RPG: Seja um personagem de Cartoon com TOONZY

Toonzy 3

Indicações ao ENnie e a filosofia do “Que é que há velhinho”

Olá clientes das indústrias ACME,

Como uma grande partidária da maluquice como forma de diversão eu venho trazer o RPG mais maluco e com enorme potencial de diversão que encontrei – Toonzy – The Cartoon Role Playing Game.

Toonzy 2

Indicado ao Melhor Jogo Free do ENnies 2016 (a premiação da GENcon que nós ainda vamos falar muito por aqui) a ideia e as propostas do Toonzy são o complemento perfeito quando se imagina um mundo onde os cartoons vivem ou mesmo o mundo do Roger Rabbit ou dos Looney Tunes. O sistema é da Genres Game System LLC e é bem semelhante a um sistema D20 (que usa dado de 20 lados), ele pode ser encontrado para baixar e comprar aqui infelizmente só em inglês. No site também encontramos um útil rolador de dados pra quem ainda não tem os dados pra jogar, e um divertido Gerador de Personagens que já sorteia até os seus atributos. (Pra mim saiu um Alce, perfeito, fofo e fugaz com poder de pular pelo cenário :D)

TOONZY 5

Um dos fatores interessantes do Toonzy é que ele propõe que o divertido de um universo de cartoons é quando as coisas dão errado. Então no caso de um erro crítico (uma rolagem de um no dado de vinte lados) você deve rolar outro dado d20 para saber numa tabela qual o nível do seu crítico e quão mal você se deu. O potencial de coisas engraçadas que podem acontecer com isso são muito animadores, afinal, quem não gosta de rir um pouco de uma falha crítica em jogo?

Outra coisa legal são os Toons Powers que você pode escolher, que representam coisas comuns que os cartoons tem. Como exemplo: Você pode ter o poder de Excesso, ou seja, quando você chorar não vão rolar algumas lagriminhas, mas sim o suficiente pra encher o ambiente e fazer todos vilões terem que nadar enquanto você escapa em um navio que tirou do bolso.

Nesse universo o interessante não é nem matar os vilões, mas sim criar saídas inesperadas pra cada situação que pode aparecer na frente do seu personagem.

Toonzy 4

Outra proposta do Toonzy são as tabelas de personagens e características, que estão numeradas, assim você deve (ou pelo menos pode) sortear o seu personagem usando um Dado de cem lados (d100). Ocasionando nas misturas mais inesperadas e dando mais lugar a este universo maluco e caótico, algo saído diretamente de um episódio de Animaniacs. (O NOSSO SHOW VAI COMEÇAR, A CORTINA VAI SE ABRIR! ENTÃO SENTE E RELAXE, PARA ASSISTIR — OS ANIIIMANIACS!!)

Também tem uma página de perguntas para ajudar a montar seu personagem, definir suas características e sua história. O que pra mim é algo que todo RPG deveria ter e ajuda muito quando alguém está montando seu personagem pela primeira vez. (vou deixar essa página no final do post aqui)

Bom, acho que é isso, vou ali buscar meu navio e sair voando pelo cenário…

ISSO É TU-TU-TU-TU, ISSO É TU-TU-TU-TUDO PESSOAL.

toonzy 1

Quem escreve? Nina Hobbit

Nina, antes de tudo, é uma hobbit e isso diz muito. Ela mestra streams de RPG Steampunk pelo Perdidos no Play enquanto tenta terminar a faculdade e dominar o mundo com fofuras. Enquanto sua mente não para de criar histórias ela tenta achar tempo pros livros e doces que tanto ama.