Robô maestro rege orquestra na Itália com Andrea Bocelli

robotmaestro

Eles estão cada vez mais inteligentes.

O festival de robótica que aconteceu na Itália no dia 12 contou uma grande novidade. A empresa Suiça ABB levou o seu robô Yumi e ele ficou responsável por reger uma Orquestra Filarmônica de Lucca.

O objetivo da ABB ao lançar o Yumi é promover a robótica colaborativa, na qual homens e robôs possam trabalhar em conjunto.

robô yumi orquesta 1

O Yumi possui dois braços articulados e foi programado para seguir os movimentos do maestro Andrea Colombini, transformá-los em linguagem de programação e guardá-los em sua memória. Depois esses gestos foram ajustados para acompanhar a música.

robô yumi orquesta 2

A apresentação foi um sucesso, sob o olhar de 800 pessoas, o Yumi regeu a orquestra onde o famoso tenor Andrea Bocelli estava incluso.

Isso mostrou que um robô pode realmente conduzir uma orquestra, mas apenas com o excelente trabalho de engenheiros muito talentosos e de um maestro de verdade – comentou Bocelli

Sempre da um certo medinho com relação ao avanço da inteligencia artificial e as habilidades cada vez mais extensa nos robôs. O fato de um robô reger uma orquestra e uma grande novidade que pode assustar, porém, o maestro Colombini pontuou algo muito importante sobre isso:

É claro que o YuMi é bom quando se trata da técnica, mas não é abençoado com o dom da sensibilidade humana. O robô usa seus braços, mas a alma, o espírito, sempre vem de um humano. Eu imagino que os robôs podem servir como um ajudante, talvez para executar, na ausência do regente, o primeiro ensaio, antes do diretor aparecer para fazer os ajustes que resultem na interpretação material e artística da música.

Quem escreve? Sakii

Meu nome é Wênnya, mas você não vai lembrar então chama de Sakii :) Formada em Sistema de Informação, graduanda de Design Gráfico, entusiasta no audiovisual e enquanto tiver coisas novas pra conhecer tamo ai! Nintendo? Gosto! Xbox? Gosto! Playstation? Gosto tbm! Pra que escolher o melhor se eu posso jogar todos?