Sair do Facebook pode reduzir stress, mas pode aumentar a solidão, diz estudo

sair-do-facebook-diminui-stress-aumenta-solidão

Vale a pena manter a conta na rede social? 

Alô pessoas!

Tenho certeza que ao menos uma vez na sua vida, você pensou em excluir sua conta no Facebook, seja para proteger sua privacidade, seja por estar irritado com as publicações no seu feed, ou simplesmente porque sim 😀

Recentemente, a Universidade de Queensland fez um estudo para investigar os efeitos produzidos a partir da exclusão da conta da rede social.

 O conferencista da área de psicologia Eric Vanman, responsável pelo estudo, afirmou que dar uma pausa de cinco dias no Facebook reduziu o nível de cortisol dos envolvidos no estudo, o hormônio do stress.

Na esteira do escândalo Cambridge Analytica, inúmeros usuários do Facebook estão optando por mais do que o medo sobre a coleta de dados – eles estão abandonando completamente a plataforma.

Mas não temos só efeitos positivos.
sair-do-facebook-diminui-stress-aumenta-solidão1
Vanman admitiu que enquanto os participantes do estudo apresentaram uma melhora no stress após excluir a conta da rede social, eles também se sentiram mais solitários, mais insatisfeitos com suas vidas, o que fez com que eles manifestassem vontade de voltar à atividade no Facebook.

Os pesquisadores têm uma série de teorias para seus resultados mistos, incluindo a ideia de que, como as pessoas desconhecem os benefícios físicos, elas não obtêm os benefícios mentais. Há também a noção de que as pessoas desconectadas de seus amigos se sentem isoladas e menos contentes com suas vidas.

O estudo incluiu dois grupos de usuários ativos do Facebook – um instruído a se abster da plataforma por cinco dias e o outro a continuar usando o site normalmente. Todos os 138 participantes forneceram amostras de saliva para medir as mudanças nos níveis de cortisol. Muitas pessoas fazem uma pausa temporária nas mídias sociais de tempos em tempos – o que Vanman chama de “férias do Facebook”.

Algumas pessoas tomaram medidas mais drásticas para mantê-las longe da plataforma. Vanman narrou que uma de suas alunas chegou a pedir que uma amiga mudasse sua senha para que ela não pudesse retornar à rede social. Mas após dois meses, ela não aguentou e acabou recuperando a senha.

Segundo Vanman, o Facebook se tornou uma ferramenta essencial para milhões de usuários e obviamente possui seus benefícios, mas pode ser desgastante porque transmite muita informação social sobre uma grande rede de pessoas. Aparentemente, fazer a pausa é algo saudável, mas as pessoas se sentem infelizes por ter a sensação de que foram “cortadas” das vidas de seus amigos. Em seguida, isso se torna estressante de novo, e então é feita uma nova pausa. E assim por diante.
Concordam com o resultado dos estudos? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Geek.com

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.