Do mesmo criador de Baccano!, Ryohgo Narita, Durarara!!

Comumente chamado de DRRR (pra facilitar, porque né), é o terceiro da nossa lista de Strong Female Lead e um dos meus animes favoritos de todos os tempos! Provavelmente um dos melhores animes entre os gêneros de ação, mistério e sobrenatural.  Se trata de uma light novel japonesa escrita pelo Ryohgo e ilustrada por Suzuhito Yasuda. Uma adaptação em mangá surgiu por Akiyo Satorigi e começou a ser publicada na revista Monthly GFantasy em abril de 2009. Em 2010, o Studio Brains Base adaptou a obra sob a direção de Takahiro Omori. O anime foi caracterizado como um dos melhores e colocado no TOP 10 da temporada, segundo votações na mídia especializada.

durarara 11

Embora o enredo de DRRR seja difícil de resumir brevemente sem dar um monte de spoilers na minha onda de animação fã-girl, a premissa gira principalmente em torno de Celty (tem muitos que traduzem como Selty) Sturluson, uma Dullahan ou Durahan (leia-se: Cavaleiro Sem Cabeça, um tipo de criatura lendária imortal proveniente da mitologia irlandesa que carregava sua cabeça nos braços enquanto montava um cavalo igualmente sem cabeça – lenda com variações entre algumas regiões célticas) que literalmente perdeu sua cabeça e então segue ao Japão na esperança de conseguir encontrá-la, adaptando-se à realidade do mundo urbano e tecnológico como uma motociclista misteriosa, sendo reconhecida como uma lenda local: O Motoqueiro Negro.

Ao mesmo tempo, um colegial chamado Mikado Ryugamine está se mudando para Ikebukuro, a segunda estação mais movimentada da grande Tokyo. Mikado foi convencido a se mudar de sua monótona cidade do interior ao receber um convite de seu amigo de infância, Masaomi Kida. Já em Ikebukuro, a primeira coisa que Kida decide avisar para o amigo é sobre as diferentes gangues de cores diversas que vagam por todos os lados da cidade, sendo as mais conhecidas a gangue dos Yellow Scarves (Lenços Amarelos), da Blue Square (Quadrados Azuis), e os misteriosos Dollars, uma gangue que se diz incolor. Os dois logo traçariam amizade com uma tímida e retraída garota chamada Anri Sonohara. E esse é praticamente o trio principal da história, embora hajam outros protagonistas tão importantes quanto.

DRRR - 1
Kida, Mikado e Anri.

O universo de Durarara!! é essencialmente cosmopolita, uma vez que observamos a presença e interação de colegiais, yakuzas, gangues, otakus, imigrantes estrangeiros, elementos sobrenaturais e até mesmo o impacto das redes sociais no cotidiano urbano, boa parte disso se devendo à existência na trama de um fórum anônimo também intitulado “Dollars”.  É interessante ver, ao longo da história, quais personagens pertencem – ou não – a esse coletivo. De acordo com o desenvolvimento do plot, torna-se claro que nenhuma dessas pessoas são o que aparentam. E claro, essa é a melhor parte do anime.

DRRR a princípio é algo como uma colcha de retalhos e explicá-la poderia gerar informações desnecessárias para quem quer assistir sem levar spoilers, como disse anteriormente – e para os fãs de Baccano!, isso já vai ser algo natural, uma vez que ambos são bastante similares no quesito história confusa que vai aos poucos montando peças separadas de um enorme quebra-cabeça (pelas críticas encontradas a respeito na internet, muitos dos admiradores do autor original da série dizem que DRRR é como se fosse uma continuação de Baccano!, na verdade). Apesar disso, a narrativa segue variando entre todos os personagens de maneira equilibrada, mostrando como suas vidas se cruzam, criando um grande enredo de acordo com o que cada personagem sabe sobre um determinado incidente da cidade de Ikebukuro. E, logo de início, a história tanto do anime, quanto do mangá, começa de forma bastante impactante, isso é garantia. O anime, por exemplo, inicia com cenas de Celty, que está trabalhando no submundo de Ikebukuro como entregadora, em estranhos acontecimentos em que você nunca sabe quem é o mocinho ou quem é o vilão.

DURARARA!!4

A razão para DRRR estar na lista de Strong Female Lead é poque um dos pontos fortes deste anime são os personagens. De seis protagonistas, temos 4 homens que de preferência não gostariam mesmo de estar numa luta entre as 2 garotas da lista. Todos os personagens, no entanto, mesmo os menores, são vibrantes e muitas vezes um pouco amedrontadores. Celty pode ser a mais temível de todos e, ainda assim, é um dos personagens mais simpáticos que você irá encontrar.

Eu gostaria de explicar detalhadamente sobre cada pequena evidência que faz o protagonismo das duas ser especial. Eu, sinceramente, gostaria de relatar um artigo científico sobre isso (LOL), mas nesse caso acho mesmo que é vendo pra realmente entender. Pensei em criar um pequeno spoilerzinho aqui, mas prefiro deixar cada um criar suas próprias conclusões. Ç;

O mangá tem um traço levemente mais “rústico” que o anime, mas tem os melhores títulos de capítulos EVER!

CHAPTERS

O anime tem 24 episódio de 24 minutos, opening e ending ótimos, OST bem adaptada às cenas, sequências de ações bem feitas, melhores shipps, melhores cenas de luta e melhores personagens pra cosplay, inclusive!

Tá, esses aqui estão mais em conta:

Este anime é, por falta de um termo melhor, a mais incrível maldição que eu já vi. Montes e montes de reviravoltas e personagens hiper cativantes, endosso novamente. Eu fiquei em dúvida inicialmente sobre como seria a pronúncia em japonês do anime e qual o significado desse nome. Durarara na verdade vem de Dullahan, já a pronúncia… Sinceramente não sei, haha. A origem do nome vem de uma piada na pronúncia japonesa para a expressão, “Dara”, onde o termo “Dara Dara”  é utilizado para designar coisas inúteis ou ociosas. A presença dos Dollars na trama é uma ótima sacada por parte dos produtores, se levarmos em consideração a popularidade entre os japoneses dos “image boards” como o 2channel, 4chan e Anonymous.

Eu recomendo DRRR a todo mundo sem nem me importar muito com gostos diferentes, já que isso aqui tem um pouco de tudo – e claro, excelentes personagens :3 Vi muitas reclamações a respeito do final ser um pouco rápido e algumas pontas permanecerem soltas. Quanto à isso, a segunda temporada está prevista para janeiro do ano que vem, para alegria geral da nação!! <3 Esperamos a conclusão da história e resolução desses probleminhas nesta possível última temporada.

O mangá pode ser lido aqui e o anime baixado aqui.

Espero que gostem!!!

inté, liao

Compartilhe: