[SBGAMES 2014] Games desenvolvidos no Brasil

SBGames-ReviewJogosP1-Top

SBGAMES 2014 (XIII Simpósio Nacional de Games e Entretenimento Digital) foi uma ótima oportunidade para saber o que anda acontecendo no mercado Brasileiro de jogos, ver – e ainda melhor, testar! – as mais novas criações dos estúdios nacionais e alguns internacionais também.

O evento aconteceu nos dias 12 a 14 de novembro em Porto Alegre-RS (terrinha natal desta que vos escreve), e nós estávamos lá testando as novidades para trazer as indicações mais bacanas para vocês. Sendo assim, fizemos um pequeno levantamento (em partes) dos games que nos chamaram a atenção e que você precisa conhecer! São eles:

Dodge This! (VR version)

Desenvolvido por: Imgnation Studios 

SBGames-DodgeThis-01Fazia um bom tempo que eu tinha curiosidade de testar algum dispositivo de realidade virtual com um jogo de verdade, ao invés de somente uma simulação, e Dodge This! foi uma das boas surpresas do evento, proporcionando esse pequeno momento de felicidade e diversão.

Parte da mesma idéia da “Ponte do rio que cai”, quadro que passava antigamente nas tardes de domingo no programa do Faustão. A diferença é que ao invés do protagonista ser o alvo, você assume o canhão e deve derrubar os soldados e agentes que tentam atravessar a ponte. Para isso, é preciso mirar nos inimigos com a visão do aparelho (a mira circular fica exatamente no centro das lentes) e tocar no touchpad localizado no lado do Gear VR (Samsung) para atirar.

SBGames-DodgeThis-02

Gear VR, o “Oculus” da Samsung

Pelo pouco que joguei não senti os efeitos colaterais que dizem acontecer ao usar o aparelho, como tontura ou enjoo. Pelo contrário, me diverti pra caramba e me senti completamente imersa em meio ao cenário cartoon, quase esquecendo da vida ao redor. Olhar para baixo dava até aquele principio de friozinho na barriga, por se ver em cima de um bote no meio do mar.

Dodge This! já está disponível para compra para iOS. O demo da nova versão em realidade virtual sairá na segunda semana de dezembro, junto com o lançamento do Gear VR nos EUA.

SBGames-DodgeThis-03

(Sabe como é, Natal tá chegando… Fica aí a dica! 😉 )

Trajes Fatais (TRAF)

Desenvolvido por: ONANIM em parceria com Império dos Lobos

SBGames-TrajesFatais-01

Imagine se você estivesse em uma festa à fantasia e repentinamente recebesse poderes de acordo com suas roupas? É exatamente disso que Trajes Fatais se trata! O jogo de luta 2D em pixel art funciona na mecânica One Hit Kill – ou seja, apanhou, morreu!  O primeiro a alcançar cinco pontos vence a partida.

As animações estão DEMAIS! Hiper fluídas a nível Japonês de produção. Os sprites são uma atração à parte: incrivelmente bem feitos, com luz e sombra em transições bem marcadas, lembrando o clássico mundialmente famoso The King of Fighters.

Se quiser saber um pouco mais do processo de criação das animações, olha só o passo a passo aqui.

SBGames-TrajesFatais-02

Por enquanto está em processo de desenvolvimento, e a versão que testamos contava com dois personagens: um cangaceiro cabra macho que luta na faca, e Lucy, a “Succubus” que usa até mesmo o rabo como arma – e quando ganha, comemora com uma sambadinha bem Brasileira.

 “I’m fabulous”

“I’m fabulous”

Você pode acompanhar as novidades do projeto e informações adicionais sobre jogabilidade e história dos personagens pela fanpage no Facebook ou blog.

Porcunipine

Desenvolvido por: Big Green Pillow 

SBGames-Porcunipine-01

Provavelmente um dos games mais jogados do evento, Porcunipine oferece diversão garantida para todos – principalmente para aqueles com espirito competitivo e sedento por sangue a flor da pele.

A ideia surgiu a partir do tema da Ludum Dare #28 (GameJam de 72 horas) – “You only get one”. Porcos-espinhos carecas com o único espinho que restou em seus corpos devem batalhar até a morte, derrubando todos os oponentes um a um. Se você errar o alvo, o projétil ricocheteará nas paredes, e cabe ao jogador recuperá-lo. Segue no estilo combate em arena, semelhante ao Towerfall Ascenscion que já comentamos aqui no blog, e a morbidez cômica lembra muito Happy Three Friends.

Você pode comprar o jogo ($ 2,99) ou testar o demo através do site official.

E aí, já conhecia algum deles? Deixe sua opinião aqui nos comentários e aguardem pela segunda parte de indicações!

Quem escreve? Bruna

Estudante de Design de games/moda/gráfico, aspirante a ilustradora nas horas vagas e artista “faz-tudo” em desenvolvimento de jogos, é louca por qualquer coisa de terror e não dispensa um bom filme trash asiático para rir. Sonysta assumida (deixando o PC muitas vezes com ciúme) e persistente como uma pedra, se negando a jogar no modo easy – quanto mais difícil o jogo, mais viciante!