Séries e animações que falam sobre o mundo dos RPGs

Tales of Alethrion 1

Vem entrar no clima para o Roleplay!

Olá nobres aventureiros,

Recebi uma importantíssima missão da Editora das Dungeons (vulgo minha editora/revisora fofinha), que mandou buscar nas profundezas da internet por vídeos que usem RPGs e campanhas épicas como referência. Como sou uma aventureira destemida recolhi as minhas coisas e fui em busca do desconhecido, para trazer diversão e alegria para este povo sedento de aventuras!

Estes foram os resultados da minha incessante busca:

  • Caverna do Dragão

Logo no começo da jornada eu reparei que eu não poderia deixar de mencionar o desenho animado que trouxe todos os aventureiros até aqui. Se cada um de nós se divertiu em uma mesa de RPG mesmo quando as coisas não pareciam estar dando muito certo foi graças a este grupo. Os destemidos garotos perdidos que nunca desistiam de sua campanha, sempre tentam voltar pra casa e se defendem dos perigos. Eles não precisam de explicação, são o primeiro grupo inegavelmente retirado das páginas de um RPG, até seu nome em inglês é o mesmo do tão aclamado livro Dungeons and Dragons. Com sua jornada sem final (o episódio final nunca foi gravado) e personagens cativantes e um tanto atrapalhados eles não poderiam deixar de fazer parte desta lista de tesouros.

  • The Record of Lodoss War – O despertar da Partida

O anime (e o mangá) de Lodoss War é uma réplica perfeita do mundo medieval do Dungeons and Dragons e de outros RPGs clássicos que retratam essa era com a sua pitada de magias e poderes. Ele retrata muito bem as classes e seus poderes, bem como as rixas entre povos e nações das fantasias medievais. Vemos os clássicos Goblins atacando as vilas e aventureiros sendo procurados para missões nobres, a leveza e superioridade dos elfos e o nascimento de um novo herói tudo em apenas um episódio! E apesar do anime ser de 1990 ele ainda é uma excelente representação de uma mesa de RPG e foi justo por isso que ele foi criado. O anime é a transcrição de sessões de RPG que eram publicadas na revista Comptiq. É o sonho de todo RPGista não?

  •  Tales of Alethrion – A recompensa

Na busca de referências novas me deparo com mais um grupo em busca de aventuras, desta vez um projeto recente. Personagens cheios de história enfrentando desafios no reino de Alethrion. Com linda trilha sonora, a animação nem precisa de diálogo para mostrar o quanto uma jornada em busca de riquezas e reputação pode se tornar uma jornada pela descoberta do herói interior. O projeto foi desenvolvido pelo SunCreature Studio e pretende lançar mais vídeos com a ajuda do seu Kickstarter ou doações (já que pelo financiamento coletivo eles já tem o dinheiro que precisavam). E lembrando que o estúdio já tem vários outros episódios, esse só foi o primeiro!

  • Patolino – O Mago

CONTEMPLEM O MAGO COM SEUS PODERES, INCRÍVEIS PODERES!!!

Durante minha jornada me lembrei deste vídeo de um dos episódios do Marrie Mellodies uma das séries irmãs de Looney Tunes, e vi que esta lista precisava de algo IMPLACÁVEL. O pequeno vídeo mostra a jornada de um mago com seus poderes tão fantásticos e o contraste com a vida real do personagem/jogador. Assim podemos ver que a vida sempre pode ser uma aventura, mesmo esperar pela comida na fila de um fast food, tudo depende da nossa imaginação.

  • The Comunitty – Advanced Dungeons and Dragons

Não é muito fácil ver o RPG retratado como um bom hobby, já que geralmente é mostrado como uma atividade apenas dos grupos de nerds reclusos. O que não é verdade, claro, já que é um hobby tão difundido e inegavelmente divertido. E em busca de uma verdade que todos pudessem ver eu cheguei até o episódio especial do The Community, onde o grupo joga uma partida de Advanced Dungeons and Dragons para ajudar a levantar a moral de Neal. Apesar do grupo parecer iniciante  eles tornam o clima seguro e divertido para que Neal se sentisse bem com seus hobbies e personagens. Mas como em toda aventura logo chega um mal para atrapalhar a paz do grupo de aventureiros! No fim das contas, o jogo é muito bem retratado na comédia e eu não poderia ficar mais feliz em achar tamanho tesouro.

  • O Ultimo Lovecraft, a Relíquia de Cthulhu

Como último tesouro perdido eu trouxe o filme de 2009 – O último Lovercraft, a Relíquia de Cthulhu (The Last Lovecraft The Relic of Cthulhu no original) uma épica jornada para entregar uma relíquia perdida de Lovecraft. Claro que os responsáveis por tamanha quest são um grupo de amigos que partem nessa jornada para fugir de monstros e criaturas do desconhecido. Eu não poderia admirar mais a coragem deles, até porque não é qualquer um que pode sobreviver a uma jornada pelos rastros de um Lovecraft. Infelizmente não achei o trailer deste filme legendado, mas me parece que não será difícil achar o filme completo com as respectivas legendas.

Bom, este foi o loot da aventura que a Editora das Dungeons me destinou, espero que agora os heróis possam buscar pelos seus tesouros com recompensas e riquezas sem fim junto com seu grupo de RPG!

Ah, e comentem aí se conhecem mais vídeos e séries baseadas em RPGs!

Quem escreve? Nina Hobbit

Nina, antes de tudo, é uma hobbit e isso diz muito. Ela mestra streams de RPG Steampunk pelo Perdidos no Play enquanto tenta terminar a faculdade e dominar o mundo com fofuras. Enquanto sua mente não para de criar histórias ela tenta achar tempo pros livros e doces que tanto ama.