Testamos o Zenfone 5: o smartphone da Asus

review_zenfone_5_asus_teste

Testamos o mais novo Smartphone da Asus e mostramos os detalhes pra vocês!

No dia 15 de outubro, a Asus lançou seu primeiro smartphone aqui no Brasil, o Zenfone 5. Um aparelho com design bem elegante, extremamente funcional e com um valor na média.
Curiosos? Pois eu também estava. E muito.
Agora, com o Zenfone em mãos, posso mostrar para vocês todas as vantagens de ter esse novo aparelho. (que veio para bater de frente com o Moto G! :D)

zenfone5-1

Esse smartphone está classificado na linha dos intermediários. Dessa forma, são três versões trazidas pela Asus com diferenças de memória e processador.
No lançamento, a versão mais básica foi apresentada no valor de R$ 499,99. Eram 10 mil aparelhos disponíveis e se esgotaram em menos de 5 horas!
A versão inicial vem com 2GB de memória RAM, 8GB de HD e Processador Intel Dual-Core de 1,2 GHz. A segunda versão tem as mesmas configurações de memória, mas conta com um processador mais potente, de 1,6 GHz. Já a terceira versão tem um HD maior, de 16GB e o mesmo processador de 1,6 GHz. (notamos que a primeira diferença dos demais smartphones do setor intermediário é a memória RAM de 2GB.) E todos disponíveis na loja da Asus.

Mas afinal: o que o Zenfone tem de bom?
Já que citamos o processador, vale destacar mais uma diferença do Zenfone: ao invés do tão utilizado Snapdragon, a Asus apostou em processadores Intel Atom Dual Core Z2560. A versão de 1,6 GHz é bastante fluida e jogos pesados, como Asphalt 8, rodam sem engasgar!
Falando de características físicas, o Zenfone é um aparelho grande. Sua tela tem 5 polegadas e o aparelho todo mede quase 15 cm (por estar acostumada com smartphones pequenos, posso dizer que estranhei um pouco o tamanho dele no começo). Mas o design é bastante anatômico, ficando muito confortável mesmo em mãos pequenas. (mas fica um pouco difícil se quiser carregá-lo no bolso)

O aparelho na minha mão

O aparelho na minha mão

Zenfone de frente e de costas

Zenfone de frente e de costas

Mesmo com a tela grande, é um aparelho bastante fino. São 5,5 mm de espessura nas bordas e a parte curva mede 10,3mm. Mais uma vez bato na tecla de que o gigante fica bem confortável nas mãos. As bordas retas também colaboram nesse ponto.

zenfone-largura-asus

A tela IPS de 5 polegadas tem resolução de 1280 x 720 pixels. As cores e a iluminação são impressionantes. Além disso, outro ponto forte do aparelho é contar com a proteção Gorilla Glass 3! E vale lembrar que a Asus inovou o aparelho adicionando uma tecnologia que permite usá-lo com luvas! *_*
A Asus ainda acrescentou aplicativos que podem facilitar o controle de cores na tela. O Splendid permite que você controle a temperatura da cor, podendo deixar a tela mais agradável ao seu ponto de vista. Tem também o modo leitura, que deixa a tela mais amarelada e confortável durante a noite ou para ler algum texto mais longo.

Câmeras: sensacionais!
As câmeras do Zenfone não decepcionam. A frontal tem 2MP e a traseira 8MP. A Asus não economizou em recursos legais pra aprimorar as fotos. O que mais chama a atenção é a tecnologia PixelMaster, que permite tirar fotos claras em locais mais escuros sem o flash. (evitando aquele efeito estourado que acontece em 90% das fotos com flash de smartphones)

Minha mini TARDIS

Minha mini TARDIS

A mesma mini TARDIS em um lugar mais escuro, usando a tecnologia PixelMaster

A mesma mini TARDIS em um lugar mais escuro, usando a tecnologia PixelMaster

Um dos recursos que eu mais gostei foi o de profundidade de campo. O aparelho tira algumas fotos e gera uma imagem com um fundo desfocado, que dá aquela carinha de foto profissional.

camera-asus-tardis-desfoque

Outra característica legal é que ele também faz GIFs! \o/

ezgif.com-optimize

Ambas as câmeras também fazem vídeos em Full HD. Olha só:

O Zenfone vem com o Android Jelly Bean (4.3) de fábrica, mas a atualização para o Android Kit Kat (4.4.2) já está disponível e, em breve, para o Android Lollipop (5.0) também.
Para quem gosta do Android com a interface “pura”, pode se decepcionar um pouco, já que a Asus caracterizou tudo com a interface ZenUi. Para mim, a personalização é limpa, agradável aos olhos e muito bem feita. Os ícones são minimalistas e é possível ajeitá-los do jeitinho que você quiser.

Tela de bloqueio, menu e tela de atalhos

Tela de bloqueio, menu e tela de atalhos

O Zenfone conta com conexão Wi-Fi e 3G, com memória é expansível até 64GB, através de MicroSD. Também tem Bluetooth 4.0, GPS e conexão USB 2.0, além de ser um aparelho Dual-Chip. (super prático, né?)

E os pontos fracos?
A única desvantagem do aparelho é sua bateria. São 2110 mAh, o que pode fazer com que você carregue-o na energia mais de uma vez ao dia se usá-lo com muita frequência. Como sou chata com bateria, deixo os modos econômicos sempre ativados. Mesmo sem muito uso, com 3 horas depois de remover da carga, já foi mais de 15% da bateria do Zenfone. Porém, somos seres humanos acostumados com pouca duração de bateria nos smartphones. Ou seja: se você usa bastante seu smart, ande sempre com seu carregador!
Já o som não é muito alto, e fica na parte traseira. No começo, pode ser que você se atrapalhe e acabe tampando-o com os dedos, mas isso não é um ponto totalmente negativo.

Mais detalhes
Por maior que Zenfone seja, é um aparelho relativamente leve, pesando 145g. Algo muito bonito nele é um detalhe na parte inferior, cromado e levemente texturizado.

Detalhe

Detalhe

Na caixinha vem o aparelho, um carregador, cabo USB e fones de ouvido intra-auriculares, com 2 pares de borrachinhas extras, além dos manuais.
Além disso, o Zenfone também traz muitos aplicativos próprios da Asus, como What’s Next – Uma agenda que aparece na tela de bloqueio.

zenfone-caixa-acessórios-asus

E aí, vale a pena?
O Zenfone 5 tem se mostrado bastante eficaz e suas funções me deixaram bastante satisfeita. A Asus parece ter acertado em cheio ao oferecer para o público um aparelho bonito, com ÓTIMO desempenho e por um preço justo no mercado.
Ficou interessado no Zenfone? Quer saber mais algum detalhe do aparelho? Deixe suas dúvidas nos comentários e farei de tudo para ajudar! 😀

Quem escreve? Isabela

Futura publicitária, apaixonada por redação e fotografia. Vive em busca de games mobile, melhor motorista de GTA, apelona no Mortal Kombat e Nintendista desde pequena. Leitora assídua de sagas de fantasia, aprendiz de ketan e bastante viciada em Doctor Who, sempre acompanhada pelo Oswald <3