The Sims 4 não terá piscinas nem bebês, EA Games está sendo apressada de novo?

the sims toddler piscina

AVISO: Este post está cheio de conteúdo que pode ser considerado ‘mimimi’, mas a autora acredita que ele é importante pois os detalhes são importantes para os verdadeiros fãs de qualquer jogo.

A EA Games publicou ontem em seu site oficial do The Sims um post falando sobre as várias novidades e maravilhas do seu novo jogo. E ela deixou por último uma das informações mais desapontadoras sobre o The Sims 4 (acho que esperando que ninguém fosse notar após “tanta notícia boa”):

“E mesmo a gente reconhecendo que alguns de vocês ficarão desapontados que piscinas e bebês (toddlers, não recém nascidos) não estarão disponíveis quando o jogo base do The Sims 4 for lançado em setembro, você deve saber que nós estamos construindo uma fundação incrivelmente forte e que será capaz de realizar todos os seus desejos nos próximos anos que virão.”

Mas sim, nós notamos, e não estamos felizes com isso. E nem venha com comentários como “se não gostar, não joga” ou “vai procurar uma louça pra lavar” (mesmo porque minha louça está lavadinha). Vou explicar o porquê de tanta insatisfação, que não acredito que seja só minha, mas de uma grande parcela da comunidade de jogadores de The Sims.

the sims choro

Os primeiros motivos, e os mais óbvios: Pessoas matam seus sims em piscinas há mais de uma década, é uma das mortes mais clássicas. É uma puta falta de sacanagem tirarem isso da gente #pelodireitodeafogarmeussims. E como assim não vai ter a fase “toddler” da vida? É um retrocesso, como se voltássemos ao antigo primeiro The Sims. Depois que essa parte foi implantada no The Sims 2, seria uma mudança muito brusca tirá-la. Acredito que como toda a ideia do jogo é fazer uma simulação da vida, não seria uma simulação muito boa sem piscinas e bebês, principalmente considerando que isso já estava incluso nas outras versões anteriores.

Agora os motivos que me deixam realmente irritada, e que são o ponto principal dessa discussão: Não é pelos 20 centavos toddlers e piscinas, é pelo que isso representa. A impressão que passa é que a empresa está, novamente, lançando o seu jogo às pressas, não finalizado, principalmente porque eles dizem que isso será inserido no jogo mais tarde. Se eles estão assumindo que deixaram coisas relativamente grandes de fora dessa maneira, o que eles não estão nos falando? Apesar de ter muita coisa foda que vem por aí, como as novas ferramentas de criação de sims e casas, ainda achei que, aparentemente, está muito semelhante ao The Sims 3. Que, aliás nos leva ao próximo ponto da discussão.

Não é a toa que o The Sims 3 é conhecido como o The Bugs 3, quem já jogou entende perfeitamente esse “apelido carinhoso”. Ele também foi um jogo feito às pressas e, ao invés de se preocupar em consertar esses bugs (alguns foram arrumados, mas continuou tendo muitos ainda), a EA continuou lançando mais e mais expansões, que tinham seus próprios bugs particulares. Eu mesma não consegui juntar dinheiro até hoje para comprar todas, tenho apenas 5 delas e 4 coleções de objetos (que eu ganhei de presente), e já tem um novo jogo vindo aí, com mais trocentas expansões, que, nessa velocidade de lançamento, virão com trocentos bugs de novo. Um ótimo jogo não é feito da noite para o dia.

the sims 3 bug

A impressão que dá é que os desenvolvedores não estão preocupados com a jogabilidade, mais sim com os million dollars que irão para o bolso deles. Lançando jogo não finalizado atrás de jogo não finalizado. Eu sempre defendo uma empresa quando vem um fã xingando que ‘eles não respeitam os jogadores porque estão demorando muito pra lançar um jogo’. Cara, se é pra fazer algo, tem que ser bem feito MESMO. Eu prefiro esperar alguns anos a mais e ter um jogo perfeito, que rode perfeitamente sem ficar travando e eu perdendo tudo (isso já aconteceu várias vezes, e nas primeiras admito que eu quase chorei), que tenha tudo o que é essencial para agradar aos fãs, do que lançar rápido e cheio de defeitos. Tira o tesão de jogar. Além de que eu sinto que nem curti tudo o que poderia curtir do The Sims 3 até hoje, porque é tanta coisa (e tanto dinheiro) que nem dá tempo.

E quem se ferra com isso? Não são os jogadores, pois, como muitos dizem, “se não gostar, não joga” (e eu realmente não vou comprar o The Sims 4 tão cedo por esses motivos). Quem vai se ferrar é a própria EA Games. Sabe, mulher de malandro também se cansa de apanhar um dia e vai procurar outro. selo-babs-ranzinzaEles estão cavando a própria cova, o que é uma grande pena, já que eu sou uma fã (quase) incondicional de The Sims e realmente gostaria de continuar jogando por muitos anos.

E vocês? O que acham sobre o assunto?

PS: Esse post tem o selo Babs Ranzinza de aprovação.

Quem escreve? Marina Formaglio

Jornalista, aspirante a escritora e invocadora nas horas vagas. O apelido "Feiurosa" é uma homenagem à sua alma gêmea canina, uma vira-latinha chamada Feiura, que já partiu, mas continua em seu coração <3 Contato no Facebook ou Twitter.