Entenda por que Boku Dake Ga Inai Machi está sendo tão amado!

Hoje trouxe um anime que está se tornando a grande sensação da temporada: Boku Dake Ga Inai Machi, também conhecido como Erased, já que a tradução do título japonês é algo como “a cidade em que só eu não existo”. Juro que o título vai fazer sentido!

Escrito por Kei Sanbe, Boku Dake Ga Inai Machi foi divulgado pela revista Young Ace, (a mesma que publicou Black Rock Shooter e  Blood Lad!) coordenada pela Kadokawa Shoten, e teve seu primeiro volume publicado em 26 de janeiro de 2013, o mangá ganhou uma versão anime em 07 de janeiro desse ano e promete muito!

erased

Nele, somos apresentados a Satoru Fujinuma, um rapaz cujo maior sonho é ser mangaká, mas diante de seu fracasso, já que tem problemas para se expressar, trabalha como entregador de pizza. *feels* Mas não desanime: Satoru possui uma habilidade especial: o revival. Basicamente, ele é forçado a voltar ao passado para evitar que algum acidente, catástrofe ou morte aconteça. Ok, sonho não realizado, mas ele é um super herói! o/

Até aí tudo belezinha, ele inclusive sabe quando alguma catástrofe está na iminência de acontecer, mas UM DIA (sempre tem “o” dia) ele é acusado de ter assassinado ninguém mais, ninguém menos do que sua própria mãe! O que Satoru não sabia é que sua mãe estava investigando por conta própria um caso de crianças desaparecidas de 18 anos atrás, que fora dado como encerrado. Inclusive, uma das crianças desaparecidas era sua amiga, Kayo Hinadzuki. Então, nesse momento, Satoru tem um revival e, dessa vez, ele não volta apenas alguns minutos para evitar a morte de sua amada mãe, mas volta ao momento de sua infância. Parece que dessa vez, evitar a morte de sua mãe e salvar sua amiga será bem mais trabalhoso do que costuma ser…

Mangá

Satoru salvando a pátria e evitando uma morte <3 <3
Satoru salvando a pátria e evitando uma morte! <3 <3

O mangá de Boku Dake Ga Inai Machi é maravilhoso, mas no início é um tanto monótono, já que o enfoque dos primeiros momentos é o sentimento de fracasso experimentado pelo personagem. Há muitos monólogos no mangá, ou seja, na maioria dos quadrinhos você lê os pensamentos de Satoru, e não diálogos, como de costume, e isso é mais um indicativo da profundidade do drama existencial do protagonista.

As coisas mudam de estilo e perspectiva com o mencionado homicídio de sua mãe, momento em que o revival leva nosso querido Satoru ao ano de 1988, quando era apenas uma criança. Neste momento, o mangá assume o formato de investigação criminal, instigando o leitor a descobrir o obscuro segredo por trás da morte da mãe de Satoru e dos desaparecimentos. Outro ponto interessante é a digressão passado-futuro, presentes tanto no anime quanto no mangá, então atenção às datas que aparecem nos títulos e quadrinhos para não se perder! Pode parecer confuso, mas é um ponto muito importante, porque quando vamos acompanhando o desenrolar da história, passamos a entender muitas coisas que ficaram no ar nos primeiros capítulos.

Não posso deixar de dizer que Kei Sanbe (o autor desse mangá, para quem tem perda de memória recente, rs) deu uma atenção muito especial a essa digressão. Quando Satoru está no presente, vemos toda a tecnologia maravilhosa e linda, enquanto que no passado, vemos alguns itens nostálgicos mais antigos, como um aparelho de videocassete. SAUDADES

O mangá conta com 7 volumes e terminará em março deste ano.

Anime

boku-ga-inai-machi-gif

 

Apesar de cortar algumas partes, como todo anime, ele não fica para trás. As animações são lindas (vide gif acima) e a história é muito bem retratada, apesar dos cortes.

A música da abertura de Boku Dake Ga Inai Machi é cantada por Asian Kung-Fu Generation, banda conhecida no universo otaku pelas aberturas de animes famosos, como BleachFullmetal Achemist, mais um indicativo de potencialidade. Além disso, a ending é bem fofinha, hit da cantora Sayuri. As letras são bem fiéis ao conteúdo da trama, o que torna tudo mais interessante.

O autor divulgou que não haverá final alternativo no anime e que o mangá será estritamente seguido (UFA).

Spin-Off

A edição de abril da revista Shounen Ace terá um spinoff serializado por eles a partir da edição de julho (lançada em 4 de junho). O spinoff está provisoriamente intitulado Boku dake ga Inai Machi Gaiden, e essa é toda a informação que temos por enquanto 🙁

Conclusão

boku-ga-inai-machi-smile-gif

É uma história que explora muito o lado sentimental das personagens. Não acompanhamos de perto apenas o sofrimento de Satoru, mas também sua humildade, simplicidade e a ternura – sentimentos que carrega em seu coração e deixa transparecer com mais facilidade do que imaginava. Em minha opinião, é um mangá de leitura obrigatória e o anime é tão encantador quanto seu precursor.

 

Gostou? Assista online aqui, baixe em HD aqui e leia o mangá (disponível apenas em inglês) aqui.

Compartilhe: