Star Wars: animais recebem nomes inspirados na saga

star-wars

Sempre quis ver o Chewbacca no mundo real? Agora você pode!

Quem disse que a galera geek não pode demonstrar sua influência no mundo? Alguns cientistas fãs da saga Star Wars batizaram algumas espécies de animais descobertas recentemente em homenagem a alguns personagens!

Qualquer nome científico do reino animal é tradicionalmente escrito em latim, porque é uma língua morta e não ocorrem mudanças ortográficas (como aconteceu recentemente no Brasil). Além disso, é escrito na forma binomial: o primeiro nome indica o gênero e é sempre grafado em letra maiúscula e o segundo nome indica a espécie, começando com letra minúscula, e é aí que os cientistas tem a liberdade de batizá-la da forma que acharem melhor.

A partir dessa premissa, alguns cientistas acharam que esses animaizinhos tinham características bem semelhantes a alguns personagens de Star Wars…. Confira:

Observação: aos insetofóbicos, aracnofóbicos e afins, imagens fortes!!! 😛 😛

Formigas Jedis

tetramorium-jedi-e-o-cavaleiro-jedi-luke-skywalker

tetramorium-jedi-jedi
QUE LINDINHA!

QUE LINDINHA!

A formiguinha (ou formigão) Tetramorium jedi é originária das florestas de Madagascar lar dos insetos estranhos. O nome “jedi” foi dado a ela porque as formigas são conhecidas por sua força, já que são tão fortes que podem carregar até cem vezes o seu próprio peso e por isso vivem roubando as nossas coisas. Que a força esteja com você, formigão!!

O besourinho Chewbacca

trigonopterus-chewbacca

chewbacca-beetle

chewbacca-beetle1

Trigonopterus chewbacca pode não ser um wookiee, mas definitivamente é um bom piloto e bem peludo! Ele foi descoberto na Nova Guiné no mês passado e ainda se discute muito sobre a espécie. As cores também são bem similares ao nosso querido Chewie <3

Chewbacca voador

wockia-chewbacca-e-chewbaccawockia-chewbacca

Confesso pra vocês que foi um desafio pra mim ver um dos meus personagens favoritos de Star Wars associado ao inseto que eu mais tenho pavor na vida (sou motefóbica 🙁 ). Maaaaaaas, tenho que admitir! São muito parecidos! A Wockia chewbacca habita as florestas secas no lado oeste do México, e por isso se camufla muito bem, já que é marrom e peludinha… urgh. 😛

Ao Yoda, animal semelhante

yoda-purpurata-e-mestre-yoda

yoda-purpurata1

yoda-purpurata

Temos aqui uma exceção à regra que eu expliquei no início. Em via regra, como foi dito, é que a autonomia maior do cientista se encontra na espécie, mas nesse caso, a homenagem ficou no gênero do animal. O Yoda purpurata é um enteropneusta, ou seja, um hemicordado, um animal que vive nos mares enterrados na areia. Eles medem aproximadamente 10 centímetros e embora ele seja rosa/roxo, se olharem com atenção, as asas se assemelham às orelhinhas do nosso querido Yoda.

Ao Yoda, outro animal semelhante

albumione-yoda

albumione-yoda1

Temos mais um animalzinho homenageando o mestre Yoda. Albunione yoda é um isópodo marinho que habita a região de Taiwan. É um ectoparasita que se instala nas brânquias de seu hospedeiro. A semelhança com Yoda é por conta das longas extensões laterais ligeiramente curvadas da cabeça da fêmea da espece, parecida com as orelhinhas caídas e compridas do personagem da saga.

Darth Vader miscroscópico

darthvaderum-e-darth-vader] darthvaderum

darthvaderum1

Esse ácaro foi encontra no leste da Austrália, em árvores. Batizaram-no de Darthvaderum greensladeae porque o cientista Glenn Hunt disse que foi a primeira coisa que veio em sua cabeça quando analisou a espécie no microscópio. Novamente, o nome é atribuído ao gênero e não à espécie 🙂 .

Assim não dá muita vontade de ir para o lado negro da força né? 😛

Padmé e sua espécie extinta

xenokeryx-amidalae-e-padme-amidala

padme-

xenokeryx-amidalae

Um ancestral antigo da girafa com o crânio de forma bem peculiar (leia-se estranho) acabou homenageando a princesa Amidala. A Xenokeryx amidalae acabou sendo atribuída à Padmé Amidala por causa de seus chifres curtos e a sobrancelha inclinada que tem o formato de um T, lembrando um pouco o chapéu diferente que a personagem usa.

Peixe caçador de recompensas de Star Wars

greedo

peckoltia-greedoi-e-greedo
greedo-2

O peixe-gato Peckoltia greedoi lembra muito o Greedo, o caçador de recompensas de Star Wars. Os olhos grandes e escuros, o buraco das orelhas e o comprimento do nariz/focinho/sei lá o quê de Greedo se assemelham muito ao formato do peixinho.

A aranha Sarlacc

aptostichus-sarlacc-e-a-plata-criatura-sarlacc

sarlacc2

sarlacc

A aranha Aptostichus sarlacc é tão aterrorizante quanto a Sarlacc, aquela planta-criatura que pode viver milhares de anos e é encontrada em Tatooine – SIM, aquela que quase matou o Boba Fett. Jabba, aliás, alega que a criaturinha chegou a Tatooine por vontade própria e que era seu bichinho de estimação… A semelhança é justamente as tocas subterrâneas nas quais elas vivem, fechadas por portas de cortiça (segunda imagem).

Quem quer uma dessas?

 

E aí, acharam eles parecidos?

Ter o nome em espécies de animais não é pra qualquer um xD

gif-stormtrooper

~ dancinha da vitória de Star Wars ~

Fonte: UOL

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon, mas se contenta em ser apenas uma princesa da Disney nas horas vagas