Snapchat for Dummies: Por que e como usar?

snapchat

Snapchat?  Aquela rede social que só serve para mandar nudes? PÉÉÉ! ERRADO!

Confesso que a primeira vez que ouvi sobre esse app foi no meio de uma conversa entre pessoas dizendo que era a nova rede social das nudes – porque “não permitia tirar print screen” e a foto só podia ser vista uma vez e acabou. Descobri que isso não é verdade (pelo menos não na versão atual)! Baixei no final do ano passado e confesso que demorei para aprender a usar pois não é muito intuitivo, mas depois que você se acostuma com sua interface simples, é bem viciante. O truque está em quem seguir para ter acesso a um conteúdo interessante!

Nessa postagem teremos um guia de como usar o Snapchat na primeira página e na segunda página teremos dicas de pessoas interessantes para você seguir!

Snapchat foi criado em 2011 e demorou um pouco para ficar mais famoso aqui no Brasil, mas agora está sendo muito bem usado por pessoas famosas e criativos que despertaram interesse de novos usuários!  O app é uma rede social de troca de vídeos ou fotos, com direito a customização interna onde tudo some depois de 24 horas. Seu conteúdo pode ser privado (aberto apenas para as pessoas que você adicionou) ou público onde qualquer um pode seguir \o\!

Como já disse antes, sua interface é bem simplificada, não existem muitos botões e o app inteiro é separado por telas organizadas da seguinte maneira (atenção no COMEÇA AQUI):

mapa_snapchat

Vamos por partes, ou melhor, por telas!

1- Tela inicial do app: câmera

Aqui você tira sua foto ou grava vídeos! Algumas funções básicas:

  • Se você clicar duas vezes, altera para a câmera traseira (ou clicando no ícone no topo da direita).
  • Você pode dar zoom “abrindo e fechando” com dedos (como se estivesse literalmente ampliando).
  • Para gravar um vídeo é só segurar o botão central até começar a aparecer a barrinha vermelha dentro do círculo se mexendo.
  • Para ter acesso aos filtros de rosto basta segurar com o dedo em cima do seu rosto (tente o nariz) para que o app faça reconhecimento facial. Ao ser reconhecido aparecerão opções ao lado do botão com os filtros disponíveis. Aqui você pode gravar vídeo ou tirar foto.

Após gravar um vídeo ou tirar foto, aparecerá uma tela de customização:

edicao

 

Mais alguns exemplos do que pode ser feito (fiz ontem para testar):

2- Tela de Histórias/Atualizações

Fazendo uma comparação com facebook, sua “linha do tempo” seria o “Minha História“, você pode acessar deslizando a tela inicial para o lado direito. Lá no topo com as 3 bolinhas ao lado você pode ver quais snaps fez nas últimas 24 horas, quantas visualizações teve em cada snapquem visualizou, quantas vezes teve um printscreen e quem o tirou. Além disso, também há opção de baixar tudo como vídeo ou separadamente clicando em um por um.

Local de atualizações/histórias! Suas e de quem você segue.

Local de atualizações/histórias! Suas e de quem você segue.

3- Tela de Chats e informações sobre seus amigos

Deslizando para o lado esquerdo da tela inicial você tem acesso ao chat com seus amigos! Basta clicar no nome da pessoa e digitar para enviar uma mensagem ou tirar foto na hora mesmo. Se você deslizar mais uma vez para a esquerda, consegue ver as informações do seu amigo, como quantos seguidores tem, seu nome de exibição, seu nome de usuário e opções como “editar nome”, “bloquear” ou “remover amigo”. Na tela do chat aberto pode-se ver momentaneamente o que foi enviado e recebido segurando o dedo em cima da mensagem – mas essa sumirá assim que fechar o chat.

Screenshot_20160321-184743

 

3- Tela de Configurações

Esta pode ser acessada ao deslizar seu dedo na direção para cima quando estiver na tela inicial de câmera do snapchat. Aqui você tem opções de configurações (sugiro ir lá antes de tudo caso queira habilitar snaps públicos), customização do seu avatar e tela de compartilhamento, sala de troféus (achievements do snapchat!) e opções como visualizar quem te adicionou, quem adicionar e os amigos que você já tem.

Escaneie essa imagem com seu snapchat na tela inicial de câmera aberta ;)

Escaneie essa imagem com seu snapchat na tela inicial de câmera aberta ;)

4- Tela de notícias ou conteúdo publicitário

Tela pode ser acessada ao deslizar duas vezes para a direita a partir da tela inicial. Aqui você encontra canais bacanas com conteúdo específico por assunto! Produzido por empresas mesmo, acredite, até tem coisas bacanas dependendo do seu interesse hehe!

Screenshot_20160321-192642

Beleza…entendi como funciona mas o que tem de diferente nessa rede social?

Esse é o ponto máximo que tornou o Snapchat uma das minhas redes sociais favoritas! Aqui temos portas abertas para pessoas que querem produzir um conteúdo diferenciado do que já coloca em suas outras redes. Penso que cada rede tem seu propósito, o que posto no meu twitter é diferente do que vai para meu instagram, mais diferente ainda do que acaba no meu facebook e não tem nada a ver com o que eu posto no meu Snapchat (batatadebatom). Como as postagens no snapchat viram um vídeo no final do dia, as possibilidades de conteúdos diferentes são infinitas! Tem gente que posta tutorial, passo a passo de receita, diário do dia a dia sem edição, spoilers de projetos pessoais… Eu por exemplo adoro postar passo a passo dos meus desenhos antes deles serem publicados como na imagem abaixo. Obviamente também posto muito das peripécias dos meuss gatos, canto de vez em quando para deixar todo mundo surdo e também faço careta com filtros novos que gosto de testar hehe!

garnet

Na próxima página vou dar dicas de pessoas para você seguir!

Quem escreve? Luiza (Batata)

Ilustradora e co-fundadora do 2Minds! Co-autora da HQ independente Plumba. Apaixonada por pintura. Dona de dois maine coons gordos, adora Sailor Moon, jogos de tabuleiro, música instrumental, pintar as unhas sozinha, doces e jogar...DIABLO 3 \../,