Stranger Things 2: As referências de filmes dos anos 1980

stranger_things_ghostbusters_ew

A cultura pop e easter eggs da segunda temporada

Desde que a primeira temporada de Stranger Things foi lançada ano passado, sabemos que a série está recheada de referências a filmes ícones da cultura pop dos anos 80. Com a estreia da segunda temporada, temos novas referências e easter eggs!

Fica o aviso que esse texto está cheio de spoilers, então se você ainda não assistiu a série inteira, é melhor parar por aqui, ou ler por sua conta e risco!

stranger-things-mad-max-referências

O primeiro episódio já diz tudo: Mad Max. O nome da trilogia que começou em 1979 é o apelido da nova integrante do grupo de crianças, Max. Além disso, o garoto que trabalha no arcade chama a ruivinha de Road Warrior, que, em inglês, é o subtítulo do segundo filme.

stranger-things-dustin-steve-referências

Assim como na primeira temporada, temos referência ao filme Conta Comigo, na cena bem fofa em que Dustin e Steve estão caminhando juntos nos trilhos de trem. Os irmãos Duffer, os criadores da série, falaram que gostam muito dessas cenas. Será que veremos mais vezes esse cenário?

stranger-things-referências-ghostbusters

Os Caças Fantasmas aparecem bastante, começando com as fantasias do quarteto para o Halloween. Na vida real, o filme tinha estreado pouco antes dos acontecimentos na série, em junho de 1984. E no penúltimo episódio, Lucas fala uma frase bem conhecida do longa, quando Max pergunta o que pode acontecer se os Demodogs encontrarem eles, ele responde “Dia do Julgamento”.

stranger-things-alien-referências

As referências aos filmes da franquia Alien começam com o ator do Dr. Owens, Paul Reiser, que participou do segundo filme, Aliens – o Retorno, e tem um papel parecido com o que tem na série, de reconquistar a confiança de Will, que acabou de passar por um episódio traumático na sua vida. Além disso, a ideia do pensamento de colmeia dos monstros do Mundo Invertido, se assemelham aos do monstro do filme. E, é claro, tem toda a situação de Will ser hospedeiro de algo maligno.

stranger-things-2-eleven-fantasma-referência

E.T. – O Extraterrestre é lembrado quando Eleven aparece fantasiada de fantasma para o Halloween.

stranger-things-contatos-imediatos-de-terceiro-grau-referências

A cena da porta aberta com a tempestade de fundo, logo no começo da temporada, quando Will vê o Monstro de Sombras pela segunda vez, é praticamente igual ao do filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Assim como os desenhos que ele faz.

stranger-things-os-goonies-referências

Assim como na primeira temporada, referências ao filme Os Goonies aparecem muito. Começando com a presença de Sean Astin no elenco, que fez parte do filme em 1985. E ele mesmo faz uma grande referência ao longa, quando pergunta “O que tem no X? Um tesouro de pirata?” Demais, né?

stranger-things-billy-referências

O visual do bad boy Billy foi inspirado no filme O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas, como fica bem claro quando colocamos as fotos lado a lado.

Veja mais referências na próxima página!

Quem escreve? Gabi Orsini

Aspirante a jornalista e bailarina. Conversa até com poste e acha que sabe cantar. Desde que descobriram que é uma sereia, não esconde mais isso. Ama tirar fotos e por o pé na estrada. Tem o dom de ler em qualquer hora e lugar. Sonserina sim.