Top 5 aplicativos para turbinar seus estudos

apps-estudo

Usando a tecnologia para tudo!

Estamos todos com a cabeça no carnaval ainda, mas é impossível escapar dessa vibe de volta às aulas.

Sou uma grande exploradora da natureza de aplicativos  num geral, mas gosto muito de tudo o que otimize meu tempo (afinal, sempre parece que 24 horas é pouco em um só dia para dar conta de tudo!). Então eis aqui um compilado de aplicativos que me ajudam muito nos estudos (e espero que ajude nos seus também!).

My Study Life

apps-estudo-my-study-life1

Aplicativo incrível pra quem faz faculdade, cursinho ou colégio, porque você pode organizar seus horários (especialmente se você tem horários diferentes a cada semana), além da possibilidade de armazenar suas aulas, trabalhos e provas na nuvem, podendo acessá-los de qualquer lugar.

apps-estudo-my-study-life

Ele também tem uma opção de utilização de agenda e lembretes, que eu utilizei muito para lembrar de fazer trabalhos e afins.

Já deixo a dica também: você pode organizar os horários conforme a sua rotina própria de estudos. Para isso, selecione as matérias que precisam ser estudadas e verifique se sua base é fraca, média ou forte em cada disciplina. Depois, basta fazer combinações do tipo: matéria fácil + difícil, fácil + média, média + difícil, e, se você for corajoso para enfrentar um dia completo de estudos, fácil + média + difícil, sem esquecer de colocar intervalos curtos para comer, beber água e afins 🙂

Você pode baixá-lo neste link para Android, iOS e Windows.

Aprovado

Este aplicativo permite que você registre as matérias e suas atividades. O diferencial é a existência de gráficos de desempenho em cada área de conhecimento, que dá uma bela noção do tempo dedicado a cada disciplina.
app-estudos-aprovado
E ele não precisa de uma conexão com a Internet! Você pode estudar offline normalmente e depois, quando estiver conectado , é só sincronizar tudo que estudou com o site do Aprovado.

app-estudos-aprovado1

Você pode adquiri-lo para Android e iOS aqui.

Partiu Revisar

Tão importante quanto estudar é revisar a matéria que já foi estudada. O nosso cérebro tem uma capacidade incrível de armazenar informações, mas infelizmente não é de uma única vez que a informação passa da “memória recente” para a “memória de longo prazo”. Confira um vídeo explicativo sobre o assunto desenvolvido pelo próprio app:

O aplicativo Partiu Revisar ajuda com todo esse trabalho, funcionando com o ciclo de revisões de 1, 7, 15 e 30 dias para um determinado assunto de uma disciplina. Quando colocamos um novo assunto vinculado a alguma matéria ou disciplina, o app vai agendar de forma automática a revisão nestes dias.

app-estudos-partiu-revisar

Todos os dias haverá indicação dos assuntos a serem revisados e você pode desativar as notificações push se desejar.

app-estudos-partiu-revisar1

Infelizmente no momento não há disponibilização no sistema iOS, somente no Android, neste link.

Offtime

Eu recomendo URGENTEMENTE este aplicativo se você é daqueles que se distrai com facilidade ou que fica procrastinando tudo…

apps-estudo-offtime

Ele é um daqueles apps utilizados para manter o foco, mas tem uma funcionalidade incrível: ele não bloqueia o acesso a seu celular num todo, mas dos aplicativos em si. Você pode selecionar os apps que deseja poder acessar enquanto o Offtime está funcionando, e os demais ficam bloqueados para o uso.

Ao tentar abri-los, a tela imediatamente se fecha e você recebe notificações divertidas te alertando para voltar ao que estava fazendo.

apps-estudo-offtime1

Caso você queira cancelar a contagem de tempo, você precisa manter a tela pressionada por 60 segundos. Isso fez com que eu resistisse muito à vontade de desbloquear o celular para ficar caçando qualquer coisa no meu feed do instagram, confesso.

apps-estudo-offtime

A ferramenta ajuda e muito a evitar pequenas distrações, afinal, para ficar pressionando a tela por 60 segundos, realmente deve ser algo muito importante xD

Você pode baixá-lo acessando este link, tanto para iOS quanto para Android :3

Google Keep

Eu sei o que você tá pensando. Mas eu juro que vou te convencer.

app-google-keep

Google Keep é um aplicativo comum para tomar notas de qualquer coisa que existe. Mas eu sinceramente acho que ele é diferente dos demais que eu já testei.

Você pode criar notas curtas e rápidas, listas e lembretes, além de poder salvar no arquivo ou criar cópias das anotações rapidamente. As notas também podem conter links e imagens!

app-google-keep1

Outra coisa bacana é a possibilidade de organizar as notas por cor, tornando a assimilação mais fácil.

apps-estudos-google-keep

Você pode baixá-lo no Android, iOS, Chrome e até uma versão web para outros dispositivos a partir deste link.

Conhece mais aplicativos bacanas? Conta pra gente nos comentários! x)

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.