Seu celular é capaz de ouvir tudo o que você fala!

smartphone-celular-escuta-o-que-você-fala

Isso é muito Black Mirror!

Se você leu o título do post e está achando que estamos nos referindo somente às suas ligações, áudios do WhatsApp ou quando você fala com a Siri ou Google Assistant, você está enganado!

Com certeza em algum momento da sua vida você pensou sobre essa possibilidade, ainda que remotamente. E isso é real!

Q (2)

O consultor de segurança da Asterix, Peter Henway, afirmou que alguns aplicativos que possuem acesso aos dados do microfone do smartphone escolhem a destinação dos dados recebidos:

De tempos em tempos, trechos de áudio voltam para [outros aplicativos como o Facebook] para os servidores, mas não há um entendimento oficial sobre quais são os gatilhos para isso. Seja com base no tempo ou na localização ou no uso de determinadas funções, os apps certamente estão usando essas permissões de microfone periodicamente. Todos os elementos internos dos aplicativos enviam esses dados de forma criptografada, por isso é muito difícil definir o acionador exato”.

E então nós nos perguntamos: como podem tantos dados ficarem armazenados? Todas as conversas de todos os usuários? Todas as palavras?

Funciona assim: algumas palavras-chave ativam a coleta de dados. O pessoal da TecMundo explica isso de uma forma bem bacana:

Da mesma maneira que um “Ok Google” vai ativar o Assistant, se você [supostamente] disser uma palavra como “Japão”, o Facebook vai te mostrar as melhores passagens disponíveis para o país na próxima vez que você estiver online.

surprised

A Vice publicou sobre isso esta semana, após fazer um teste para saber até onde isto estava indo. Eles diziam algumas frases que poderiam ser palavras-chave que ativassem essa ferramenta e depois conferiram os anúncios nas redes sociais, e eles correspondiam às mercadorias que foram citadas duas vezes ao dia durante cinco dias.

A questão é um pouco complexa, já que muitas vezes temos conversas privadas e até mesmo confidenciais – dependendo da sua profissão -, o que pode causar problemas futuros.

Devemos nos preparar para o apocalipse tecnológico ou essa ferramenta pode ser usada para o bem? Conta pra gente sua opinião nos comentários 🙂

Fontes: Vice e TecMundo

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.