RPG Numenera: Como é que se joga isso?

Numenera destaque

Olá pessoas! Bem vindos novamente ao Nono Mundo! No post anterior , apresentei o projeto Numenera, comentei sobre o cenário e descrevi o livro. Agora, vou falar da criação de personagens e o sistema de jogo do RPG Numenera.

numenera pc4

Criação de Personagens
Numenera utiliza o novo sistema de criação de personagens chamado Cypher System. A ideia é que a criação de personagens seja fácil e rápida, e ao mesmo tempo dê opções de customização para os jogadores veteranos que quiserem se aprofundar mais no cenário e no jogo.

A criação de personagens é muito simples: envolve três escolhas básicas que combinadas criam um ser único e bem-acabado. Você só precisa completar a frase “Eu sou um _(adjetivo)__ __(substantivo)_ que _(verbo)_.”. Pronto! Só essas três informações são suficientes para gerar uma imensidão de opções de personagens. Como assim? Não entendeu nada? Peraí que vou explicar.

O adjetivo é o tipo, que corresponde a sua classe – você pode escolher entre Glaive, Jack e Nano. O substantivo é o descritor, que define seu personagem, conta qual é a sua característica mais marcante e indica qual é a sua motivação. O verbo é o foco, que mostra o que seu personagem faz de melhor. Indica seus conhecimentos e talentos do personagem. O foco também ajuda a entender como você vai se relacionar com os outros jogadores do seu grupo.

Numenera pcs

Os tipos
São três os tipos de personagens existentes em Numenera:

Glaives são os guerreiros do Nono Mundo. São indivíduos treinados para enfrentar desafios e ameaças. Podem usar pesadas armaduras e grandes armas, ou podem ser rápidos, ágeis e mortais com armaduras leves e armas de pequeno porte. Demonstram também conhecimento em táticas e estratégias.

Nanos são chamados de magos, feiticeiros, místicos ou bruxos, capazes de utilizar os restos da antiga tecnologia. Profundos conhecedores dos mistérios das Numenera, podem ser mais mágicos ou mais tecnológicos dependendo do jogador. Realizam feitos imprevisíveis, notáveis e extraordinários, descritos como milagres. Esses milagres – esoteries – ficam entre a magia e a tecnologia dependendo das capacidades de cada Nano.

Jacks – esse nome vem da expressão Jack-of-all-trades. São exploradores e aventureiros que sabem fazer de tudo um pouco, se viram em qualquer função. Podem ser ladrões, contrabandistas, piratas, caçadores de tesouros, matadores ou traficante de informações e sabem, como poucos, usar os truques escondidos em suas mangas.

Numenera cenário2

Descritor
Depois de definir o tipo do seu personagem, você deverá escolher o descritor. São doze as opções de descritores (Charming, Clever, Graceful, Intelligent, Learned, Mystical/Mechanical, Rugged, Stealthy, Strong, Strong-Willed, Swift, Tough). Alguns se encaixam melhor em alguns Tipos específicos de personagens, mas qualquer combinação é válida. Assim, é possível criar personagens com características bastante inusitadas, fora do padrão. Solte a sua imaginação!

Foco
Em seguida, escolha o seu foco, entre as 29 opções do livro básico. É isso o que faz do seu personagem único, um indivíduo capaz de realizar façanhas excepcionais, que o distinguem das outras pessoas no Nono Mundo. Quando você escolhe um foco, você indica quais são seus poderes, capacidades e habilidades e qual pode ser sua conexão especial com um ou mais compaheiros do grupo, entre outras coisas. O foco também dá ao jogador e ao GM sugestões de possíveis efeitos ou consequências de uma rolagem de dados ótima ou realmente ruim.

Depois destas escolhas, é só criar uma boa história para mostrar como seu personagem se tornou o que é. Esse desenvolvimento de background que vai fazê-lo evoluir e se tornar cada vez mais complexo e interessante. Pode parecer meio estranho no começo, mas criar um personagem em Numenera é bem rápido e fácil, desde que você tenha uma ideia básica de que tipo de personagem você quer ser.

Numenera ficha

Cypher System
O sistema de jogo é rápido, fluido e bastante simples, tudo isso sem perder a elegância. Numenera usa uma mecânica que lembra o d20 System, mas gasta atributos para diminuir as dificuldades. Cada personagem tem três atributos básicos: Might, Speed e Intellect. O Might se relaciona a força, constituição e qualquer façanha física. O Speed indica rapidez, agilidade e coordenação. E o Intelect a parte mental e que exige raciocínio e astúcia. Esses atributos variam de 8 a 20, aumentando com a evolução. Quando criado, o personagem possui um determinado número de pontos (pool) em cada atributo.

O pool varia enormemente no decorrer da aventura e é gasto pelos jogadores para conseguir fazer alguma coisa, facilitar uma ação ou por algum fator externo, como dano, por exemplo. Quando um pool chega a zero, o personagem recebe redutores que dificultam suas ações. Quando dois atributos são reduzidos a zero, o personagem vai capotar pelo estresse físico ou mental e só pode (tentar) fazer uma coisa: rastejar para fora do combate… E quando os três chegam a zero, foi mau, você morreu! Por isso, é muito importante saber dosar o seu gasto destes pools.

Numenera pc2

Para jogar Numenera, o grupo utiliza apenas o d20 e mais raramente o d10 e o d6. O interessante é que o Narrador raramente vai rolar um dado para decidir o que aconteceu. Ataques e defesas (e qualquer outra ação) são sempre testados pelos jogadores. Os adversários, inimigos ou desafios tornam-se as Dificuldades a serem superadas.

O jogo tem um sistema de Teste de Dificuldade. O GM determina qual a dificuldade da ação e estabelece o Nível de Desafio. Os Níveis de Desafio que vão de 0 (tão fácil que nem precisa ser testado) até 10 (tão complexo que dificilmente será alcançado). O Nível de Desafio é sempre múltiplo de três (Dificuldade 1 = 3, 2 = 6, 3 = 9…, até 10 = 30). O resultado no d20 deve ser igual ou maior o Nível de Desafio vezes três.

Numenera pc3

Três modificadores podem ser utilizados para que o personagem tenha sucesso nos testes: Effort, Skill e Asset. Com o Effort, o personagem, literalmente, se esforça para superar a dificuldade e gasta pontos de um atributo para facilitar a ação. Esse esforço, físico ou mental, sempre reduz três pontos do pool correspondente. Cada personagem possui ainda um Edge que reduz o custo de Effort. O Skill é mesmo a habilidade para realizar a ação testada. Isso reduz em um o Nível de Desafio se o personagem tiver treinamento, e em dois, se for especialista naquela ação. Já o Asset trata dos recursos disponíveis que ajudam o personagem naquele teste.

No sistema de combate, elegante, simples e funcional, as estatísticas dos inimigos indicam os níveis de dificuldade e informam qual o Nível de Desafio é preciso superar para desviar dos ataques ou para acertar o oponente. Além disso, o dano é fixo, podendo ser aumentado com ótimas rolagens de dados ou com o gasto de Atributos.

Numenera monstro1

Parece complicado, mas, na verdade, o sistema de Numenera é bastante ágil e flexível. Como uma mistura das possibilidades do D&D com as regras interpretativas do Storyteller. Tudo se resolve rapidamente: estabeleça uma dificuldade, aplique os redutores e faça o rolamento. Nenhuma pilha de tabelas, ou regras, ou um monte de ônus/penalidades para calcular e deixar o jogo lento ou burocrático. A dificuldade pode ser utilizada como uma ferramenta de narrativa, com os desafios sempre atendendo a lógica esperada do jogo.

A criatividade do GM pode ser dedicada a contar uma história divertida, empolgante e emocionante. Não é isso que a gente espera de todo RPG?

Numenera books

Ah, na Amazon já estão disponíveis os seguintes suplementos para Numenera: The Ninith World Bestiary, Character Options e o Players Guide. Para quem não for tarado pelo livro impresso, no site RPG Drive Thru Stuff é possível encontrar versões digitais dos livros, além de algumas aventuras e publicações licenciadas, por um precinho camarada.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!