Segurem o hate e vamos bater um papo.

Star Wars e Stranger Things podem não parecer muito comuns olhando de cara. Ambos são tipos muito diferentes de histórias de ficção científica, e contados em diferentes mídias. No entanto, de muitas maneiras, acredito que Stranger Things se tornou realmente o Star Wars desta época. Não apenas na maneira como ambas são cartas de amor para várias outras partes da cultura pop e da história, mas também na maneira como ambas aparentemente surgiram do nada para dominar o zeitgeist (espiríto de época) cultural.

How STRANGERS THINGS is this Generation's STAR WARS_1
Lucasfilm

Quando Star Wars estreou nos cinemas em maio de 1977, foi como um raio do nada. Todo mundo que lê isso, sem dúvida, sabe o impacto que teria no cinema pelos próximos quarenta anos. Foi além disso. Todos os personagens de George Lucas do filme, por menor que seja o papel, tornaram-se nomes familiares quase instantâneos. Até hoje, minha mãe nunca viu um filme de Star Wars do começo ao fim, mas ela com certeza pode nomear todos os personagens principais. E isso provavelmente vale para muitas pessoas.

Poucos meses após seu lançamento, C-3PO, R2-D2 e Darth Vader deixaram suas impressões no Chinese Theater de Hollywood, e Bill Murray estava parodiando o impacto avassalador do filme no SNL (Saturday Night Live). Havia um álbum de disco não autorizado de Star Wars, cujo single principal foi para o primeiro lugar. Estava simplesmente em todo lugar. E, ao contrário de quase todos os blockbusters de hoje, não era baseado em uma propriedade conhecida, era totalmente original. Bem, mais ou menos. Vamos chegar a isso.

Desde então, os fãs modernos lamentam que outro Star Wars nunca poderia acontecer no cenário cinematográfico do século XXI. E por “outro Star Wars“, queremos dizer uma franquia de sucesso de bilheteria completamente original que agarra a consciência pública; um não baseado em um IP conhecido. Na década passada, o único filme de gênero de sucesso não-baseado em livro, história em quadrinhos ou sequência de uma franquia pré-existente como foi A Origem, com Leonardo DiCaprio. E isso já foi há uma década. Parece que acabaram os dias em que uma propriedade totalmente original do filme poderia conquistar o mundo. Certamente eles tentaram.

How STRANGERS THINGS is this Generation's STAR WARS_2
Netflix

Mas acredito que “o próximo Star Wars” já chegou e é Stranger Things. Isso simplesmente não aconteceu nos cinemas. Agora, não estou dizendo que Stranger Things é tão grande ou impactante quanto Star Wars. Por favor, guarde as forquilhas. Francamente, nada pode ser tão grande novamente. O filme original de George Lucas saiu no vácuo. Não havia nada remotamente parecido em nenhum lugar da cultura popular, por isso sugava todo o ar da sala. Stranger Things saiu em um mundo do MCU, Game of Thrones e muitas outras coisas voltadas para o mesmo público. Incluindo Star Wars. Nunca seria tão grande. Mas, mesmo assim, ambos obtêm sucesso quase exatamente pelas mesmas razões.

How STRANGERS THINGS is this Generation's STAR WARS_1
Netflix

A chegada de Stranger Things e o domínio extremamente rápido da conversa cultural pareciam incrivelmente semelhantes à saga de Lucas décadas antes. Como Star Wars, Stranger Things não estava no radar de ninguém antes de seu lançamento. Não foi baseado em nada conhecido e seus criadores não eram referências. Porém, poucos dias depois de Stranger Things chegar à Netflix, iluminou as mídias sociais como nenhum outro programa novinho em folha no serviço. Memes estavam por toda parte. Naquele outono, fui a duas festas de Halloween com tema de Stranger Things. E havia várias pessoas fantasiadas de Barb, essencialmente um personagem menor da série. Graças à Eleven, as vendas de waffles Eggo aumentaram. E, assim como em Star Wars, em um ano a publicidade era algo que você não poderia escapar se tentasse.

E, embora essas duas propriedades sejam muito diferentes em termos de suas narrativas, a chave para o respectivo sucesso é a mesma. Eles são diferentes e “novos” o suficiente para os espectadores parecerem novos, mas são preenchidos com tantos elementos e influências clássicas que são reconfortantes e familiares. Ambas são as melhores propriedades de amálgama. Ambos tomam emprestado de tantas fontes diferentes que você nunca pode dizer sobre uma delas que “isso é simplesmente um plágio de (preencha aqui com a obra que quiser)”. Você simplesmente não pode se inspirar em tantas fontes diferentes e combiná-las em uma propriedade, ainda assim fazê-lo bem e depois ser um exemplo de qualquer coisa.

How STRANGERS THINGS is this Generation's STAR WARS_2
Netflix / Sony Pictures

É claro que Star Wars se inspira em séries famosas antigas como Flash Gordon, Mito Arthuriano, westerns, contos de fadas, Dune de Frank Herbert, filmes da Segunda Guerra Mundial, filmes de Akira Kurosawa e, literalmente, uma dúzia de outras coisas. Enquanto isso, Stranger Things é filho de toda uma era do cinema de gênero. E embora seja fácil dizer que é inspirado nos anos 80, na verdade é maior do que isso. É como se os irmãos Duffer analisassem os principais sucessos de gênero de 1975 – o ano em que Tubarão foi lançado e o primeiro romance de Stephen King ou Jurassic Park, em 1993. Em seguida, livremente reuniram elementos de quase tudo desde esse período em uma série.

How STRANGERS THINGS is this Generation's STAR WARS_3
Lucasfilm / Netflix

Star Wars e Stranger Things fizeram o mesmo truque de mágica em seu público. Eles aparecem como novos e empolgantes para uma jovem geração de fãs e são uma viagem de nostalgia para o público mais velho. Em 1977, as crianças que se reuniam para ver Star Wars e comprar todos os brinquedos não tinham ideia do que inspirava a ópera espacial. E nós não nos importamos. Nós apenas sabíamos que amamos. Enquanto isso, o público adulto Baby Boomer sabia exatamente quais referências o filme de Lucas estava fazendo, e eles se deliciavam com a obra também.

Com Stranger Things, as crianças de hoje se apaixonam e se identificam com o elenco jovem do programa, enquanto os adultos que cresceram com uma época específica de cinema são agradados ao reconhecer todas as referências que o programa faz aos filmes e livros de sua juventude. Soa familiar? Só o tempo dirá se Stranger Things terá o mesmo legado cultural duradouro de Star Wars. Provavelmente não. Por enquanto, ele encontrou uma maneira de coçar da mesma coceira cultural que a saga de George Lucas fez há quatro décadas.

———————————————————–

Texto traduzido e adaptado de: Nerdist

Compartilhe: