Estamos tristes que acabou, mas imensamente felizes por ter recebido uma história assim.

O que você faz depois de salvar o mundo, espalhar a democracia pelo universo e encerrar uma era de brutalidade e guerras? Você percebe que nenhuma dessas coisas te preparou para as coisas simples da vida.

Nos episódios finais de Steven Universe Future, nós vimos nosso herói, Steven Quartz Cutiepie DeMayo Universe, lidar com o fato de que ele pode ter salvo o universo, mas que isso deixou várias cicatrizes que precisam ser tratadas.

*** O texto a seguir contém spoilers sobre o final de Steven Universe Future ***

Quando vemos heróis infantis, normalmente eles são apresentados com uma espécie de “cobertura de teflon emocional”. Nada realmente se prende a eles, e sempre são capazes de superar seus traumas porque salvar o mundo vale a pena no final. Na última temporada de Steven Universe, ele salvou o universo, convenceu as Diamonds a deixarem seu imperialismo de lado e recuperou as gemas corrompidas da Terra. No início de Steven Universe Future, nosso herói estava vivendo na utopia que criou. O que isso significa para ele, especificamente?

Steven está cansado e claramente sem um objetivo. Seus poderes continuam a crescer, mas não existem novas batalhas a serem travadas. Garnet, Pearl, Amethyst e os outros têm seus trabalhos e vidas além de “apenas estar com Steven”, como era na infância. Connie está se preparando para a faculdade e Greg está em uma tour com sua nova banda. E isso faz com que o protagonista perceba que não possui nenhum propósito próprio. Ele nunca foi para a escola, não possui nenhuma habilidade para empregos e por estar mais velho, todas as coisas que ele guardou dentro de si não conseguem ficar contidas.

No episódio “Growing Pains” (“Dores Crescentes”, em tradução livre), a história finalmente demonstra o que está acontecendo: Steven está sofrendo um pesado trauma psicológico. A mãe de Connie examina Steven no hospital (pela primeira vez na vida dele), e o raio-X de sua cabeça mostra um grande número de fraturas, assim como no resto de seu corpo. Ela explica que as feridas dele pareciam ter sido curadas quase instantaneamente, mas que as cicatrizes ainda estavam lá. Steven relembra todas as coisas que aconteceram com ele, a dor física e emocional passada durante a série, e então a médica afirma que seu corpo está reagindo como se o mundo fosse acabar sempre que ele passa por qualquer nível de estresse. Porque esse é o tipo de estresse que ele costuma passar.

Quando Greg retorna da turnê para cuidar de Steven, temos outro episódio em que conhecemos a infância do personagem. Greg fala sobre sua família conservadora que não o deixava fazer nada, mas Steven só consegue ver a estabilidade que ele nunca pôde ter.

Steven está furioso, e com medo da própria raiva, e então ele vai atrás de Jasper, alguém que poderia ensiná-lo a lidar com essa raiva. O problema é que Steven mergulha tão fundo nela que acaba perdendo o controle. Ele acaba cedendo para o seu lado ruim e acidentalmente estilhaça Jasper, e então ele foge em direção às Diamonds em busca de respostas.

Elas por sua vez estão lidando com seus novos poderes, focados no altruísmo, e tentam ajudar Steven, mas ele não estava procurando por mudanças superficiais. Ele quer se sentir bem de verdade, mas não sabe como fazer isso. Quando ele controla o corpo da White Diamond para tentar se comunicar consigo mesmo, ele acaba se forçando (na forma de White) a bater com a cabeça contra um pilar, em uma demonstração de automutilação emocional.

É um momento sombrio não apenas para Steven, mas para o público. Nós sabemos que isso não é quem ele é, mas ele está fazendo por causa da profunda auto-aversão causada por não saber mais seu lugar no mundo.

Ele tenta consertar as coisas e apenas acaba causando destruição até o ponto em que ele começa a se ver como um monstro, o que acaba causando a sua transformação no vilão que vemos nos créditos de abertura: uma gigantesca gem corrompida lotada de espinhos e chifres.

Aquele momento sem dúvidas partiu os nossos corações. Nós amamos Steven, nos sentimos representadas por ele, e certamente entendemos aqueles sentimentos e pensamentos esmagadores sobre as pessoas que amamos estarem se afastando sem que você possa fazer nada para mudar isso.

Entendemos que tentar com todas as forças demonstrar felicidade e otimismo é difícil – e por vezes isso transborda quando você percebe que não está sendo honesto. Existem horas em que não é possível se sentir bem.

Ainda bem que Steven Universe sempre foi uma série em que o amor e a bondade vencem, então eles conseguem salvar o dia literalmente abraçando Steven e expulsando a ideia de que ele seria um monstro. Enquanto ele encolhe chorando em posição fetal, cercado por pessoas que o amam, a única sensação possível é a de catarse. Ao mesmo tempo que ficamos felizes por Steven, foi bem triste que ele tenha passado por uma crise dessas para conseguir expressar a dor que está sentindo. Pelo menos uma enorme rede de apoio veio ajudá-lo quando ele mais precisou.

Então, qual o próximo passo de Steven? Ele sai de casa. Sua decisão é pegar seu carro e viajar para encontrar seu propósito sem precisar ficar esperando a próxima guerra. Além disso, ele e Connie se beijam pela primeira vez (eu acho), na cena mais fofinha e esperada da história toda. Ele e as gems então se abraçam e choram bastante na despedida, e Garnet revela que onde quer que sua jornada o leve, elas sempre farão parte de sua vida. E é impossível segurar a emoção.

Rebecca Sugar criou uma série tão profundamente conectada com os nossos corações que é até difícil acreditar. Steven Universe entregou um final tão belo, comovente e poderoso sem ter que se afastar de suas raízes de otimismo e esperança. A única coisa que podemos fazer é agradecer.


Fonte: TheMarySue

Leia mais sobre Steven Universe aqui no site!

Compartilhe: