Quando as pessoas começaram a entrar em pânico por conta da notícia do fechamento do Studio Ghibli, nós do Garotas Geeks também demos nosso parecer. Inclusive, colocamos uma nota no final da matéria com a nossa opinião falando que ainda há uma esperança.

As cenas abaixo mostram um trecho do documentário The Kingdom of Dreams & Madness, lançado em 2013 no Japão. Ele mostra a rotina de Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki durante a produção de ‘Vidas ao Vento‘ e ‘O Conto da Princesa Kaguya‘.

"Você não está preocupado com o futuro do Studio?" - "O futuro é claro, vai se desfazer." - "Eu já posso ver isso."  -  "Por que a preocupação? É inevitável." - "Ghibli foi só um nome random que eu peguei de um avião". - (risos) - "É só um nome."
“Você não está preocupado com o futuro do Studio?” – “O futuro é claro, ele vai se desfazer.” – “Eu já posso ver isso.” – “Por que a preocupação? É inevitável.” – “Ghibli foi só um nome aleatório que eu peguei de um avião.” – (risos) – “É só um nome.”

Apesar do rumor que se espalhou de que o Studio fecharia suas portas, houve um esclarecimento recente a respeito do mal entendido e tradução errônea de um pronunciamento do produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki.

De acordo com o site brasileiro do estúdio, na noite do dia 3 de agosto, precisamente às 11 horas, foi transmitido pelo programa Jyounetsu Tairiku da rede TBS uma entrevista com Toshio Suzuki, onde fez comentários a respeito do futuro do Studio Ghibli após a aposentadoria de Hayao Miyazaki. Esta declaração de Suzuki foi divulgada em imagens na internet por um blog japonês. Porém, um tumblr em inglês feito por fãs relatou que o Studio Ghibli estaria fechando seu departamento de produção levando diversos sites divulgarem a mesma notícia.

No entanto, Suzuki havia, na verdade, comentado que grandes mudanças estão para acontecer e que estas mudanças podem acarretar no desmantelamento do departamento de produção. E, apesar dos boatos, Suzuki enfatizou que isso significaria uma reestruturação do Studio e não o fechamento dele, por enquanto. O resultado final seria “reconstruir” o Studio e recriar um ambiente para a geração seguinte.

Miyazaki e Suzuki.
Miyazaki e Suzuki.

O site oficial brasileiro deixou claro que não se pode espalhar assuntos como esse sem esperar uma manifestação oficial das mídias do Studio.  Segundo eles, várias notícias dos mais diversos assuntos relacionados ao Studio Ghibli já foram postadas por toda a internet dessa forma, o que é bastante inconveniente.  Podemos tomar como exemplo a notícia sobre a aposentadoria de Toshio Suzuki, que foi uma espécie de alarme falso – Toshio não estava se aposentando totalmente do Studio, apenas mudando de cargo. Então, relaxem! Pelo que parece, ainda há esperanças quanto à mais produções Ghibli. Não se desesperem quando algo bombástico assim surgir, pois existem casos e casos.

Pessoalmente, minha maior preocupação com a veracidade dos fatos estava nas imagens, retiradas do site Tumblr de Nicholas Kole,  visíveis no início deste post. Miyazaki parece certo de que  um dia seu trabalho iria acabar. Mas minha opinião se tornou semelhante à um comentário a respeito que vi pela internet: Ele é um homem velho. Ele sabe das coisas. Ele sabe que as coisas morrem, assim como os seres humanos. Isto é o que eles fazem. Isto é o que todos nós fazemos. Isto é o que muitas vezes é retratado em suas animações. Um dia as coisas acabam mesmo. Temos que saber como lidar com isso de forma apropriada. Vocês podem dizer que o Studio poderia permanecer aberto e outras pessoas trabalharem nele. Mas o que ocorre é o seguinte: se os fundadores do Studio Ghibli se uniram e criaram algo tão grandioso, da mesma forma outras pessoas – ou a geração futura como diz Suzuki – podem fazer o mesmo. Não tem que acabar só porque tudo tem uma validade. A vida é um ciclo interminável.

E o Studio Ghibli foi inicialmente uma oficina criada entre amigos com a finalidade de trabalhar em seus sonhos e paixões, não para existir como uma espécie de entidade corporativa. Eu sou uma fã incondicional do Studio Ghibli e, acreditem, está sendo super difícil para eu assimilar tudo isso também, mas é, como o próprio Miyazaki disse, inevitável.

Ghibli 2.

Curiosidade:

Sobre o que Miyazaki diz nas imagens a respeito do nome do Studio, é verdade: “Ghibli” foi o nome escolhido para o estúdio inspirado no avião italiano Caproni Ca.309 “Ghibli”, utilizado na Segunda Guerra. Também foi escolhido por simbolizar o vento quente do Deserto do Saara, que por sua vez simbolizaria novos ares dentro do mundo da animação. Aviação é, inclusive, uma das maiores paixões declaradas de Miyazaki, tanto que ela é retratada em muitas de suas obras: Porco Rosso, Vidas ao Vento, Naausicaä do Vale do Vento e outros.

Para quem estiver interessado em assistir o documentário em questão, ele pode ser encontrado no link abaixo! Contém momentos bem divertidos e interessantes a respeito do Studio Ghibli. É algo super bacana para fãs que têm interesse em conhecer melhor o trabalho do Studio.

DOWNLOAD:
Torrent Bluray 720p (6,55GB) + legendas em PT-BR
http://bit.ly/DocumentárioGhibli

Bjão da Liao!

Compartilhe: