TOP 15 melhores trilhas sonoras dos animes, segundo fãs

capa-musicas

Vamos explorar o que realmente faz uma trilha sonora BOA, olhando para as 15 melhores OSTs que os animes têm a oferecer.

Ps.: OST significa Original Sound Track.

Só bandinha TOP XD

Só bandinha TOPZERA

Uma ótima trilha sonora pode tornar um anime médio/bom em um ótimo anime. Faz milagres, realmente. A música dá vida a cada personagem, guiando você pela montanha-russa emocional de cada cena! Todo mundo com certeza tem sua favorita pessoal, mas aqui estão as 15 das melhores que os usuários do My Anime List dizem já ter ouvido em animes (das quais cinco são escolhas pessoais minhas – desculpem a musicista aqui, tive minhas razões pra aumentar a lista).

1 – Cowboy Bebop

Pontuação 8.83, Ranking #22 | Foi ao ar na temporada da Primavera de 1998 | Produzido pelo Studio Sunrise

Vamos jogar a real logo de cara: a menos que você seja alérgico a jazz ou blues, Cowboy Bebop tem a MELHOR TRILHA sonora de qualquer anime já feito na história, com votos de muita gente envolvida. (Pronto, agora você não precisa rolar pelo restante deste artigo para ter certeza de que não esqueci Cowboy Bebop.) A brilhante Yoko Kanno formou uma banda, os Seatbelts, só para fazer a OST dessa animação! Kanno também é famosa por fazer a OST de Ghost in Shell: Stand Alone Complex, outro clássico. Tinha que ser mulher, né não? <3

2 – Naruto

Pontuação 7.81, Ranking #842 | Foi ao ar na temporada de Outono de 2002 | Produzido pelo Studio Pierrot

CHÊGA OS PELIM DO BRAÇO ARREPIÁ~

Tá bom, vamos admitir: Naruto tem uma ficha criminal meio tensa no mundo otaku, cheia de altos e baixos entre clássico e Shippuden e alguns fãs obcecados que estragam o fandom. Mas não adianta odiar a trilha sonora, não é mesmo? Independentemente de tudo, ela é realmente bem icônica. O tema principal da série é facilmente reconhecível, principalmente nas vezes em que Naruto estava fazendo algo realmente corajoso ou legal! Todo mundo já sabia que algo incrível ia acontecer dependendo de qual música fosse usada no episódio. A OST do clássico é extremamente nostálgica para os fãs até hoje, tendo sido substituída com igual honra pela OST do Shippuden. A composição é do Toshio Masuda e do Yasuharu Takanashi, clássico e Shippuden, respectivamente.

3 – Rurouni Kenshin

Pontuação 8.40, Ranking #167 | Foi ao ar na temporada de Inverno de 1996 | Produção dos Studios Gallop e Deen

As madama que me desculpem mas ser fã de anime e de trilha sonora de anime e nunca ter parado pra ouvir a trilha sonora de Samurai X chega a ser um sacrilégio! As minhas preferidas estão no Tsuioku hen mas a Meiji Romantan é igualmente fantástica! É a trilha que melhor mistura o que há de ocidental e oriental no que diz respeito a orquestração. Dentro do repertório tem muitas músicas clássicas de concerto também, o que deixa ela ainda mais icônica. Quando começa aquele solo de flauta eu quase choro por dentro, não vou mentir. A música tema do Shishio então! Enfim, a composição é feita pelos geniais Noriyuki Asakura Taku Iwasaki, anime e OVAs, respectivamente. Vai ser pra sempre uma das minhas trilhas sonoras preferidas de todos os tempos.

4 – Code Geass

Pontuação 8.86, Ranking #18 | Foi ao ar na temporada de Outono de 2006 | Produzido pelo Studio Sunrise

Instrumentação até falar chega, muito som metálico e muita pancadaria na percussão – acompanhando perfeitamente o estilo da história. Em termos de aumentar a sua animação com música rápida e dramática, Code Geass é um mestre. Nem tem muito o que discutir. Kotaro Nakagawa e Hitomi Kuroishi são os responsáveis pela composição.

5 – Mushishi

Pontuação 8.79, Ranking #27 | Foi ao ar na temporada de Outono de 2005 | Produzido pelo Studio Artland

Seria um crime esse anime não estar nesta lista, honestamente. Essa é definitivamente uma das OSTs mais bem produzidas e arrepiantes que já ouvi, apesar de estar em um anime subestimado/não muito popular. É uma trilha sonora discreta, o que faz com que ela se destaque, ironicamente. Mais uma vez, tudo isso traz à tona o clima do anime. A música suave de Mushishi, produzida também pelo Toshio Masuda, tem aquela maneira perfeita de embalar você para dormir… de um jeito bom! Masuda tem sua marca registrada no uso de instrumentos e melodias japonesas clássicas – sua OST para Naruto também foi fortemente influenciada pela música tradicional japonesa.

6 – Wolf’s Rain

Pontuação 7.95, Ranking #596 | Foi ao ar na temporada de Inverno de 2003 | Produzido pelo Studio Bones

As melhores OSTs são aquelas que melhor complementam o tom e o humor do anime. Wolf’s Rain é um anime de estilo meio “emo” obscuro, meio nebuloso, muito anos 2000 e é uma trilha sonora cheia de alma e sensação de solidão, que combina perfeitamente com o enredo. Lindas e humorosas peças de piano (como “Rakuen”), além de peças vocais em inglês com letras comoventes (como “Strangers”) dão uma graça única a essa OST. E olha que foda: também foi composição da Yoko Kanno!

7 – Mahou Shoujo Madoka Magica (Puella Magi Madoka Magica)

Pontuação 8.56, Ranking #76 | Foi ao ar na temporada de Inverno de 2011 | Produzido pelo Studio Shaft

Não seria uma boa lista de ‘Melhores OSTs de Anime’ sem alguma música da Yuki Kajiura, e por que não usar seu trabalho mais famoso? Ela fez um nome na área de composição/direção musical com a trilha sonora de * .Hack // Sign, mas foram as músicas celtas de Madoka que impulsionaram seu nome para o conhecimento comum dos fãs de anime.

8 – Bleach

Pontuação 7.90, Ranking #687 | Foi ao ar na temporada de Outono de 2004 | Produzido pelo Studio Pierrot

Esquecer de Bleach quando o negócio é trilha sonora foda de arrepiar seria imperdoável. A trilha foi composta integralmente pelo Shiro Sagisu – e vamos combinar, que cara talentoso! Poucas séries abrangeram tantos estilos diferentes como Bleach fez: em cada mundo a ambientação mudava e seguia as tendências culturais locais. Por exemplo, no Hueco Mundo, onde tudo tem um quê de espanhol, todas as músicas são mais aproximadas do gênero musical espanhol, com muito violão, muito cajón e aquela leve influência cigana. Isso sem comentar no quão emocional eram as músicas sad da trilha, valha-me! Adoro.

9 – FLCL

Pontuação 8.05, Ranking #458 | Foi ao ar na temporada de Primavera de 2000 | Produzido pelo Studio Gainax

O legal da OST de Fooly Cooly ou Furi Kuri, além do fato do compositor Shinkichi Mitsumune ter uma mão mágica pra trilha sonora, é que ela transformou The Pillows. De uma obscura banda de rock indie japonesa em um nome (mesmo que temporário) na boca de fãs de anime em todo o mundo! Havia rumores há muito tempo atrás de que eles estavam tentando juntar The Pillows num projeto com o Studio Gainax novamente para uma adaptação do anime de ‘Lúcifer e o Martelo’, mas infelizmente o projeto não deu certo. Teria sido foda.

10 – Ginga Eiyuu Densetsu

Pontuação 9.10, Ranking #8 | Foi ao ar na temporada de Inverno de 1988 | Produzido pelo Studio Artland

Alguns podem argumentar que é trapaça incluir um anime em que a trilha sonora é apenas música clássica de concerto, mas tudo se resume a como você realmente usa isso. O gênero é chamado de ópera espacial, afinal de contas. Não seria correto ter essas gigantescas batalhas espaciais sem que Beethoven entrasse na conversa, não é mesmo? Nesse caso especial, não houve compositor local e o diretor de som foi o Susumu Aketagawa – também diretor de outro anime com trilha sonora fantástica: Akira.

11 – O Serviço de Entregas da Kiki

MAL Rated 8.26, Ranked #244 | Foi ao ar na temporada de Verão de 1989 | Produzido pelo Studio Ghibli

Honestamente, você poderia incluir a trilha sonora de QUALQUER filme do Ghibli aqui. Joe Hisaishi compõe as OSTs para a maioria das obras de Ghibli e não há ninguém melhor em fazer os épicos de fantasia infantil ganharem vida do que ele. Escute TODA a discografia Ghibli, fica a dica.

12 – Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Pontuação 8.26, Ranking #1 | Foi ao ar na temporada de Primavera de 2009Produzido pelo Studio Bones

Ai de mim se nessa lista não tivesse FMA. E não, vocês não leram errado! Esse anime do caralho aqui é o NÚMERO 1 dos fãs do MAL. Obviamente, a trilha sonora do anime mais amado do mundo tinha que ser tão foda quanto sua história. Super orquestração, mão mágica do Akira Senju. Raramente eu arrisco dizer que OST de anime caberia perfeitamente em filme épico de herói, mas esse aqui desce redondinho. Acho que isso deve resumir bem e instigar vocês a ouvirem.

12 – Samurai Champloo

Pontuação 8.50, Ranking #100 | Foi ao ar na temporada de Primavera de 2004 | Produzido pelo Studio Manglobe

Não dá pra falar de Samurai Champloo sem imaginar o diretor Shinichiro Watanabe de repente acordando e gritando “BREAK-DANCING SAMURAI” e de repente criando um anime e uma trilha sonora inteiras em torno desse conceito. A combinação dos dois contribui para uma OST verdadeiramente única e excelente.

13 – Shigatsu wa kimi no uso

Pontuação 8.93, Ranking #14 | Foi ao ar na temporada de Outono de 2014 | Produzido pelo Studio A-1 Pictures

Um dos mais populares OSTs do ano passado, como nós já falamos aqui no site. Se você for fazer um anime sobre música de concerto, é melhor fazer com que ele tenha uma trilha sonora que seja sem sombra de dúvidas excelente. Além das performances de músicas clássicas de concerto pelos personagens músicos no anime, a trilha sonora original da série também conta com belas peças de baladas bem charmosinhas.

14 – Clannad

Pontuação 8.38, Ranking #163 | Foi ao ar na temporada de Outono de 2007 | Produzido p. Studio Kyoto Animation

Eu amo a trilha sonora de Clannad em especial porque ela foi a primeira que ouvi inteirinha nessa minha carreira de otaku. A história pode ter seus erros, mas os produtores são especialistas nesse lado musical dentro da animação, como o hábito de fazer música que te dão arrepios e despertam suas emoções mais profundas. E o foda é que o Jun Maeda não só escreveu os cenários para os romances visuais, como também produziu a trilha!

15 – Nichijou

Pontuação 8.52, Ranking #96 | Foi ao ar na temporada de Primavera de 2011 |Produzido p. Studio Kyoto Animation

Pra terminar, uma das trilhas sonoras mais gostosinhas possíveis de ficar ouvindo de plano de fundo pra fazer qualquer coisa. Tiremos o chapéu para o Yuuji Nomi, principalmente para como ele fez músicas que são divertidas e bem diversificadas, tudo com a cara exatinha do anime. De forma geral, a trilha é discreta e suave, permitindo que os personagens trabalhem o humor junto com a música.

E pra vocês, quais trilhas sonoras são as melhores?

Espero que tenham gostado do post C:


Traduzido e adaptado do MAL.

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).