A Superlua que só acontece a cada 70 anos!

Muitas vidas já vieram e partiram sem ter a oportunidade de olhar a lua como ela vai estar este mês. No dia 14 de novembro, vamos testemunhar a Lua Cheia mais próxima de 2016…. e mais próxima da Terra desde 26 de janeiro 1948! Então já temos que ir nos preparando pois não teremos outra até 25 de novembro de 2034.

O motivo da lua parecer que encolhe e cresce no céu é que sua órbita não é perfeitamente circular, mas sim elíptica. Conforme a lua se move entre seu ponto mais próximo (Perigeu) e seu ponto mais distante (Apogeu), sua distância da Terra varia em aproximadamente 50 MIL quilômetros.

Luas cheias e luas novas ocorrem quando a Terra, o sol e a lua se alinham, algo que os astrônomos chamam de sizígia. Quando a Lua está do lado oposto da Terra em que o Sol se encontra, ela parece cheia. Quando este alinhamento celestial coincide com o Perigeu, é quando temos esta lua cheia excepcional, também conhecida como Superlua.

Uma lua cheia no Perigeu pode parecer 14% mais larga e 30% mais brilhante que uma lua cheia no Apogeu. Mas mesmo entre as luas cheias do Perigeu, há variações no tamanho. Isso acontece porque o sol e a lua muito raramente se alinham exatamente no Perigeu. Outro motivo é que a distancia da Terra em relação ao Sol também varia.

O que faz a lua de 14 de novembro tão especial é que ela se tornaram cheia às 13:52 UTC (11:52 horário de Brasília), duas horas e meia após atingir o Perigeu às 11:23 UTC (9:23 horário de Brasília). Isso é o mais perto que uma lua se torna cheia próximo ao horário do Perigeu em décadas!

Traduzido de Gizmodo 

 

Compartilhe: