combate, do Arcano; Só Aventuras – Volumes 1, 2 e 3; o Bestiário de Arton, Volumes 1 e 2; o Escudo do Mestre; e as aventuras prontas: O Desafio dos Deuses, Expedição à Aliança Negra, Contra Arsenal.livros-tormenta-rpg

Ampliando ainda mais o universo de Tormenta RPG, é possível encontrar na web romances e quadrinhos inspirados nos heróis de Arton, além de inúmeras aventuras criadas pelos fãs deste Role Playing Game brasileiro.

Mas como surgiu Tormenta RPG?

Tudo começou em 1998, quando Marcelo Cassaro publicou na revista Dragão Brasil, “Holy Avenger”, uma aventura para o sistema AD&D e GURPS Fantasy em três partes, nas edições 44 a 46. A iniciativa foi muito bem recebida pelos leitores.

Holy-Avenger-DBNa edição comemorativa da 50a edição de Dragão Brasil, foi lançada um encarte com 80 páginas que apresentava o cenário de campanha de Tormenta, que podia ser adaptado para os sistemas GURPS, AD&D e 3D&T. O sucesso foi absoluto e as revistas esgotaram das bancas.

A partir daí, as edições seguintes da Dragão Brasil passaram a trazer mais e mais material de Tormenta. Apesar da reclamação de alguns leitores, que questionavam o excesso de matérias sobre o cenário, a demanda de informações era ainda maior.

Com o passar do tempo, o cenário começou a fazer tanto sucesso informações publicadas na Dragão Brasil conseguiam atender à demanda dos jogadores. Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J. M. Trevisan, já conhecidos como Trio Tormenta, decidiram lançar uma revista dedicada ao cenário. A Revista Tormenta teve um relativo sucesso e durou 17 edições.

Revista-Tormenta1Em 2001, foi lançado Tormenta 3a edição, uma adaptação para sistema Daemon. Neste mesmo ano, foi publicado no Brasil, a 3a edição de Dungeons and Dragons. A novidade que sacudiu o universo rpgístico o surgimento do D20 System, por meio de Licença Aberta (Open Game License – OGL) da Wizards of the Coast que liberava as regras de D&D 3ª edição para o uso de qualquer editora, sem o pagamento de nenhuma taxa, desde que fossem seguidas algumas regras simples e irrevogáveis.

A versão do Tormenta para D20 System foi lançada em 2003. Usando o sistema de regras mais famoso do mundo, o jogo cresceu ainda mais, com uma série de livros publicados pela Daemon e, em 2005, pela Jambô, estes baseados em D&D 3.5. Nesta época, Tormenta também recebeu uma nova adaptação para 3D&T.

RPG-Tormenta-D20Contudo, em 2008 a Wizards of the Coast lançou D&D 4ª edição, com um novo sistema de jogo. A mudança desagradou os jogadores mais veteranos e também os autores de Tormenta. Além disso, a nova licença para criar materiais compatíveis com a 4ª edição não era tão aberta como a anterior. O Trio Tormenta percebeu que era o momento de lançar seu próprio jogo.

Tormenta RPG foi lançado em 2010, escrito a seis mãos por Cassaro, Saladino e Trevisan e Guilherme Del Svaldi, Gustavo Brauner, Leonel Caldela. O RPG traz as regras elaboradas partir do D&D 3ª edição, com influências da adaptação de Star Wars e de Pathfinder. A primeira tiragem do livro foi lançada em 2010 e esgotou em 2012. E finalmente, em 2013, a Jambô Editora lançou a edição revisada de Tormenta RPG.

Ficou curioso? Quer se tornar um herói do mundo de Arton? Corre lá no site da Jambô Editora e prepare-se para a aventura!

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!