No dia da mulher, nada melhor do que celebrar algumas das mulheres que nos inspiram e são como espelhos de força e confiança, mesmo sendo da ficção. Fiz uma seleção das 21 principais que vieram à minha cabeça, e a ordem em que elas aparecem aqui não significa nada, apenas a sequência de que fui me recordando de cada uma. Além disso, é impossível agradar a todos, mesmo porque cada um tem a sua própria ideia do que é uma mulher “poderosa”. E quando falo de poder aqui, não me refiro à riqueza ou status, mas sim à personalidade que faz com que elas se destaquem nesse ‘mundo de homens’. Aliás, o fato de cada vez mais haver personagens femininas tão fortes apenas aumenta a confiança das novas meninas que estão chegando ao mundo, tendo mais exemplos para se espelhar e fazendo com que elas cresçam mais fortes, como aquelas mulheres que elas viram na TV, nos cinemas, nos jogos e nos livros. O que aumenta ainda mais o número dessas personagens, refletindo a maneira em que conquistamos cada vez mais o nosso lugar ao sol. É um círculo inspirador.

Enfim, vamos ao que interessa: nosso top 21 mulheres mais poderosas e fortes da ficção!

OBS: Eu ia fazer 15, mas na seleção final não consegui cortar mais ninguém.

Viúva Negra (Natasha Romanoff)

viuva negra

Apesar de seu caráter inconstante, Viúva Negra se livrou do lado negro da força. E ela consegue ser extremamente foda forte sem quase (QUASE) nenhum poder especial, dependendo apenas de suas ótimas skills em artes marciais e manejamento de armas. Tudo bem que experiências do governo russo retardaram seu envelhecimento e a deixaram com uma super agilidade, mas muito mais “humana” do que o Capitão América, por exemplo.

Elsa

elsa

O que dizer sobre essa rainha que mal conheço e já considero pacas? Nova diva da Disney, Elsa começa princesa e acaba rainha, mas não é isso que a faz tão especial. O que a destaca é sua independência, força e instinto de proteção que ela tem com sua irmã mais nova.

Daenerys Targaryen

daenerys

Nascida da Tormenta, Khaleesi, mãe de dragões e, eu espero, futura rainha de Westeros #TeamDany
Acho que já falei o suficiente.

Condessa de Grantham (Violet Crowley)

violet crawley

“Eu acho que o lugar da mulher é, eventualmente, em casa, mas não vejo mal algum em ter divertimento antes de chegar lá.”
Essa viúva não é uma das pessoas mais fáceis do mundo, mas não podemos negar o quanto essa mulher é forte.

Amy Farrah Fowler

amy farrah fowler

Amy Farrah Fowler foi, para mim, quem salvou a série The Big Bang Theory, que já estava bastante repetitiva e cansativa na 4a temporada (não tiro os méritos de Bernadette, ela também é genial). Amy é extremamente inteligente e muito divertida (a sua maneira, claro), talvez eu tenha uma queda especial por ela já que é interpretada pela linda da Mayim Bialik, que é um exemplo de mulher na vida real, mas não podemos tirar os créditos de Amy.

Katniss Everdeen

katniss everdeen

Ela colocou sua vida em risco para salvar a irmã, ganhou os Jogos Vorazes e não foi por sorte! Suas habilidades com o arco e flecha poderiam ser dignas de um aprendiz de Legolas. Além disso, ela é a inspiração que levou os distritos a se rebelarem contra a Capital. Como não amar?

Hermione Granger

hermione granger

Hermione não precisa de muitas apresentações, afinal, quem não entende o fato dela estar aqui? Como uma leitora disse uma vez em algum lugar do passado “se o título fosse ‘Hermione Granger’, não haveria mais de dois livros pois ela já teria derrotado Voldemort rapidamente e provavelmente teria se tornado Ministra da Magia até o final do curso”. Talvez J. K. Rowling também tenha percebido isso e tornou Harry seu protagonista para vender mais. Exagero? Talvez. Mas talvez não.

[UPDATE]Descobri quem foi a leitora que disse isso, foi a Jordana Müller \o/
Dou créditos porque ela realmente me fez pensar de uma forma que eu acho que nunca teria pensado sozinha[/UPDATE]

Lara Croft

lara croft

Sobreviveu a um acidente de avião, depois a uma longa caminhada de dias e, anos depois após a morte do pai, saiu para desbravar o mundo e sobreviveu a mais uma porrada de coisas também. Mais do que uma sobrevivente, Lara é linda, inteligente e atlética.

Samus Aran

samus aran

Uma das primeiras protagonistas femininas de jogos eletrônicos e uma das únicas que não andam semi nuas por aí (e nem por isso é menos amada pelo público masculino). Ela conseguiu ser a única sobrevivente de seu planeta e depois, como se não bastasse, ainda concluiu diversas missões que todos consideravam impossíveis.

Mafalda

mafalda

Essa personagem é poderosa mas de uma forma muito mais singela. Ela foi uma das responsáveis por eu começar a desviar o foco dos meus pensamentos de mim mesma e começar a pensar mais no mundo, isso desde a época dos livros de gramática da segunda série na escola. Ela é uma das minhas grandes inspirações até hoje, em diversos aspectos diferentes da minha vida, e não é a toa que eu tenho o “Toda Mafalda” em espanhol E em português.

Mônica

monica

Essa é literalmente poderosa, a menina mais forte do mundo. Mas não é só sua força física que a destaca, mas sua personalidade tão dura e doce ao mesmo tempo e a maneira com que ela ama os seus amigos, mesmo aqueles que dedicam a vida a lhe pentelhar. Além de, claro, ser um dos maiores símbolos brasileiros.

Nyota Uhura

uhura

Considero a Uhura, a oficial-chefe de comunicações da Enterprise, uma das mais especiais dessa lista. Ela foi uma das primeiras personagens femininas em uma série/filme de ficção científica num cargo importante. Na verdade, a ideia original é que o Oficial Comandante fosse uma mulher, mas a equipe achou que seria muito ‘surreal’, então mudaram para um homem. Conforme o tempo foi passando, ela foi sendo promovida da patente de Tenente para as de Tenente-Comandante e Comandante.

Princesa Leia

princesa leia

Ela foi praticamente a única personagem feminina dos primeiros filmes de Star Wars, pelo menos a única com um papel realmente importante. Principalmente em O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, Leia é muito participativa em vários momentos decisivos.

Mulher Maravilha

mulher maravilha

A primeira heroína a ser criada pela DC Comics. E que heroína. A Mulher-Maravilha é uma das maiores representações da força feminina, e ela usa todos os seus poderes para lutar pela paz.
“A Mulher-Maravilha é a propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que deve governar o mundo” – William Moulton Marston

Fênix (Jean Grey)

jean grey

Jean Grey: semideusa, telepata, tem poderes telecinéticos, jogadora de futebol, renasce das cinzas… Dá para fazer um gif biográfico igual ao da Daenerys.

Beatrix Kiddo (ou Mamba Negra)

beatrix kiddo

Beatrix é um exemplo para todas as mulheres que precisam engolir sapo todos os dias. A vida dela foi arruinada, mas ela não deixou barato, não. Ela foi atrás de um por um dos que lhe fizeram mal, e conseguiu sua tão desejada vingança.

Lisbeth Salander

lisbeth salander

Mesmo sombria e cheia de problemas, ela não deixou com que as coisas ruins que lhe aconteceram lhe fizessem desistir de tudo. De certa forma, ela me lembra um pouco a Beatrix Kiddo, mas mais realista. Ela consegue se vingar de uma forma que contempla a várias mulheres que já sofreram violência sexual.

Morgana “das Fadas” (de As Brumas de Avalon)

DIE NEBEL VON AVALON

Morgana é representada de várias maneiras por diferentes autores no Ciclo Arturiano, normalmente de uma forma negativa. Mas a minha preferida é a Morgana de As Brumas de Avalon, em que a história do Rei Arthur é contada por sua perspectiva. Através de seus olhos, podemos sentir todas as dificuldades e preconceitos que uma mulher fora do padrão estabelecido para este sexo na época medieval passava. Sinceramente, não assisti o filme adaptado, mas os livros são uma das melhores obras de fantasia que eu já li.

Hua Mulan

mulan

O filme da Disney, apesar de ótimo, não é uma história original (como quase todo mundo deve saber). Ela teve origem em um poema chinês que contava sobre esta heroína que se vestiu de guerreiro para salvar o pai e acabou salvando a China. Até hoje ninguém tem certeza se realmente existiu uma moça que originou o poema ou se ela é apenas uma ficção, mas o que realmente importa é o exemplo que ela dá a milhões de mulheres do mundo: algumas regras precisam ser quebradas.

Éowyn

eowyn

Mesmo com tantas proibições, Éowyn foi para a guerra (mais uma que quebrou as regras para salvar o dia). Definitivamente, se ela não estivesse lá, alguns resultados seriam muito mais catastróficos. Além disso, ela representa todas as mulheres que, mesmo com o coração partido, não perdem suas forças.

Dorothy

dorothy

Essa foi a única que eu deixei propositalmente por último, para fechar com chave de ouro. Como eu citei recentemente no texto Como filmes ensinam masculinidade e feminilidade, ela já faz parte do pequeno nicho de protagonistas mulheres que são realmente heroínas (por heroínas quero dizer pessoas que salvam a vida de muitas outras). E mais, de um filme em que o personagem mais sábio (Glinda) e o vilão (Bruxa Má do Oeste) também são do sexo feminino. E o principal, ela salva o dia fazendo amigos. O Mágico de Oz passa uma mensagem muito importante, não apenas para mulheres, mas para o mundo. Gostaria de ver mais histórias como essa.

E vocês? Concordam com esta lista? Quem mais acrescentariam? Sei que tive que deixar muitas mulheres poderosíssimas de lado, mas a vida é feita de escolhas. De qualquer forma, gostaria de saber a opinião de vocês 🙂

Compartilhe: