Robô escreve sexto livro de Game of Thrones mais rápido que George R. R. Martin

Daenarys Targaryen cover

Mas será que fica tão bom quanto os livros do autor?

Todo mundo que é fã dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem ao seriado Game of Thrones, sabe como o escritor George R. R. Martin escreve “devagar”. Além dos livros da franquia, Martin se envolve com outros projetos como spin-offs d’As Crônicas e a série de livros de Wild Cards, por exemplo. O último livro da saga lançado por Martin foi Dança dos Dragões em 2011.

george-r-r-martin

Os fãs estão esperando ansiosos para o lançamento do sexto e penúltimo livro Winds of Winter, que supostamente será lançado em 2018. E cansado de esperar, o engenheiro de software Zack Thoutt resolveu criar um robô para escrever a próxima obra. Até agora estão disponíveis para leitura cinco capítulos dos seguintes personagens: Tyrion, Arya, Varys, Jon e Jaime.

GoT episódio 7

Thoutt utilizou os primeiros cinco livros como base e teorias criadas por fãs para “alimentar a criatividade” do robô. O engenheiro também dá uma palavra principal, o nome do personagem do capítulo e o número de palavras a serem escritas. A partir disso o robô, utilizando uma rede neural, pôde desenvolver a sua escrita. Sobre as páginas do livro o engenheiro afirma: “Estão repletas de tantas reviravoltas como nos livros que todos conhecemos e amamos”.

GoT episódio 7.2

“Ele está tentando escrever um novo livro. Um modelo perfeito levaria em conta tudo o que aconteceu nos livros e não escreve sobre personagens vivos quando morreram há dois livros atrás”, conta Thoutt, em entrevista para o site Motherboard. “A realidade, porém, é que o modelo não é bom o suficiente para fazer isso. Se o modelo fosse tão bom, os autores poderiam estar com problemas. O modelo está se esforçando para ser um novo livro e levar tudo em consideração, mas faz muitos erros porque a tecnologia para treinar um gerador de texto perfeito que pode lembrar parcelas complexas sobre milhões de palavras ainda não existe “.

Confira a leitura, em inglês, do livro escrito pelo robô:

Você também pode ter acesso ao sexto livro escrito pela inteligência artificial aqui.

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.